Campo DC | Valor | Idioma |
dc.contributor.advisor | Britto, Maria Júlia Pantoja de | - |
dc.contributor.author | Osório, Ana Larissa Jansen Loureiro | - |
dc.date.accessioned | 2025-05-05T13:07:19Z | - |
dc.date.available | 2025-05-05T13:07:19Z | - |
dc.date.issued | 2025-04-05 | - |
dc.date.submitted | 2024-10-21 | - |
dc.identifier.citation | OSÓRIO, Ana Larissa Jansen Loureiro. Cultura de integridade na administração pública federal: como os lideres e gestores estão sendo preparados. 2024. 104 f., il. Dissertação (Mestrado Profissional em Gestão Pública) — Universidade de Brasília, Brasília, 2024. | pt_BR |
dc.identifier.uri | http://repositorio.unb.br/handle/10482/52148 | - |
dc.description | Dissertação (mestrado) — Universidade de Brasília, Faculdade de Planaltina, Programa de Pós-Graduação em Gestão Pública, 2024. | pt_BR |
dc.description.abstract | A implementação de uma cultura de integridade pública ainda é um tema pouco abordado
academicamente, principalmente no que se refere à capacitação e ao desenvolvimento de
lideranças de integridade na esfera da Administração Pública Federal (APF). A adoção dos
necessários mecanismos de integridade, contudo, além de uma questão moral é uma demanda
de caráter socioeconômico, pois contribui para o desenvolvimento sustentável do país, atrai
investimento, melhora a economia e torna o país mais próspero, melhorando a vida de todos os
cidadãos. Considerando que o líder afeta de forma relevante os processos e resultados de uma
equipe, melhorando o desempenho e a eficácia do grupo e exercendo impacto sobre o
desempenho da organização como um todo, qualquer iniciativa no sentido de implementar ou
promover uma cultura organizacional perpassa invariavelmente pela figura do líder enquanto
ferramenta catalisadora do realinhamento cultural. Partindo dessa premissa, o presente estudo
teve como finalidade identificar se os gestores e líderes do Poder Executivo Federal estão se
capacitando na temática e se sentem preparados para a implementação de uma cultura de
integridade perante suas equipes de trabalho. Para tanto, foi realizada a coleta de dados
primários, por meio da aplicação de questionário eletrônico que teve como público-alvo os
gestores e líderes atuantes na esfera ministerial da Administração Pública Federal (APF). Os
dados secundários utilizados referem-se a dados disponíveis nos portais e painéis
governamentais, por meio de transparência ativa e os disponibilizados pela Controladoria-Geral
da União (CGU) e Escola Nacional de Administração Pública (Enap), via Fala.Br. Os dados de
transparência ativa subsidiaram a delimitação do público-alvo da pesquisa e as análises
comparativas; as informações obtidas via Fala.Br forneceram elementos necessários relativos
aos eventos de capacitação e desenvolvimento de lideranças de integridade promovidos no
período de 2018 até 2023 pela CGU, enquanto órgão central do Sistema de Integridade,
Transparência e Acesso à Informação (SITAI) e pela Enap, enquanto principal responsável pela
formação dos servidores da APF. Com base nos resultados encontrados foi possível constatar
que a capacitação é um grande desafio na jornada pela implementação de uma cultura de
integridade na APF, mais especificamente, no que se refere aos seguintes aspectos: i) a oferta
de eventos de capacitação que contemplem os perfis específicos e as reais necessidades das
lideranças e dos gestores públicos ainda é reduzida; ii) os conteúdos, as estratégias e as
metodologias de ensino-aprendizagem não contemplam os desafios singulares desse
segmento; iii) há ausência de indicadores para avaliação da eficácia das ações de capacitação
para lideranças de integridade. Adicionalmente, os dados obtidos indicaram que a capacitação,
a cultura e o patrocínio da alta gestão foram percebidos como fatores que podem influenciar as
iniciativas em prol da integridade pública. | pt_BR |
dc.language.iso | por | pt_BR |
dc.rights | Acesso Aberto | pt_BR |
dc.title | Cultura de integridade na administração pública federal : como os lideres e gestores estão sendo preparados | pt_BR |
dc.type | Dissertação | pt_BR |
dc.subject.keyword | Administração pública - Brasil | pt_BR |
dc.subject.keyword | Políticas públicas | pt_BR |
dc.subject.keyword | Integridade | pt_BR |
dc.subject.keyword | Liderança | pt_BR |
dc.rights.license | A concessão da licença deste item refere-se ao termo de autorização impresso assinado pelo autor com as seguintes condições: Na qualidade de titular dos direitos de autor da publicação, autorizo a Universidade de Brasília e o IBICT a disponibilizar por meio dos sites www.bce.unb.br, www.ibict.br, http://hercules.vtls.com/cgi-bin/ndltd/chameleon?lng=pt&skin=ndltd sem ressarcimento dos direitos autorais, de acordo com a Lei nº 9610/98, o texto integral da obra disponibilizada, conforme permissões assinaladas, para fins de leitura, impressão e/ou download, a título de divulgação da produção científica brasileira, a partir desta data. | pt_BR |
dc.description.abstract1 | The implementation of public integrity culture is still a topic little discussed academically,
especially with regard to the training and development of integrity leaders in the sphere of the
Federal Public Administration (FPA). The implementation of the necessary integrity
mechanisms, however, in addition to being a moral issue, is a socio-economic demand, as it
contributes to the sustainable development of the country, attracts investment, improves the
economy and makes the country more prosperous by improving the lives of all citizens.
Considering that the leader significantly affects the processes and results of a team, improving
the performance and effectiveness of the group and having an impact on the performance of the
organization as a whole, any initiative to implement or promote an organizational culture
invariably involves the figure of the leader as a catalyzing tool for cultural realignment. Based
on this premise, the present study aimed to identify whether managers and leaders of the Federal
Executive Branch are training themselves on the subject and feel prepared to implement a
culture of integrity before their work teams. Based on this premise, the purpose of this study
was to identify whether managers and leaders of the Federal Executive Branch are training
themselves on the subject and feel prepared to implement a culture of integrity within their
team. To this end, primary data was collected through the application of an electronic
questionnaire whose target audience was managers and leaders working in the ministerial
sphere of the Federal Public Administration (FPA). The secondary data used refers to data
available on government portals and panels, through active transparency and those made
available by the Comptroller General of the Union (CGU) and the National School of Public
Administration (Enap), through Fala.Br. Active transparency data supported the delimitation of
the research target audience and comparative analyses; the information obtained through
Fala.Br provided necessary elements relating to the training and development events for
integrity leaders promoted from 2018 to 2023 by the CGU as the central body of the Integrity,
Transparency and Access to Information System (SITAI) and by Enap, as the main responsible
for training FPA employees. Based on the results found, it was possible to verify that training
is a major challenge in the journey towards implementing a culture of integrity in the APF,
more specifically, with regard to the following aspects: i) the offering of training events that
cover the profiles specific and real needs of public leaders and managers is still reduced; ii) the
contents, strategies and teaching-learning methodologies do not address the unique challenges
of this segment; iii) lack of indicators to evaluate the effectiveness of training actions for
integrity leaders. Additionally, the data obtained indicated that training, culture and sponsorship
of senior management were perceived as factors that can influence initiatives in favor of public
integrity. | pt_BR |
dc.description.unidade | Faculdade UnB Planaltina (FUP) | pt_BR |
dc.description.ppg | Programa de Pós-Graduação em Gestão Pública, Mestrado Profissional | pt_BR |
Aparece nas coleções: | Teses, dissertações e produtos pós-doutorado
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