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Title: Cultura de integridade na administração pública federal : como os lideres e gestores estão sendo preparados
Authors: Osório, Ana Larissa Jansen Loureiro
Orientador(es):: Britto, Maria Júlia Pantoja de
Assunto:: Administração pública - Brasil
Políticas públicas
Integridade
Liderança
Issue Date: 5-Apr-2025
Citation: OSÓRIO, Ana Larissa Jansen Loureiro. Cultura de integridade na administração pública federal: como os lideres e gestores estão sendo preparados. 2024. 104 f., il. Dissertação (Mestrado Profissional em Gestão Pública) — Universidade de Brasília, Brasília, 2024.
Abstract: A implementação de uma cultura de integridade pública ainda é um tema pouco abordado academicamente, principalmente no que se refere à capacitação e ao desenvolvimento de lideranças de integridade na esfera da Administração Pública Federal (APF). A adoção dos necessários mecanismos de integridade, contudo, além de uma questão moral é uma demanda de caráter socioeconômico, pois contribui para o desenvolvimento sustentável do país, atrai investimento, melhora a economia e torna o país mais próspero, melhorando a vida de todos os cidadãos. Considerando que o líder afeta de forma relevante os processos e resultados de uma equipe, melhorando o desempenho e a eficácia do grupo e exercendo impacto sobre o desempenho da organização como um todo, qualquer iniciativa no sentido de implementar ou promover uma cultura organizacional perpassa invariavelmente pela figura do líder enquanto ferramenta catalisadora do realinhamento cultural. Partindo dessa premissa, o presente estudo teve como finalidade identificar se os gestores e líderes do Poder Executivo Federal estão se capacitando na temática e se sentem preparados para a implementação de uma cultura de integridade perante suas equipes de trabalho. Para tanto, foi realizada a coleta de dados primários, por meio da aplicação de questionário eletrônico que teve como público-alvo os gestores e líderes atuantes na esfera ministerial da Administração Pública Federal (APF). Os dados secundários utilizados referem-se a dados disponíveis nos portais e painéis governamentais, por meio de transparência ativa e os disponibilizados pela Controladoria-Geral da União (CGU) e Escola Nacional de Administração Pública (Enap), via Fala.Br. Os dados de transparência ativa subsidiaram a delimitação do público-alvo da pesquisa e as análises comparativas; as informações obtidas via Fala.Br forneceram elementos necessários relativos aos eventos de capacitação e desenvolvimento de lideranças de integridade promovidos no período de 2018 até 2023 pela CGU, enquanto órgão central do Sistema de Integridade, Transparência e Acesso à Informação (SITAI) e pela Enap, enquanto principal responsável pela formação dos servidores da APF. Com base nos resultados encontrados foi possível constatar que a capacitação é um grande desafio na jornada pela implementação de uma cultura de integridade na APF, mais especificamente, no que se refere aos seguintes aspectos: i) a oferta de eventos de capacitação que contemplem os perfis específicos e as reais necessidades das lideranças e dos gestores públicos ainda é reduzida; ii) os conteúdos, as estratégias e as metodologias de ensino-aprendizagem não contemplam os desafios singulares desse segmento; iii) há ausência de indicadores para avaliação da eficácia das ações de capacitação para lideranças de integridade. Adicionalmente, os dados obtidos indicaram que a capacitação, a cultura e o patrocínio da alta gestão foram percebidos como fatores que podem influenciar as iniciativas em prol da integridade pública.
Abstract: The implementation of public integrity culture is still a topic little discussed academically, especially with regard to the training and development of integrity leaders in the sphere of the Federal Public Administration (FPA). The implementation of the necessary integrity mechanisms, however, in addition to being a moral issue, is a socio-economic demand, as it contributes to the sustainable development of the country, attracts investment, improves the economy and makes the country more prosperous by improving the lives of all citizens. Considering that the leader significantly affects the processes and results of a team, improving the performance and effectiveness of the group and having an impact on the performance of the organization as a whole, any initiative to implement or promote an organizational culture invariably involves the figure of the leader as a catalyzing tool for cultural realignment. Based on this premise, the present study aimed to identify whether managers and leaders of the Federal Executive Branch are training themselves on the subject and feel prepared to implement a culture of integrity before their work teams. Based on this premise, the purpose of this study was to identify whether managers and leaders of the Federal Executive Branch are training themselves on the subject and feel prepared to implement a culture of integrity within their team. To this end, primary data was collected through the application of an electronic questionnaire whose target audience was managers and leaders working in the ministerial sphere of the Federal Public Administration (FPA). The secondary data used refers to data available on government portals and panels, through active transparency and those made available by the Comptroller General of the Union (CGU) and the National School of Public Administration (Enap), through Fala.Br. Active transparency data supported the delimitation of the research target audience and comparative analyses; the information obtained through Fala.Br provided necessary elements relating to the training and development events for integrity leaders promoted from 2018 to 2023 by the CGU as the central body of the Integrity, Transparency and Access to Information System (SITAI) and by Enap, as the main responsible for training FPA employees. Based on the results found, it was possible to verify that training is a major challenge in the journey towards implementing a culture of integrity in the APF, more specifically, with regard to the following aspects: i) the offering of training events that cover the profiles specific and real needs of public leaders and managers is still reduced; ii) the contents, strategies and teaching-learning methodologies do not address the unique challenges of this segment; iii) lack of indicators to evaluate the effectiveness of training actions for integrity leaders. Additionally, the data obtained indicated that training, culture and sponsorship of senior management were perceived as factors that can influence initiatives in favor of public integrity.
metadata.dc.description.unidade: Faculdade UnB Planaltina (FUP)
Description: Dissertação (mestrado) — Universidade de Brasília, Faculdade de Planaltina, Programa de Pós-Graduação em Gestão Pública, 2024.
metadata.dc.description.ppg: Programa de Pós-Graduação em Gestão Pública, Mestrado Profissional
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