Skip navigation
Use este identificador para citar ou linkar para este item: http://repositorio.unb.br/handle/10482/52330
Arquivos associados a este item:
Arquivo Descrição TamanhoFormato 
ARTIGO_AgendaQuestõesRaciais.pdf446,53 kBAdobe PDFVisualizar/Abrir
Registro completo de metadados
Campo DCValorIdioma
dc.contributor.authorSantos, Rita Silvana Santana-
dc.contributor.authorSorrentino, Marcos-
dc.date.accessioned2025-06-17T17:00:45Z-
dc.date.available2025-06-17T17:00:45Z-
dc.date.issued2023-10-01-
dc.identifier.citationSANTOS, Rita Silvana Santana; SORRENTINO, Marcos. Agenda 2030, questões raciais e implicações curriculares na/para formação docente. Revista Brasileira de Educação Ambiental (RevBEA), São Paulo, v. 18, n. 6, 2023. DOI: https://doi.org/10.34024/revbea.2023.v18.14914. Disponível em: https://periodicos.unifesp.br/index.php/revbea/article/view/14914. Acesso em: 13 jun. 2025.pt_BR
dc.identifier.urihttp://repositorio.unb.br/handle/10482/52330-
dc.description.abstractA inclusão do debate da Agenda 2030 para o Desenvolvimento Sustentável em contextos curriculares de formação docente, no Brasil, exige questionamentos de conteúdos e abordagens metodológicas que o viabilizem. Exige esforço reflexivo para identificar processos de silenciamentos em relação às questões raciais que potencializam o racismo. Também, requer mudanças curriculares para inclusão de conhecimentos condizentes com a Educação Ambientalmente antirracista. Neste artigo, compartilhamos reflexões oriundas de movimentos curriculares vinculados às atividades de extensão, ensino e pesquisa acerca da importância das articulações entre sustentabilidade socioambiental, equidade racial, Agenda 2030 na/para formação docente.pt_BR
dc.language.isoporpt_BR
dc.publisherUniversidade Federal de São Paulo (UNIFESP)pt_BR
dc.rightsAcesso Abertopt_BR
dc.titleAgenda 2030, questões raciais e implicações curriculares na/para formação docentept_BR
dc.typeArtigopt_BR
dc.subject.keywordAgenda 2030pt_BR
dc.subject.keywordEducação ambientalpt_BR
dc.subject.keywordRaçapt_BR
dc.subject.keywordProfessores - formaçãopt_BR
dc.subject.keywordCurrículospt_BR
dc.rights.license(CC BY NC-ND) Este trabalho está licenciado sob uma licença Creative Commons Attribution-NonCommercial-NoDerivatives 4.0 International License.pt_BR
dc.identifier.doihttps://doi.org/10.34024/revbea.2023.v18.14914pt_BR
dc.description.abstract1The inclusion of the 2030 Agenda for Sustainable Development debate in curricular contexts of teacher training, in Brazil, requires questioning contents and methodological approaches that make it possible. It demands an reflective effort to identify silencing processes regarding racial issues that enhance racism. Also, curricular changes imply the inclusion of knowledge consistent with environmentally anti-racist education. Is this article, we share reflections arising from curricular movements linked to outreach activities, teaching and research that reveal the importance of connections between socio-environmental sustainability, racial equity, and the 2030 Agenda in/for teacher training.pt_BR
dc.identifier.orcidhttps://orcid.org/0000-0002-9499-7272pt_BR
dc.identifier.orcidhttps://orcid.org/0000-0003-4394-1655pt_BR
dc.contributor.affiliationUniversidade de Brasília /Universidade Federal da Bahiapt_BR
dc.contributor.affiliationUniversidade de São Paulo /Universidade Federal da Bahiapt_BR
dc.description.unidadeFaculdade de Educação (FE)pt_BR
dc.description.ppgPrograma de Pós-Graduação em Educação, Mestrado Profissionalpt_BR
Aparece nas coleções:Artigos publicados em periódicos e afins

Mostrar registro simples do item Visualizar estatísticas



Os itens no repositório estão protegidos por copyright, com todos os direitos reservados, salvo quando é indicado o contrário.