| DC Field | Value | Language |
| dc.contributor.advisor | Ladeira, Marcelo | pt_BR |
| dc.contributor.author | Sena, Ereny Nunes | pt_BR |
| dc.date.accessioned | 2025-10-13T21:00:39Z | - |
| dc.date.available | 2025-10-13T21:00:39Z | - |
| dc.date.issued | 2025-10-13 | - |
| dc.date.submitted | 2024-12-02 | - |
| dc.identifier.citation | SENA, Ereny Nunes. Análise da Exclusão Escolar das Famílias Pobres: Estudo de Caso do Público Beneficiário do Programa Bolsa Família. 2024. 143 f., il. Dissertação (Mestrado profissional em Computação Aplicada) — Universidade de Brasília, Brasília, 2024. | pt_BR |
| dc.identifier.uri | http://repositorio.unb.br/handle/10482/52670 | - |
| dc.description | Dissertação (mestrado) — Universidade de Brasília, Instituto de Ciências Exatas, Departamento de Ciência da Computação, Programa de Pós-Graduação em Computação Aplicada, 2025. | pt_BR |
| dc.description.abstract | Esta pequisa tem como objetivo estudar os fatores que contribuem para a exclusão escolar
do público de crianças e adolescentes beneficiárias do Programa Bolsa Família (PBF),
com base nos dados fornecidos pelo Ministério do Desenvolvimento Social, Ministério da
Educação e do Instituto Brasileiro de Geografia e Estatística. Os dados utilizados são do
período de 2014 a 2019. O estudo parte da análise quantitativa dos dados das famílias
beneficiárias do PBF que apresentam registros de faltas na escola, cuja reincidência leva
ao descumprimento da condicionalidade de educação e, consequentemente, à suspensão do
benefício. Como resultado, pretende-se compreender os fatores que ajudem a explicar a
exclusão escolar deste público, possibilitando caracterizar o perfil de famílias em risco de
vulnerabilidade social, dado que a ocorrência e reiteração de faltas é um alerta à trajetória
escolar adequada ou pode indicar risco social acentuado.
O perfil visa caracterizar o ambiente domiciliar, econômico e social em que vivem
famílias que tiveram suspensão de benefício por descumprimento da condicionalidade de
educação. As questões de pesquisa abordadas são: a) "o arranjo familiar monoparental
está associado à suspensão de benefício PBF decorrente de exclusão escolar?", b) "a suspensão de benefício PBF decorrente de exclusão escolar tem associação com localidades que
possuem maiores PIB Per Capita municipal?", c) "infraestrutura domiciliar mais precária
ou membros familiares em estado de maior vulnerabilidade estão associados à suspensão
do benefício do PBF decorrente da exclusão escolar?", e d) "altos índices de violência estão
associados à suspensão de benefício PBF decorrente de exclusão escolar?".
As discrepâncias nas métricas de absenteísmo entre os estados brasileiros sugerem
diferentes dinâmicas regionais que influenciam as suspensões, indicando a existência de
duas macrorregiões que denominamos SERRP e NÃO-SERRP. SERRP compreende os
estados de São Paulo, Espírito Santo, Rio de Janeiro, Rio Grande do Sul e Paraná. NÃOSERRP compreende os demais estados brasileiros. | pt_BR |
| dc.language.iso | por | pt_BR |
| dc.rights | Acesso Aberto | pt_BR |
| dc.title | Análise da exclusão escolar das famílias pobres : estudo de caso do público beneficiário do Programa Bolsa Família | pt_BR |
| dc.type | Dissertação | pt_BR |
| dc.subject.keyword | Exclusão escolar | pt_BR |
| dc.subject.keyword | Programa Bolsa Família | pt_BR |
| dc.subject.keyword | Trajetória escolar | pt_BR |
| dc.rights.license | A concessão da licença deste item refere-se ao termo de autorização impresso assinado pelo autor com as seguintes condições: Na qualidade de titular dos direitos de autor da publicação, autorizo a Universidade de Brasília e o IBICT a disponibilizar por meio dos sites www.unb.br, www.ibict.br, www.ndltd.org sem ressarcimento dos direitos autorais, de acordo com a Lei nº 9610/98, o texto integral da obra supracitada, conforme permissões assinaladas, para fins de leitura, impressão e/ou download, a título de divulgação da produção científica brasileira, a partir desta data. | pt_BR |
| dc.description.abstract1 | This research aims to study the contributing factors to school exclusion among children
and adolescents who are beneficiaries of the Bolsa Família Program (PBF), based on data
provided by the Ministry of Social Development, Ministry of Education, and the Brazilian
Institute of Geography and Statistics. The data analyzed covers the period from 2014
to 2019. The study employs quantitative analysis of data from PBF beneficiary families
with records of school absenteeism, whose recurrence leads to non-compliance with the
educational conditionality, resulting in the suspension of the benefit. The objective is to
understand the factors that help explain school exclusion among this population, enabling
for the characterization of families at risk of social vulnerability, as recurring absenteeism
signals either a warning for proper school attendance or indicates heightened social risk.
The study aims to characterize the household, economic, and social environment of
families whose benefits were suspended due to non-compliance with the educational conditionality. The research questions addressed include: a) "Is single-parent family arrangement associated with the suspension of PBF benefits due to school exclusion?" b) "Is the
suspension of PBF benefits due to school exclusion associated with municipalities with
higher PIB per capita?" c) "Are precarious household infrastructure or family members
in greater states of vulnerability associated with the suspension of PBF benefits due to
school exclusion?" d) "Are high rates of violence associated with the suspension of PBF
benefits due to school exclusion?"
Discrepancies in absenteeism metrics across Brazilian states suggest distinct regional
dynamics influencing benefit suspensions, pointing to the existence of two macro-regions
referred to as SERRP and NON-SERRP. SERRP comprises the states of São Paulo,
Espírito Santo, Rio de Janeiro, Rio Grande do Sul, and Paraná, while NON-SERRP
encompasses the remaining Brazilian states. | pt_BR |
| dc.description.unidade | Instituto de Ciências Exatas (IE) | pt_BR |
| dc.description.unidade | Departamento de Ciência da Computação (IE CIC) | pt_BR |
| dc.description.ppg | Programa de Pós-Graduação em Computação Aplicada, Mestrado Profissional | pt_BR |
| Appears in Collections: | Teses, dissertações e produtos pós-doutorado
|