http://repositorio.unb.br/handle/10482/52660
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MariaLuizaVolpiniDeMendonca_DISSERT.pdf | 89,63 MB | Adobe PDF | View/Open |
Title: | Do violino de papelão ao violino de madeira : uma prática docente na iniciação de crianças ao violino na Escola de Música de Brasília |
Authors: | Mendonça, Maria Luiza Volpini de |
Orientador(es):: | Azevedo, Maria Cristina de Carvalho Cascelli de |
Assunto:: | Violino Música - instrução e estudo Instrumentos musicais Violino - instrução e estudo |
Issue Date: | 13-Oct-2025 |
Data de defesa:: | 10-Jun-2025 |
Citation: | MENDONÇA, Maria Luiza Volpini de. Do violino de papelão ao violino de madeira: uma prática docente na iniciação de crianças ao violino na Escola de Música de Brasília. 2025. 231 f., il. Dissertação (Mestrado Profissional em Artes) — Universidade de Brasília, Brasília, 2025. |
Abstract: | A iniciação ao violino é um processo composto por múltiplas etapas, como o contato inicial com o instrumento, sua exploração sonora e a consciência corporal na preparação da postura para tocá-lo. O domínio de habilidades técnicas e musicais envolvendo movimentos corporais, especialmente dos braços e das mãos, em conjunto com a sonoridade e o repertório, é amplamente discutido na literatura e em distintas propostas pedagógicas para o ensino do instrumento. Assim, esta pesquisa tem como objetivo compreender as possibilidades e os limites do processo de ensino e aprendizagem musical na iniciação ao instrumento, com o uso pedagógico do violino de papelão e sua posterior transição para o violino de madeira. O campo empírico é o curso de iniciação ao violino do Centro Profissional Escola de Música de Brasília (CEP-EMB), e os participantes são oito estudantes, com idades entre oito e nove anos. A pesquisa adota uma abordagem qualitativa do tipo pesquisa pedagógica. Os instrumentos de coleta de dados incluem: observação participante das aulas; registros em diário de campo; gravações audiovisuais de ensaios e apresentações; questionários e entrevistas semiestruturadas com estímulos de memória. Os resultados indicam que a iniciação com esse recurso favorece uma predisposição corporal e cognitiva para a prática musical com o violino de madeira. O uso do violino de papelão, associado a atividades de musicalização, constitui uma estratégia didática eficiente para o desenvolvimento de habilidades técnicas e musicais, além de ambientar o aluno e seus familiares no contexto musical. |
Abstract: | Violin pedagogy for beginners involves multiple stages, including the student’s first contact with the instrument, sound exploration, and bodily awareness in developing appropriate playing posture. Technical and musical skills, including coordinated body movements, especially of the arms and hands, with tone production and repertoire, have been widely discussed in the literature about instrumental teaching and learning. In this subject, this investigation aims to understand the possibilities and limitations of the music teaching and learning processes in early violin instruction through the pedagogical use of a cardboard violin and its subsequent transition to a traditional wooden instrument. The research was conducted within the beginner violin program at a brazilian music school named Centro Profissional Escola de Música de Brasília (CEP-EMB), with eight students aged eight to nine. A qualitative approach rooted in pedagogical research was adopted. Data collection methods included participant observation of classes, field notes, audiovisual recordings of rehearsals and performances, as well as questionnaires and semi-structured interviews supported by memory stimulation. Findings suggest that beginning with the cardboard violin supports bodily and cognitive readiness for performance on the wooden violin. The pre-violin instruction combined with early music education activities is an effective pedagogical strategy for developing technical and musical skills while fostering student and family engagement in the learning process. |
metadata.dc.description.unidade: | Instituto de Artes (IdA) |
Description: | Dissertação (mestrado profissional) — Universidade de Brasília, Instituto de Artes, Programa de Pós-Graduação Profissional em Artes, Brasília, 2025. |
metadata.dc.description.ppg: | Programa de Pós-Graduação em Artes, Mestrado Profissional |
Licença:: | A concessão da licença deste item refere-se ao termo de autorização impresso assinado pelo autor com as seguintes condições: Na qualidade de titular dos direitos de autor da publicação, autorizo a Universidade de Brasília e o IBICT a disponibilizar por meio dos sites www.unb.br, www.ibict.br, www.ndltd.org sem ressarcimento dos direitos autorais, de acordo com a Lei nº 9610/98, o texto integral da obra supracitada, conforme permissões assinaladas, para fins de leitura, impressão e/ou download, a título de divulgação da produção científica brasileira, a partir desta data. |
Appears in Collections: | Teses, dissertações e produtos pós-doutorado |
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