http://repositorio.unb.br/handle/10482/52217
Arquivo | Descrição | Tamanho | Formato | |
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2025_PauloHenriqueReisBrandao_DISSERT.pdf | 5,38 MB | Adobe PDF | Visualizar/Abrir |
Título: | Estudo experimental de motor foguete híbrido com queima plana e escoamento em swirl |
Autor(es): | Brandão, Paulo Henrique Reis |
Orientador(es): | Veras, Carlos Alberto Gurgel |
Assunto: | Foguetes - motores híbridos Escoamento (Engenharia) |
Data de publicação: | 9-Mai-2025 |
Data de defesa: | 27-Jan-2025 |
Referência: | BRANDÃO, Paulo Henrique Reis. Estudo experimental de motor foguete híbrido com queima plana e escoamento em swirl. 2025. 88 f., il. Dissertação (Mestrado em Ciências Mecânicas) — Universidade de Brasília, Brasília, 2025. |
Resumo: | Motores de foguetes híbridos combinam elementos dos motores sólidos e líquidos. A configuração mais comum é a de um combustível sólido e um oxidante líquido ou gasoso. Este sistema propulsivo, quando comparado a motores bipropelente líquido, é vantajoso dada a simplicidade de projeto, maior segurança e menor custo de desenvolvimento e fabricação. Contudo, motores híbridos tradicionais de geometria circular apresentam desafios que a comunidade tecnocientífica busca resolver: a variação na razão 𝑂/𝐹 ao longo da queima transiente do combustível e as baixas taxas de regressão da matriz sólida. O uso de parafina sólida, com elevadas taxas de regressão, parece ter solucionado o segundo desafio. Já o primeiro, pode ser resolvido empregando-se uma superfície plana de queima. Tal tecnologia foi comprovada em motores de pequeno porte, até 50 N. Este trabalho apresenta uma série de experimentos conduzidos para avaliar a mudança de escala, no desempenho de um motor-foguete a propelentes híbridos, 100-500 N, com queima plana e escoamento em swirl. Foram testados dois tipos de sistema de injeção de oxigênio gasoso: placa de polietileno com furos e placa metálica com canais retangulares. Ambas configurações foram capazes de sustentar o motor operando de forma estável com pressão da ordem de 5 bar e vazão de oxigênio de 28 g/s ao queimar parafina e polietileno de alta densidade (PEAD). Também foram testadas matrizes sólidas de acrílico (PMMA) e borracha sintética (PB). A taxa de regressão da parafina variou de 0,17 a 0,25 mm/s e de 0,24 a 0,33 mm/s, quando a injeção de oxigênio gasoso foi realizada pelas placas de polietileno e metálica, respectivamente. O motor híbrido testado, com diâmetro interno de 130 mm é, segundo revisão da literatura mundial, o maior já operado de forma estável na configuração proposta. Por fim, foi estimado um empuxo teórico de 376 N no teste final ao aumentar a pressão na câmara para 7 bar, o que resultou em uma taxa de regressão da parafina de 0,78 mm/s. |
Abstract: | Hybrid rocket engines combine elements of solid and liquid rocket motors. The most common configuration consists of a solid fuel and a liquid or gaseous oxidizer. When compared to bipropellant liquid engines, this propulsion system offers advantages such as design simplicity, increased safety and lower development and manufacturing costs. However, traditional hybrid engines with circular geometries face challenges that the scientific and technological community strives to address: the variation in the 𝑂/𝐹 ratio throughout the transient burning of the fuel and the low regression rates of the solid fuel matrix. The use of solid paraffin, known for its high regression rates, appears to have resolved the second challenge. The first can be resolved by employing a flat burning surface. Such technology has been proven on small engines, up to 50 N. This work presents a series of experiments conducted to evaluate the change of scale, in the performance of a hybrid propensity motor, 100-500 N, with flat burning and flow in swirl. Two types of gaseous oxygen injection systems were tested: a polyethylene plate with drilled holes and a metallic plate with rectangular channels. Both configurations successfully sustained the engine operating stably at a chamber pressure of approximately 5 bar and an oxygen flow rate of 28 g/s when burning paraffin and high-density polyethylene (HDPE). Solid matrices of acrylic (PMMA) and synthetic rubber (PB) were also tested. The regression rate of paraffin ranged from 0.17 to 0.25 mm/s when gaseous oxygen was injected through the polyethylene plate, and from 0.24 to 0.33 mm/s with the metallic plate. According to a review of the global literature, the tested hybrid engine, with an internal diameter of 130 mm, is the largest ever operated stably in the proposed configuration. Finally, a theoretical thrust of 376 N was estimated in the final test by increasing the chamber pressure to 7 bar, which resulted in a paraffin regression rate of 0.78 mm/s. |
Unidade Acadêmica: | Faculdade de Tecnologia (FT) Departamento de Engenharia Mecânica (FT ENM) |
Informações adicionais: | Dissertação (mestrado) — Universidade de Brasília, Faculdade de Tecnologia, Departamento de Engenharia Mecânica, 2025. |
Programa de pós-graduação: | Programa de Pós-Graduação em Ciências Mecânicas |
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Aparece nas coleções: | Teses, dissertações e produtos pós-doutorado |
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