http://repositorio.unb.br/handle/10482/52330
Fichier | Description | Taille | Format | |
---|---|---|---|---|
ARTIGO_AgendaQuestõesRaciais.pdf | 446,53 kB | Adobe PDF | Voir/Ouvrir |
Titre: | Agenda 2030, questões raciais e implicações curriculares na/para formação docente |
Auteur(s): | Santos, Rita Silvana Santana Sorrentino, Marcos |
metadata.dc.identifier.orcid: | https://orcid.org/0000-0002-9499-7272 https://orcid.org/0000-0003-4394-1655 |
metadata.dc.contributor.affiliation: | Universidade de Brasília /Universidade Federal da Bahia Universidade de São Paulo /Universidade Federal da Bahia |
Assunto:: | Agenda 2030 Educação ambiental Raça Professores - formação Currículos |
Date de publication: | 1-oct-2023 |
Editeur: | Universidade Federal de São Paulo (UNIFESP) |
Référence bibliographique: | SANTOS, Rita Silvana Santana; SORRENTINO, Marcos. Agenda 2030, questões raciais e implicações curriculares na/para formação docente. Revista Brasileira de Educação Ambiental (RevBEA), São Paulo, v. 18, n. 6, 2023. DOI: https://doi.org/10.34024/revbea.2023.v18.14914. Disponível em: https://periodicos.unifesp.br/index.php/revbea/article/view/14914. Acesso em: 13 jun. 2025. |
Résumé: | A inclusão do debate da Agenda 2030 para o Desenvolvimento Sustentável em contextos curriculares de formação docente, no Brasil, exige questionamentos de conteúdos e abordagens metodológicas que o viabilizem. Exige esforço reflexivo para identificar processos de silenciamentos em relação às questões raciais que potencializam o racismo. Também, requer mudanças curriculares para inclusão de conhecimentos condizentes com a Educação Ambientalmente antirracista. Neste artigo, compartilhamos reflexões oriundas de movimentos curriculares vinculados às atividades de extensão, ensino e pesquisa acerca da importância das articulações entre sustentabilidade socioambiental, equidade racial, Agenda 2030 na/para formação docente. |
Abstract: | The inclusion of the 2030 Agenda for Sustainable Development debate in curricular contexts of teacher training, in Brazil, requires questioning contents and methodological approaches that make it possible. It demands an reflective effort to identify silencing processes regarding racial issues that enhance racism. Also, curricular changes imply the inclusion of knowledge consistent with environmentally anti-racist education. Is this article, we share reflections arising from curricular movements linked to outreach activities, teaching and research that reveal the importance of connections between socio-environmental sustainability, racial equity, and the 2030 Agenda in/for teacher training. |
metadata.dc.description.unidade: | Faculdade de Educação (FE) |
metadata.dc.description.ppg: | Programa de Pós-Graduação em Educação, Mestrado Profissional |
Licença:: | (CC BY NC-ND) Este trabalho está licenciado sob uma licença Creative Commons Attribution-NonCommercial-NoDerivatives 4.0 International License. |
DOI: | https://doi.org/10.34024/revbea.2023.v18.14914 |
Collection(s) : | Artigos publicados em periódicos e afins |
Tous les documents dans DSpace sont protégés par copyright, avec tous droits réservés.