Campo DC | Valor | Idioma |
dc.contributor.advisor | Azevedo, Maria Cristina de Carvalho Cascelli de | pt_BR |
dc.contributor.author | Mendonça, Maria Luiza Volpini de | pt_BR |
dc.date.accessioned | 2025-10-13T16:38:57Z | - |
dc.date.available | 2025-10-13T16:38:57Z | - |
dc.date.issued | 2025-10-13 | - |
dc.date.submitted | 2025-06-10 | - |
dc.identifier.citation | MENDONÇA, Maria Luiza Volpini de. Do violino de papelão ao violino de madeira: uma prática docente na iniciação de crianças ao violino na Escola de Música de Brasília. 2025. 231 f., il. Dissertação (Mestrado Profissional em Artes) — Universidade de Brasília, Brasília, 2025. | pt_BR |
dc.identifier.uri | http://repositorio.unb.br/handle/10482/52660 | - |
dc.description | Dissertação (mestrado profissional) — Universidade de Brasília, Instituto de Artes, Programa de Pós-Graduação Profissional em Artes, Brasília, 2025. | pt_BR |
dc.description.abstract | A iniciação ao violino é um processo composto por múltiplas etapas, como o contato inicial
com o instrumento, sua exploração sonora e a consciência corporal na preparação da postura
para tocá-lo. O domínio de habilidades técnicas e musicais envolvendo movimentos corporais,
especialmente dos braços e das mãos, em conjunto com a sonoridade e o repertório, é
amplamente discutido na literatura e em distintas propostas pedagógicas para o ensino do
instrumento. Assim, esta pesquisa tem como objetivo compreender as possibilidades e os
limites do processo de ensino e aprendizagem musical na iniciação ao instrumento, com o uso
pedagógico do violino de papelão e sua posterior transição para o violino de madeira. O campo
empírico é o curso de iniciação ao violino do Centro Profissional Escola de Música de Brasília
(CEP-EMB), e os participantes são oito estudantes, com idades entre oito e nove anos. A
pesquisa adota uma abordagem qualitativa do tipo pesquisa pedagógica. Os instrumentos de
coleta de dados incluem: observação participante das aulas; registros em diário de campo;
gravações audiovisuais de ensaios e apresentações; questionários e entrevistas semiestruturadas
com estímulos de memória. Os resultados indicam que a iniciação com esse recurso favorece
uma predisposição corporal e cognitiva para a prática musical com o violino de madeira. O uso
do violino de papelão, associado a atividades de musicalização, constitui uma estratégia didática
eficiente para o desenvolvimento de habilidades técnicas e musicais, além de ambientar o aluno
e seus familiares no contexto musical. | pt_BR |
dc.language.iso | por | pt_BR |
dc.rights | Acesso Aberto | pt_BR |
dc.title | Do violino de papelão ao violino de madeira : uma prática docente na iniciação de crianças ao violino na Escola de Música de Brasília | pt_BR |
dc.type | Dissertação | pt_BR |
dc.subject.keyword | Violino | pt_BR |
dc.subject.keyword | Música - instrução e estudo | pt_BR |
dc.subject.keyword | Instrumentos musicais | pt_BR |
dc.subject.keyword | Violino - instrução e estudo | pt_BR |
dc.rights.license | A concessão da licença deste item refere-se ao termo de autorização impresso assinado pelo autor com as seguintes condições: Na qualidade de titular dos direitos de autor da publicação, autorizo a Universidade de Brasília e o IBICT a disponibilizar por meio dos sites www.unb.br, www.ibict.br, www.ndltd.org sem ressarcimento dos direitos autorais, de acordo com a Lei nº 9610/98, o texto integral da obra supracitada, conforme permissões assinaladas, para fins de leitura, impressão e/ou download, a título de divulgação da produção científica brasileira, a partir desta data. | pt_BR |
dc.description.abstract1 | Violin pedagogy for beginners involves multiple stages, including the student’s first contact
with the instrument, sound exploration, and bodily awareness in developing appropriate playing
posture. Technical and musical skills, including coordinated body movements, especially of the
arms and hands, with tone production and repertoire, have been widely discussed in the
literature about instrumental teaching and learning. In this subject, this investigation aims to
understand the possibilities and limitations of the music teaching and learning processes in early
violin instruction through the pedagogical use of a cardboard violin and its subsequent transition
to a traditional wooden instrument. The research was conducted within the beginner violin
program at a brazilian music school named Centro Profissional Escola de Música de Brasília
(CEP-EMB), with eight students aged eight to nine. A qualitative approach rooted in
pedagogical research was adopted. Data collection methods included participant observation of
classes, field notes, audiovisual recordings of rehearsals and performances, as well as
questionnaires and semi-structured interviews supported by memory stimulation. Findings
suggest that beginning with the cardboard violin supports bodily and cognitive readiness for
performance on the wooden violin. The pre-violin instruction combined with early music
education activities is an effective pedagogical strategy for developing technical and musical
skills while fostering student and family engagement in the learning process. | pt_BR |
dc.description.unidade | Instituto de Artes (IdA) | pt_BR |
dc.description.ppg | Programa de Pós-Graduação em Artes, Mestrado Profissional | pt_BR |
Aparece nas coleções: | Teses, dissertações e produtos pós-doutorado
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