Campo DC | Valor | Lengua/Idioma |
dc.contributor.advisor | Neves, Regina da Silva Pina | - |
dc.contributor.author | Salles, Tainá Luara Ferreira | - |
dc.date.accessioned | 2025-05-07T12:22:52Z | - |
dc.date.available | 2025-05-07T12:22:52Z | - |
dc.date.issued | 2025-05-07 | - |
dc.date.submitted | 2024-03-28 | - |
dc.identifier.citation | SALLES, Tainá Luara Ferreira. Frações na perspectiva do ensino exploratório: experiência no sexto ano do ensino fundamental. 2024. 68 f., il. Dissertação (Mestrado Profissional em Matemática) — Universidade de Brasília, Brasília, 2024. | pt_BR |
dc.identifier.uri | http://repositorio.unb.br/handle/10482/52174 | - |
dc.description | Dissertação (mestrado) — Universidade de Brasília, Instituto de Ciências Exatas, Departamento de Matemática, Programa de Pós-Graduação em Matemática em Rede Nacional, 2024. | pt_BR |
dc.description.abstract | A presente pesquisa aborda o estudo, a replicação e a análise de um conjunto de aulas com o
objetivo geral de promover a compreensão do tópico curricular de frações no sexto ano do
ensino fundamental, com o apoio das Barras de Cuisenaire. O conjunto de aulas foi
desenvolvido junto a alunos do 6º ano do ensino fundamental de uma escola particular do
Distrito Federal, na perspectiva do Ensino Exploratório (Canavarro, 2011). Observou-se que o
material manipulável contribuiu para a ampliação da compreensão dos alunos sobre o
significado dos números fracionários, bem como para a resolução de situações-problema que
envolviam operações com frações. Além disso, ressalta-se o valor das ações lúdicas e
exploratórias no processo de aprendizagem, pois proporcionam aos alunos diferentes formas de
explorar e registrar suas produções matemáticas, facilitando, assim, a assimilação do conteúdo. | pt_BR |
dc.language.iso | por | pt_BR |
dc.rights | Acesso Aberto | pt_BR |
dc.title | Frações na perspectiva do ensino exploratório : experiência no sexto ano do ensino fundamental | pt_BR |
dc.type | Dissertação | pt_BR |
dc.subject.keyword | Metodologia lúdica | pt_BR |
dc.subject.keyword | Frações - aprendizagem - crianças | pt_BR |
dc.subject.keyword | Escolas particulares - Distrito Federal (Brasil) | pt_BR |
dc.subject.keyword | Matemática (Ensino fundamental) | pt_BR |
dc.rights.license | A concessão da licença deste item refere-se ao termo de autorização impresso assinado pelo autor com as seguintes condições: Na qualidade de titular dos direitos de autor da publicação, autorizo a Universidade de Brasília e o IBICT a disponibilizar por meio dos sites www.unb.br, www.ibict.br, www.ndltd.org sem ressarcimento dos direitos autorais, de acordo com a Lei nº 9610/98, o texto integral da obra supracitada, conforme permissões assinaladas, para fins de leitura, impressão e/ou download, a título de divulgação da produção científica brasileira, a partir desta data. | pt_BR |
dc.description.abstract1 | This research addresses the study, replication, and analysis of a series of lessons designed to
enhance the comprehension of the curriculum topic of fractions among sixth-grade elementary
students. These lessons are supported by the use of Cuisenaire rods. They were conducted with
sixth-grade students from a private school in the Federal District, following the principles of
the Exploratory Teaching approach (Canavarro, 2011). It was observed that the manipulative
material not only broadened the understanding of fractional numbers but also facilitated the
resolution of problem scenarios involving fraction operations. Moreover, the significance of
incorporating playful and exploratory activities in the learning process is underscored. Such
activities provide students with diverse avenues to explore and document their mathematical
insights, thereby aiding in the absorption of the subject matter. | pt_BR |
dc.description.unidade | Instituto de Ciências Exatas (IE) | pt_BR |
dc.description.unidade | Departamento de Matemática (IE MAT) | pt_BR |
dc.description.ppg | Programa de Pós-Graduação em Matemática em Rede Nacional, Mestrado Profissional | pt_BR |
Aparece en las colecciones: | Teses, dissertações e produtos pós-doutorado
|