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dc.contributor.advisorNeves, Regina da Silva Pina-
dc.contributor.authorSalles, Tainá Luara Ferreira-
dc.date.accessioned2025-05-07T12:22:52Z-
dc.date.available2025-05-07T12:22:52Z-
dc.date.issued2025-05-07-
dc.date.submitted2024-03-28-
dc.identifier.citationSALLES, Tainá Luara Ferreira. Frações na perspectiva do ensino exploratório: experiência no sexto ano do ensino fundamental. 2024. 68 f., il. Dissertação (Mestrado Profissional em Matemática) — Universidade de Brasília, Brasília, 2024.pt_BR
dc.identifier.urihttp://repositorio.unb.br/handle/10482/52174-
dc.descriptionDissertação (mestrado) — Universidade de Brasília, Instituto de Ciências Exatas, Departamento de Matemática, Programa de Pós-Graduação em Matemática em Rede Nacional, 2024.pt_BR
dc.description.abstractA presente pesquisa aborda o estudo, a replicação e a análise de um conjunto de aulas com o objetivo geral de promover a compreensão do tópico curricular de frações no sexto ano do ensino fundamental, com o apoio das Barras de Cuisenaire. O conjunto de aulas foi desenvolvido junto a alunos do 6º ano do ensino fundamental de uma escola particular do Distrito Federal, na perspectiva do Ensino Exploratório (Canavarro, 2011). Observou-se que o material manipulável contribuiu para a ampliação da compreensão dos alunos sobre o significado dos números fracionários, bem como para a resolução de situações-problema que envolviam operações com frações. Além disso, ressalta-se o valor das ações lúdicas e exploratórias no processo de aprendizagem, pois proporcionam aos alunos diferentes formas de explorar e registrar suas produções matemáticas, facilitando, assim, a assimilação do conteúdo.pt_BR
dc.language.isoporpt_BR
dc.rightsAcesso Abertopt_BR
dc.titleFrações na perspectiva do ensino exploratório : experiência no sexto ano do ensino fundamentalpt_BR
dc.typeDissertaçãopt_BR
dc.subject.keywordMetodologia lúdicapt_BR
dc.subject.keywordFrações - aprendizagem - criançaspt_BR
dc.subject.keywordEscolas particulares - Distrito Federal (Brasil)pt_BR
dc.subject.keywordMatemática (Ensino fundamental)pt_BR
dc.rights.licenseA concessão da licença deste item refere-se ao termo de autorização impresso assinado pelo autor com as seguintes condições: Na qualidade de titular dos direitos de autor da publicação, autorizo a Universidade de Brasília e o IBICT a disponibilizar por meio dos sites www.unb.br, www.ibict.br, www.ndltd.org sem ressarcimento dos direitos autorais, de acordo com a Lei nº 9610/98, o texto integral da obra supracitada, conforme permissões assinaladas, para fins de leitura, impressão e/ou download, a título de divulgação da produção científica brasileira, a partir desta data.pt_BR
dc.description.abstract1This research addresses the study, replication, and analysis of a series of lessons designed to enhance the comprehension of the curriculum topic of fractions among sixth-grade elementary students. These lessons are supported by the use of Cuisenaire rods. They were conducted with sixth-grade students from a private school in the Federal District, following the principles of the Exploratory Teaching approach (Canavarro, 2011). It was observed that the manipulative material not only broadened the understanding of fractional numbers but also facilitated the resolution of problem scenarios involving fraction operations. Moreover, the significance of incorporating playful and exploratory activities in the learning process is underscored. Such activities provide students with diverse avenues to explore and document their mathematical insights, thereby aiding in the absorption of the subject matter.pt_BR
dc.description.unidadeInstituto de Ciências Exatas (IE)pt_BR
dc.description.unidadeDepartamento de Matemática (IE MAT)pt_BR
dc.description.ppgPrograma de Pós-Graduação em Matemática em Rede Nacional, Mestrado Profissionalpt_BR
Aparece en las colecciones: Teses, dissertações e produtos pós-doutorado

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