Campo DC | Valor | Idioma |
dc.contributor.author | Santos, Rita Silvana Santana | - |
dc.contributor.author | Sorrentino, Marcos | - |
dc.date.accessioned | 2025-06-17T17:00:45Z | - |
dc.date.available | 2025-06-17T17:00:45Z | - |
dc.date.issued | 2023-10-01 | - |
dc.identifier.citation | SANTOS, Rita Silvana Santana; SORRENTINO, Marcos. Agenda 2030, questões raciais e implicações curriculares na/para formação docente. Revista Brasileira de Educação Ambiental (RevBEA), São Paulo, v. 18, n. 6, 2023. DOI: https://doi.org/10.34024/revbea.2023.v18.14914. Disponível em: https://periodicos.unifesp.br/index.php/revbea/article/view/14914. Acesso em: 13 jun. 2025. | pt_BR |
dc.identifier.uri | http://repositorio.unb.br/handle/10482/52330 | - |
dc.description.abstract | A inclusão do debate da Agenda 2030 para o Desenvolvimento
Sustentável em contextos curriculares de formação docente, no Brasil, exige
questionamentos de conteúdos e abordagens metodológicas que o viabilizem.
Exige esforço reflexivo para identificar processos de silenciamentos em relação
às questões raciais que potencializam o racismo. Também, requer mudanças
curriculares para inclusão de conhecimentos condizentes com a Educação
Ambientalmente antirracista. Neste artigo, compartilhamos reflexões oriundas
de movimentos curriculares vinculados às atividades de extensão, ensino e
pesquisa acerca da importância das articulações entre sustentabilidade
socioambiental, equidade racial, Agenda 2030 na/para formação docente. | pt_BR |
dc.language.iso | por | pt_BR |
dc.publisher | Universidade Federal de São Paulo (UNIFESP) | pt_BR |
dc.rights | Acesso Aberto | pt_BR |
dc.title | Agenda 2030, questões raciais e implicações curriculares na/para formação docente | pt_BR |
dc.type | Artigo | pt_BR |
dc.subject.keyword | Agenda 2030 | pt_BR |
dc.subject.keyword | Educação ambiental | pt_BR |
dc.subject.keyword | Raça | pt_BR |
dc.subject.keyword | Professores - formação | pt_BR |
dc.subject.keyword | Currículos | pt_BR |
dc.rights.license | (CC BY NC-ND) Este trabalho está licenciado sob uma licença Creative Commons Attribution-NonCommercial-NoDerivatives 4.0 International License. | pt_BR |
dc.identifier.doi | https://doi.org/10.34024/revbea.2023.v18.14914 | pt_BR |
dc.description.abstract1 | The inclusion of the 2030 Agenda for Sustainable
Development debate in curricular contexts of teacher training, in Brazil, requires
questioning contents and methodological approaches that make it possible. It
demands an reflective effort to identify silencing processes regarding racial
issues that enhance racism. Also, curricular changes imply the inclusion of
knowledge consistent with environmentally anti-racist education. Is this article,
we share reflections arising from curricular movements linked to outreach
activities, teaching and research that reveal the importance of connections
between socio-environmental sustainability, racial equity, and the 2030 Agenda
in/for teacher training. | pt_BR |
dc.identifier.orcid | https://orcid.org/0000-0002-9499-7272 | pt_BR |
dc.identifier.orcid | https://orcid.org/0000-0003-4394-1655 | pt_BR |
dc.contributor.affiliation | Universidade de Brasília /Universidade Federal da Bahia | pt_BR |
dc.contributor.affiliation | Universidade de São Paulo /Universidade Federal da Bahia | pt_BR |
dc.description.unidade | Faculdade de Educação (FE) | pt_BR |
dc.description.ppg | Programa de Pós-Graduação em Educação, Mestrado Profissional | pt_BR |
Aparece nas coleções: | Artigos publicados em periódicos e afins
|