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Veuillez utiliser cette adresse pour citer ce document : http://repositorio.unb.br/handle/10482/52174
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Titre: Frações na perspectiva do ensino exploratório : experiência no sexto ano do ensino fundamental
Auteur(s): Salles, Tainá Luara Ferreira
Orientador(es):: Neves, Regina da Silva Pina
Assunto:: Metodologia lúdica
Frações - aprendizagem - crianças
Escolas particulares - Distrito Federal (Brasil)
Matemática (Ensino fundamental)
Date de publication: 7-mai-2025
Référence bibliographique: SALLES, Tainá Luara Ferreira. Frações na perspectiva do ensino exploratório: experiência no sexto ano do ensino fundamental. 2024. 68 f., il. Dissertação (Mestrado Profissional em Matemática) — Universidade de Brasília, Brasília, 2024.
Résumé: A presente pesquisa aborda o estudo, a replicação e a análise de um conjunto de aulas com o objetivo geral de promover a compreensão do tópico curricular de frações no sexto ano do ensino fundamental, com o apoio das Barras de Cuisenaire. O conjunto de aulas foi desenvolvido junto a alunos do 6º ano do ensino fundamental de uma escola particular do Distrito Federal, na perspectiva do Ensino Exploratório (Canavarro, 2011). Observou-se que o material manipulável contribuiu para a ampliação da compreensão dos alunos sobre o significado dos números fracionários, bem como para a resolução de situações-problema que envolviam operações com frações. Além disso, ressalta-se o valor das ações lúdicas e exploratórias no processo de aprendizagem, pois proporcionam aos alunos diferentes formas de explorar e registrar suas produções matemáticas, facilitando, assim, a assimilação do conteúdo.
Abstract: This research addresses the study, replication, and analysis of a series of lessons designed to enhance the comprehension of the curriculum topic of fractions among sixth-grade elementary students. These lessons are supported by the use of Cuisenaire rods. They were conducted with sixth-grade students from a private school in the Federal District, following the principles of the Exploratory Teaching approach (Canavarro, 2011). It was observed that the manipulative material not only broadened the understanding of fractional numbers but also facilitated the resolution of problem scenarios involving fraction operations. Moreover, the significance of incorporating playful and exploratory activities in the learning process is underscored. Such activities provide students with diverse avenues to explore and document their mathematical insights, thereby aiding in the absorption of the subject matter.
metadata.dc.description.unidade: Instituto de Ciências Exatas (IE)
Departamento de Matemática (IE MAT)
Description: Dissertação (mestrado) — Universidade de Brasília, Instituto de Ciências Exatas, Departamento de Matemática, Programa de Pós-Graduação em Matemática em Rede Nacional, 2024.
metadata.dc.description.ppg: Programa de Pós-Graduação em Matemática em Rede Nacional, Mestrado Profissional
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Collection(s) :Teses, dissertações e produtos pós-doutorado

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