Élément Dublin Core | Valeur | Langue |
dc.contributor.advisor | Sousa Junior, José Geraldo de | - |
dc.contributor.author | Martins, Andréa Brasil Teixeira | - |
dc.date.accessioned | 2025-09-23T15:08:26Z | - |
dc.date.available | 2025-09-23T15:08:26Z | - |
dc.date.issued | 2025-09-23 | - |
dc.date.submitted | 2025-02-28 | - |
dc.identifier.citation | MARTINS, Andréa Brasil Teixeira. Educação judicial, magistratura e povos indígenas: desafios e perspectivas para uma justiça intercultural. 2025. 206 f. Tese (Doutorado em Direito) — Universidade de Brasília, Brasília, 2025. | pt_BR |
dc.identifier.uri | http://repositorio.unb.br/handle/10482/52488 | - |
dc.description | Tese (doutorado) — Universidade de Brasília, Faculdade de Direito, Programa de Pós-Graduação em Direito, 2025. | pt_BR |
dc.description.abstract | Esta tese investiga se a atuação político-pedagógica da Escola Nacional de Formação e
Aperfeiçoamento de Magistrados (ENFAM) tem contribuído para uma formação judicial
comprometida com o reconhecimento dos saberes indígenas e a efetivação de uma justiça plural
e intercultural. Parte-se da compreensão de que a educação judicial é um espaço de poder em
disputa, e que as diretrizes pedagógicas da ENFAM representam a materialização institucional
desse poder, influenciando diretamente os sentidos atribuídos à formação da magistratura
estadual e federal. A pesquisa analisa dois cursos realizados por escolas judiciais com a
participação dos povos indígenas em seus territórios tradicionais —Waimiri Atroari e Raposa
Serra do Sol — e articula entrevistas com magistradas, magistrados e lideranças indígenas, além
da experiência da pesquisadora como participante das referidas ações formativas. A partir da
escuta desses sujeitos políticos, propõe-se a Pedagogia do Encontro como uma ferramenta
inovadora e situada no campo da educação judicial, fundamentada na escuta ativa, no
deslocamento epistêmico e sensorial, na coautoria entre diferentes sujeitos formadores do
Direito e na vivência como experiência formativa que pode ocorrer tanto nos territórios
tradicionais quanto nos espaços institucionais. Vivência, aqui, é o modo como o saber se enraíza
na experiência, na escuta, na relação com o outro e com o mundo. Trata-se de uma proposta que
busca promover o encontro entre juízas, juízes e povos indígenas, como caminho para a
construção de uma justiça intercultural. O trabalho mobiliza os referenciais das pedagogias
interculturais, de O Direito Achado na Rua, da teoria do direito indigenista e do pluralismo
jurídico igualitário para construir, na interface entre a Educação e o Direito, os referenciais
teóricos da interculturalidade, utilizados na análise dos currículos dos cursos das escolas
judiciais sobre direitos dos Povos Indígenas. | pt_BR |
dc.language.iso | por | pt_BR |
dc.rights | Acesso Aberto | pt_BR |
dc.title | Educação judicial, magistratura e povos indígenas : desafios e perspectivas para uma justiça intercultural | pt_BR |
dc.title.alternative | Judicial education, judiciary and indigenous peoples : challenges and prospects for na intercultural justice | pt_BR |
dc.type | Tese | pt_BR |
dc.subject.keyword | Povos indígenas | pt_BR |
dc.subject.keyword | Magistratura | pt_BR |
dc.subject.keyword | Pluralismo jurídico | pt_BR |
dc.subject.keyword | Matriz curricular | pt_BR |
dc.rights.license | A concessão da licença deste item refere-se ao termo de autorização impresso assinado pelo autor com as seguintes condições: Na qualidade de titular dos direitos de autor da publicação, autorizo a Universidade de Brasília e o IBICT a disponibilizar por meio dos sites www.bce.unb.br, www.ibict.br, http://hercules.vtls.com/cgi-bin/ndltd/chameleon?lng=pt&skin=ndltd sem ressarcimento dos direitos autorais, de acordo com a Lei nº 9610/98, o texto integral da obra disponibilizada, conforme permissões assinaladas, para fins de leitura, impressão e/ou download, a título de divulgação da produção científica brasileira, a partir desta data. | pt_BR |
dc.description.abstract1 | This thesis investigates whether the political-pedagogical approach of the National School for
the Training and Improvement of Judges (ENFAM) has contributed to a judicial education
committed to the recognition of Indigenous knowledge systems and the realization of a plural
and intercultural justice. It is based on the understanding that judicial education is a space of
contested power, and that ENFAM’s pedagogical guidelines represent the institutional
materialization of that power, directly shaping the meaning of judicial training. The research
analyzes two courses carried out in Indigenous territories — in the Waimiri Atroari and Raposa
Serra do Sol lands — and brings together interviews with judges and Indigenous leaders, in
addition to the researcher’s experience as a participant in these courses. Based on listening to
these political subjects, the thesis proposes the Pedagogy of the Encounter as an innovative and
situated contribution, grounded in active listening, epistemic and sensorial displacement, coauthorship among diverse legal actors, and lived experience as a formative dimension that may
take place both in traditional territories and institutional spaces. Here, lived experience is not
merely physical presence in a territory, but the way in which knowledge takes root in
experience, in listening, and in the relationship with others and with the world. The study
mobilizes the theoretical frameworks of intercultural pedagogies, The Law Found on the Street,
the theory of Indigenous law, and egalitarian legal pluralism to construct, at the intersection of
Education and Law, the intercultural theoretical foundations used to analyze the curricula of
courses focused on Indigenous rights. | pt_BR |
dc.description.unidade | Faculdade de Direito (FD) | pt_BR |
dc.description.ppg | Programa de Pós-Graduação em Direito | pt_BR |
Collection(s) : | Teses, dissertações e produtos pós-doutorado
|