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Título : A produção científica sobre indicadores de inovação em universidades e suas contribuições teóricas : uma revisão sistemática na base Scopus
Otros títulos : Scientific production on innovation indicators in universities and their theoretical contributions : a systematic review in the Scopus database
Autor : Almeida, Robson Lopes de
Maricato, João de Melo
metadata.dc.identifier.orcid: https://orcid.org/0000-0002-8925-049X
https://orcid.org/0000-0001-9162-6866
metadata.dc.contributor.affiliation: Universidade de Brasília
Universidade de Brasília
Assunto:: Indicadores de inovação
Inovação universitária
Métricas de inovação
Análise bibliométrica
Produção científica
Revisão sistemática
Fecha de publicación : 31-dic-2022
Editorial : Universidade Estadual de Londrina (UEL)
Citación : ALMEIDA, Robson Lopes de; MARICATO, João de Melo. A produção científica sobre indicadores de inovação em universidades e suas contribuições teóricas: uma revisão sistemática na base Scopus. Informação & Informação, Londrina, v. 27, n. 2, p. 169-197, 2022. DOI: https://doi.org/10.5433/1981-8920.2022v27n2p169. Disponível em: https://ojs.uel.br/revistas/uel/index.php/informacao/article/view/45537. Acesso em: 01 jul. 2025.
Resumen : Objetivo: Mapear o panorama da produção científica internacional recente sobre métricas de inovação, em especial no âmbito das universidades. Metodologia: A pesquisa, de finalidade exploratória-descritiva, foi realizada a partir de uma Revisão Sistemática da Literatura, tendo como fonte a base de dados Scopus. Em seguida, foram aplicadas técnicas mistas (abordagem qualiquantitativa) para a construção de um mapa bibliométrico e de análise qualitativa de uma amostragem de 14 artigos. Resultados: A primeira evidência observada é o progressivo aumento de estudos publicados sobre a temática nos últimos 20 anos, com aceleração mais forte a partir de 2018. Foi possível observar propostas incipientes de métricas que contemplam dimensões variadas da inovação percebida no meio universitário, conforme a visão dos autores. Conclusões: A ausência de definições claras e as múltiplas vertentes da inovação demonstram a importância de se acompanhar e avaliar os diferentes aspectos desse fenômeno, especialmente no contexto acadêmico. Nota-se que os indicadores mais comuns encontram-se principalmente relacionados às métricas tradicionais, buscando avaliar o grau de P&D e a relação universidade-indústria, deixando questões como licenciamento e patentes em segundo plano, diante de um cenário complexo e dinâmico das universidades.
metadata.dc.description.unidade: Faculdade de Ciência da Informação (FCI)
metadata.dc.description.ppg: Programa de Pós-Graduação em Ciência da Informação
Licença:: (CC BY) Este trabalho está licenciado sob uma licença Creative Commons Attribution 4.0 International License.
DOI: https://doi.org/10.5433/1981-8920.2022v27n2p169
Aparece en las colecciones: Artigos publicados em periódicos e afins

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