Campo DC | Valor | Idioma |
dc.contributor.advisor | Veras, Carlos Alberto Gurgel | - |
dc.contributor.author | Brandão, Paulo Henrique Reis | - |
dc.date.accessioned | 2025-05-09T15:06:11Z | - |
dc.date.available | 2025-05-09T15:06:11Z | - |
dc.date.issued | 2025-05-09 | - |
dc.date.submitted | 2025-01-27 | - |
dc.identifier.citation | BRANDÃO, Paulo Henrique Reis. Estudo experimental de motor foguete híbrido com queima plana e escoamento em swirl. 2025. 88 f., il. Dissertação (Mestrado em Ciências Mecânicas) — Universidade de Brasília, Brasília, 2025. | pt_BR |
dc.identifier.uri | http://repositorio.unb.br/handle/10482/52217 | - |
dc.description | Dissertação (mestrado) — Universidade de Brasília, Faculdade de Tecnologia, Departamento de Engenharia Mecânica, 2025. | pt_BR |
dc.description.abstract | Motores de foguetes híbridos combinam elementos dos motores sólidos e líquidos. A configuração mais comum é a de um combustível sólido e um oxidante líquido ou gasoso. Este
sistema propulsivo, quando comparado a motores bipropelente líquido, é vantajoso dada a
simplicidade de projeto, maior segurança e menor custo de desenvolvimento e fabricação.
Contudo, motores híbridos tradicionais de geometria circular apresentam desafios que a
comunidade tecnocientífica busca resolver: a variação na razão 𝑂/𝐹 ao longo da queima
transiente do combustível e as baixas taxas de regressão da matriz sólida. O uso de parafina
sólida, com elevadas taxas de regressão, parece ter solucionado o segundo desafio. Já o
primeiro, pode ser resolvido empregando-se uma superfície plana de queima. Tal tecnologia
foi comprovada em motores de pequeno porte, até 50 N. Este trabalho apresenta uma série de experimentos conduzidos para avaliar a mudança de escala, no desempenho de um
motor-foguete a propelentes híbridos, 100-500 N, com queima plana e escoamento em swirl.
Foram testados dois tipos de sistema de injeção de oxigênio gasoso: placa de polietileno
com furos e placa metálica com canais retangulares. Ambas configurações foram capazes
de sustentar o motor operando de forma estável com pressão da ordem de 5 bar e vazão de
oxigênio de 28 g/s ao queimar parafina e polietileno de alta densidade (PEAD). Também
foram testadas matrizes sólidas de acrílico (PMMA) e borracha sintética (PB). A taxa de
regressão da parafina variou de 0,17 a 0,25 mm/s e de 0,24 a 0,33 mm/s, quando a injeção
de oxigênio gasoso foi realizada pelas placas de polietileno e metálica, respectivamente. O
motor híbrido testado, com diâmetro interno de 130 mm é, segundo revisão da literatura
mundial, o maior já operado de forma estável na configuração proposta. Por fim, foi estimado
um empuxo teórico de 376 N no teste final ao aumentar a pressão na câmara para 7 bar, o
que resultou em uma taxa de regressão da parafina de 0,78 mm/s. | pt_BR |
dc.language.iso | por | pt_BR |
dc.rights | Acesso Aberto | pt_BR |
dc.title | Estudo experimental de motor foguete híbrido com queima plana e escoamento em swirl | pt_BR |
dc.type | Dissertação | pt_BR |
dc.subject.keyword | Foguetes - motores híbridos | pt_BR |
dc.subject.keyword | Escoamento (Engenharia) | pt_BR |
dc.rights.license | A concessão da licença deste item refere-se ao termo de autorização impresso assinado pelo autor com as seguintes condições: Na qualidade de titular dos direitos de autor da publicação, autorizo a Universidade de Brasília e o IBICT a disponibilizar por meio dos sites www.bce.unb.br, www.ibict.br, http://hercules.vtls.com/cgi-bin/ndltd/chameleon?lng=pt&skin=ndltd sem ressarcimento dos direitos autorais, de acordo com a Lei nº 9610/98, o texto integral da obra disponibilizada, conforme permissões assinaladas, para fins de leitura, impressão e/ou download, a título de divulgação da produção científica brasileira, a partir desta data. | pt_BR |
dc.description.abstract1 | Hybrid rocket engines combine elements of solid and liquid rocket motors. The most common
configuration consists of a solid fuel and a liquid or gaseous oxidizer. When compared
to bipropellant liquid engines, this propulsion system offers advantages such as design
simplicity, increased safety and lower development and manufacturing costs. However,
traditional hybrid engines with circular geometries face challenges that the scientific and
technological community strives to address: the variation in the 𝑂/𝐹 ratio throughout the
transient burning of the fuel and the low regression rates of the solid fuel matrix. The use
of solid paraffin, known for its high regression rates, appears to have resolved the second
challenge. The first can be resolved by employing a flat burning surface. Such technology
has been proven on small engines, up to 50 N. This work presents a series of experiments
conducted to evaluate the change of scale, in the performance of a hybrid propensity motor,
100-500 N, with flat burning and flow in swirl. Two types of gaseous oxygen injection systems
were tested: a polyethylene plate with drilled holes and a metallic plate with rectangular
channels. Both configurations successfully sustained the engine operating stably at a chamber
pressure of approximately 5 bar and an oxygen flow rate of 28 g/s when burning paraffin
and high-density polyethylene (HDPE). Solid matrices of acrylic (PMMA) and synthetic
rubber (PB) were also tested. The regression rate of paraffin ranged from 0.17 to 0.25 mm/s
when gaseous oxygen was injected through the polyethylene plate, and from 0.24 to 0.33
mm/s with the metallic plate. According to a review of the global literature, the tested hybrid
engine, with an internal diameter of 130 mm, is the largest ever operated stably in the
proposed configuration. Finally, a theoretical thrust of 376 N was estimated in the final test
by increasing the chamber pressure to 7 bar, which resulted in a paraffin regression rate of
0.78 mm/s. | pt_BR |
dc.description.unidade | Faculdade de Tecnologia (FT) | pt_BR |
dc.description.unidade | Departamento de Engenharia Mecânica (FT ENM) | pt_BR |
dc.description.ppg | Programa de Pós-Graduação em Ciências Mecânicas | pt_BR |
Aparece nas coleções: | Teses, dissertações e produtos pós-doutorado
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