Campo DC | Valor | Idioma |
dc.contributor.advisor | Mendonça, Ana Valéria Machado | - |
dc.contributor.author | Barros, Alana Dantas | - |
dc.date.accessioned | 2025-05-07T14:54:18Z | - |
dc.date.available | 2025-05-07T14:54:18Z | - |
dc.date.issued | 2025-05-07 | - |
dc.date.submitted | 2023-11-03 | - |
dc.identifier.citation | BARROS, Alana Dantas. Tecendo sentidos: a contribuição da fonoaudiologia para a voz e comunicação de pessoas trans e com identidades de gênero diversas. 2023. 107 f., il. Tese (Doutorado em Saúde Coletiva) — Universidade de Brasília, Brasília, 2023. | pt_BR |
dc.identifier.uri | http://repositorio.unb.br/handle/10482/52184 | - |
dc.description | Tese (doutorado) — Universidade de Brasília, Faculdade de Ciências da Saúde, Programa de Pós-Graduação em Saúde Coletiva, 2023. | pt_BR |
dc.description.abstract | Há uma crescente relevância da fonoaudiologia na abordagem das questões
relacionadas à diversidade de gênero, com ênfase na compreensão do impacto
da voz na vida de pessoas trans e na busca por abordagens mais adequadas às
suas características de gênero. No entanto, a necessidade de uma reflexão
profunda e uma revisão crítica das abordagens de pesquisa e intervenção nesse
contexto tem sido ressaltada. Esta pesquisa teve como objetivo analisar a
autopercepção comunicativa de pessoas trans em uma intervenção
fonoaudiológica na perspectiva do construcionismo social. A metodologia
empregada consistiu em uma pesquisa qualitativa baseada na hermenêutica
dialética, envolvendo a participação de pessoas trans e com identidades de
gênero diversas. Utilizamos oficinas de pesquisa, fundamentadas no
construcionismo social aplicado à prática grupal, como a técnica de coleta de
dados. Realizamos seis oficinas com 12 participantes, com idades entre 24 e 46
anos. A análise dos dados revelou a capacidade de uma abordagem
fonoaudiológica em grupo em reduzir o estresse, aumentar o bem-estar e
promover a autoestima, comunicação assertiva e habilidades de enfrentamento,
destacando quatro categorias centrais: compartilhamento de experiências,
ampliação de perspectivas, validação compartilhada e exploração da
autenticidade. Nesse contexto, enfatizou-se a importância de uma abordagem
crítica nas práticas fonoaudiológicas, que leve em consideração a complexidade
dos significados individuais, coletivos e sociais ao escolher e implementar
intervenções. Destacando-se a relevância de abordagens em grupo, como as
oficinas, embasadas em teorias sólidas, para analisar vozes e discursos a partir
de uma perspectiva que valoriza a prática discursiva relacional em vez de uma
análise individualizada. A abordagem de saúde integral, que incorpora a voz e a
comunicação como partes integrantes de um atendimento abrangente,
promovendo a partilha de conhecimentos e competências, se mostrou
fundamental. Assim como o reconhecimento da natureza dialógica dos
processos de construção de significados e ressignificação, desempenhando um
papel importante tanto para os participantes quanto para os facilitadores dos
grupos. Conscientes da complexidade da posição social dos pesquisadores e
terapeutas, influenciada por dimensões éticas, políticas, crenças e questões socioculturais, essa abordagem discursiva oferece uma riqueza de significados
a ser explorada no contexto de pesquisa e intervenção, particularmente no
campo da fonoaudiologia, onde as questões relacionadas à diversidade de
gênero permeiam toda a prática profissional. | pt_BR |
dc.description.sponsorship | Coordenação de Aperfeiçoamento de Pessoal de Nível Superior (CAPES) | pt_BR |
dc.language.iso | por | pt_BR |
dc.rights | Acesso Aberto | pt_BR |
dc.title | Tecendo sentidos : a contribuição da fonoaudiologia para a voz e comunicação de pessoas trans e com identidades de gênero diversas | pt_BR |
dc.type | Tese | pt_BR |
dc.subject.keyword | Fonoaudiologia | pt_BR |
dc.subject.keyword | Diversidade de gênero | pt_BR |
dc.subject.keyword | Transexualidade | pt_BR |
dc.subject.keyword | Comunicação | pt_BR |
dc.rights.license | A concessão da licença deste item refere-se ao termo de autorização impresso assinado pelo autor com as seguintes condições: Na qualidade de titular dos direitos de autor da publicação, autorizo a Universidade de Brasília e o IBICT a disponibilizar por meio dos sites www.bce.unb.br, www.ibict.br, http://hercules.vtls.com/cgi-bin/ndltd/chameleon?lng=pt&skin=ndltd sem ressarcimento dos direitos autorais, de acordo com a Lei nº 9610/98, o texto integral da obra disponibilizada, conforme permissões assinaladas, para fins de leitura, impressão e/ou download, a título de divulgação da produção científica brasileira, a partir desta data. | pt_BR |
dc.description.abstract1 | There is a growing relevance of speech therapy in addressing issues related to
gender diversity, with an emphasis on understanding the impact of voice on the
lives of transgender individuals and in the quest for more gender-appropriate
approaches. However, the need for deep reflection and a critical review of
research and intervention approaches in this context has been emphasized. This
work aimed to develop a voice and communication approach focused on
promoting the health of transgender individuals and those with diverse gender
identities. The methodology employed consisted of a qualitative research based
on dialectical hermeneutics, involving the participation of transgender individuals
and those with diverse gender identities. We used research workshops, grounded
in social constructionism applied to group practice, as the data collection
technique. We conducted six workshops with 12 participants, aged between 24
and 46 years. Data analysis revealed the ability of a group-based speech therapy
approach to reduce stress, increase well-being, and promote self-esteem,
assertive communication, and coping skills, highlighting four central categories:
sharing experiences, broadening perspectives, shared validation, and exploring
authenticity. In this context, the importance of a critical approach in speech
therapy practices was emphasized, taking into consideration the complexity of
individual, collective, and social meanings when choosing and implementing
interventions. The relevance of group-based approaches, such as workshops,
grounded in solid theories, for analyzing voices and discourses from a
perspective that values relational discursive practice over individualized analysis
was highlighted. The holistic health approach, which incorporates voice and
communication as integral components of comprehensive care, proved to be
fundamental. Recognizing the dialogical nature of meaning construction and
recontextualization processes played a significant role for both participants and
group facilitators. Aware of the complexity of the social position of researchers
and therapists influenced by ethical, political, belief, and sociocultural
dimensions, this discursive approach offers a wealth of meanings to be explored
in the context of research and intervention, particularly in the field of speech
therapy, where issues related to gender diversity permeate the entire
professional practice. | pt_BR |
dc.description.unidade | Faculdade de Ciências da Saúde (FS) | pt_BR |
dc.description.ppg | Programa de Pós-Graduação em Saúde Coletiva | pt_BR |
Aparece nas coleções: | Teses, dissertações e produtos pós-doutorado
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