http://repositorio.unb.br/handle/10482/52184
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2023_AlanaDantasBarros_TESE.pdf | 725,06 kB | Adobe PDF | Voir/Ouvrir |
Titre: | Tecendo sentidos : a contribuição da fonoaudiologia para a voz e comunicação de pessoas trans e com identidades de gênero diversas |
Auteur(s): | Barros, Alana Dantas |
Orientador(es):: | Mendonça, Ana Valéria Machado |
Assunto:: | Fonoaudiologia Diversidade de gênero Transexualidade Comunicação |
Date de publication: | 7-mai-2025 |
Data de defesa:: | 3-nov-2023 |
Référence bibliographique: | BARROS, Alana Dantas. Tecendo sentidos: a contribuição da fonoaudiologia para a voz e comunicação de pessoas trans e com identidades de gênero diversas. 2023. 107 f., il. Tese (Doutorado em Saúde Coletiva) — Universidade de Brasília, Brasília, 2023. |
Résumé: | Há uma crescente relevância da fonoaudiologia na abordagem das questões relacionadas à diversidade de gênero, com ênfase na compreensão do impacto da voz na vida de pessoas trans e na busca por abordagens mais adequadas às suas características de gênero. No entanto, a necessidade de uma reflexão profunda e uma revisão crítica das abordagens de pesquisa e intervenção nesse contexto tem sido ressaltada. Esta pesquisa teve como objetivo analisar a autopercepção comunicativa de pessoas trans em uma intervenção fonoaudiológica na perspectiva do construcionismo social. A metodologia empregada consistiu em uma pesquisa qualitativa baseada na hermenêutica dialética, envolvendo a participação de pessoas trans e com identidades de gênero diversas. Utilizamos oficinas de pesquisa, fundamentadas no construcionismo social aplicado à prática grupal, como a técnica de coleta de dados. Realizamos seis oficinas com 12 participantes, com idades entre 24 e 46 anos. A análise dos dados revelou a capacidade de uma abordagem fonoaudiológica em grupo em reduzir o estresse, aumentar o bem-estar e promover a autoestima, comunicação assertiva e habilidades de enfrentamento, destacando quatro categorias centrais: compartilhamento de experiências, ampliação de perspectivas, validação compartilhada e exploração da autenticidade. Nesse contexto, enfatizou-se a importância de uma abordagem crítica nas práticas fonoaudiológicas, que leve em consideração a complexidade dos significados individuais, coletivos e sociais ao escolher e implementar intervenções. Destacando-se a relevância de abordagens em grupo, como as oficinas, embasadas em teorias sólidas, para analisar vozes e discursos a partir de uma perspectiva que valoriza a prática discursiva relacional em vez de uma análise individualizada. A abordagem de saúde integral, que incorpora a voz e a comunicação como partes integrantes de um atendimento abrangente, promovendo a partilha de conhecimentos e competências, se mostrou fundamental. Assim como o reconhecimento da natureza dialógica dos processos de construção de significados e ressignificação, desempenhando um papel importante tanto para os participantes quanto para os facilitadores dos grupos. Conscientes da complexidade da posição social dos pesquisadores e terapeutas, influenciada por dimensões éticas, políticas, crenças e questões socioculturais, essa abordagem discursiva oferece uma riqueza de significados a ser explorada no contexto de pesquisa e intervenção, particularmente no campo da fonoaudiologia, onde as questões relacionadas à diversidade de gênero permeiam toda a prática profissional. |
Abstract: | There is a growing relevance of speech therapy in addressing issues related to gender diversity, with an emphasis on understanding the impact of voice on the lives of transgender individuals and in the quest for more gender-appropriate approaches. However, the need for deep reflection and a critical review of research and intervention approaches in this context has been emphasized. This work aimed to develop a voice and communication approach focused on promoting the health of transgender individuals and those with diverse gender identities. The methodology employed consisted of a qualitative research based on dialectical hermeneutics, involving the participation of transgender individuals and those with diverse gender identities. We used research workshops, grounded in social constructionism applied to group practice, as the data collection technique. We conducted six workshops with 12 participants, aged between 24 and 46 years. Data analysis revealed the ability of a group-based speech therapy approach to reduce stress, increase well-being, and promote self-esteem, assertive communication, and coping skills, highlighting four central categories: sharing experiences, broadening perspectives, shared validation, and exploring authenticity. In this context, the importance of a critical approach in speech therapy practices was emphasized, taking into consideration the complexity of individual, collective, and social meanings when choosing and implementing interventions. The relevance of group-based approaches, such as workshops, grounded in solid theories, for analyzing voices and discourses from a perspective that values relational discursive practice over individualized analysis was highlighted. The holistic health approach, which incorporates voice and communication as integral components of comprehensive care, proved to be fundamental. Recognizing the dialogical nature of meaning construction and recontextualization processes played a significant role for both participants and group facilitators. Aware of the complexity of the social position of researchers and therapists influenced by ethical, political, belief, and sociocultural dimensions, this discursive approach offers a wealth of meanings to be explored in the context of research and intervention, particularly in the field of speech therapy, where issues related to gender diversity permeate the entire professional practice. |
metadata.dc.description.unidade: | Faculdade de Ciências da Saúde (FS) |
Description: | Tese (doutorado) — Universidade de Brasília, Faculdade de Ciências da Saúde, Programa de Pós-Graduação em Saúde Coletiva, 2023. |
metadata.dc.description.ppg: | Programa de Pós-Graduação em Saúde Coletiva |
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Agência financiadora: | Coordenação de Aperfeiçoamento de Pessoal de Nível Superior (CAPES) |
Collection(s) : | Teses, dissertações e produtos pós-doutorado |
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