http://repositorio.unb.br/handle/10482/52434
Arquivo | Descrição | Tamanho | Formato | |
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ARTIGO_ProduçãoCientificaIndicadores.pdf | 510,85 kB | Adobe PDF | Visualizar/Abrir |
Título: | A produção científica sobre indicadores de inovação em universidades e suas contribuições teóricas : uma revisão sistemática na base Scopus |
Outros títulos: | Scientific production on innovation indicators in universities and their theoretical contributions : a systematic review in the Scopus database |
Autor(es): | Almeida, Robson Lopes de Maricato, João de Melo |
ORCID: | https://orcid.org/0000-0002-8925-049X https://orcid.org/0000-0001-9162-6866 |
Afiliação do autor: | Universidade de Brasília Universidade de Brasília |
Assunto: | Indicadores de inovação Inovação universitária Métricas de inovação Análise bibliométrica Produção científica Revisão sistemática |
Data de publicação: | 31-Dez-2022 |
Editora: | Universidade Estadual de Londrina (UEL) |
Referência: | ALMEIDA, Robson Lopes de; MARICATO, João de Melo. A produção científica sobre indicadores de inovação em universidades e suas contribuições teóricas: uma revisão sistemática na base Scopus. Informação & Informação, Londrina, v. 27, n. 2, p. 169-197, 2022. DOI: https://doi.org/10.5433/1981-8920.2022v27n2p169. Disponível em: https://ojs.uel.br/revistas/uel/index.php/informacao/article/view/45537. Acesso em: 01 jul. 2025. |
Resumo: | Objetivo: Mapear o panorama da produção científica internacional recente sobre métricas de inovação, em especial no âmbito das universidades. Metodologia: A pesquisa, de finalidade exploratória-descritiva, foi realizada a partir de uma Revisão Sistemática da Literatura, tendo como fonte a base de dados Scopus. Em seguida, foram aplicadas técnicas mistas (abordagem qualiquantitativa) para a construção de um mapa bibliométrico e de análise qualitativa de uma amostragem de 14 artigos. Resultados: A primeira evidência observada é o progressivo aumento de estudos publicados sobre a temática nos últimos 20 anos, com aceleração mais forte a partir de 2018. Foi possível observar propostas incipientes de métricas que contemplam dimensões variadas da inovação percebida no meio universitário, conforme a visão dos autores. Conclusões: A ausência de definições claras e as múltiplas vertentes da inovação demonstram a importância de se acompanhar e avaliar os diferentes aspectos desse fenômeno, especialmente no contexto acadêmico. Nota-se que os indicadores mais comuns encontram-se principalmente relacionados às métricas tradicionais, buscando avaliar o grau de P&D e a relação universidade-indústria, deixando questões como licenciamento e patentes em segundo plano, diante de um cenário complexo e dinâmico das universidades. |
Unidade Acadêmica: | Faculdade de Ciência da Informação (FCI) |
Programa de pós-graduação: | Programa de Pós-Graduação em Ciência da Informação |
Licença: | (CC BY) Este trabalho está licenciado sob uma licença Creative Commons Attribution 4.0 International License. |
DOI: | https://doi.org/10.5433/1981-8920.2022v27n2p169 |
Aparece nas coleções: | Artigos publicados em periódicos e afins |
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