Skip navigation
Por favor, use este identificador para citar o enlazar este ítem: http://repositorio.unb.br/handle/10482/52084
Ficheros en este ítem:
Fichero Descripción Tamaño Formato  
2024_TalithaKumiSilva_DISSERT.pdf4,28 MBAdobe PDFVisualizar/Abrir
Título : Como nos percebemos na educação antirracista : uma experiência de formação com professoras/es de línguas
Autor : Silva, Talitha Kumi
Orientador(es):: Andrade, Mariana Rosa Mastrella de
Assunto:: Educação antirracista
Letramento racial
Educação linguística
Professores de línguas - formação
Fecha de publicación : 24-abr-2025
Citación : SILVA, Talitha Kumi. Como nos percebemos na educação antirracista: uma experiência de formação com professoras/es de línguas. 2024. 163 f., il. Dissertação (Mestrado em Linguística Aplicada) — Universidade de Brasília, Brasília, 2024.
Resumen : Esta pesquisa, que se assenta na área da Linguística Aplicada Crítica, tem como objetivo geral a formação de professores/as para uma educação linguística crítica, fundamentada na compreensão da formação racial do Brasil e suas implicações para a promoção de práxis antirracistas na educação. O tema se mostra relevante diante da necessidade de compreender a matriz colonial, descrita por Walsh (2010) como um sistema racial-classificatório e hierárquico, em que o modelo é o homem branco. A partir disso, problematiza o mito da democracia racial, que, conforme Gonzalez (2018), ainda gera consequências e sofrimento para o povo negro. Entende-se educação linguística crítica como uma pedagogia emancipatória que “possibilita repensar o mundo de alunos/as e professores/as, de uma forma que faça o arranjo para uma ação transformadora e que possibilite a mudança social” (Ferreira, 2006, p. 37). A perspectiva da pesquisa-formação com traços autoetnográficos embasa a metodologia deste estudo, pois, é uma pesquisa com viés colaborativo e crítico (Silvestre, 2016). Nesse contexto, por meio de um curso on-line intitulado “Raça e racismo no ensino de línguas”, destinado a professoras/es, são explorados temas relacionados à construção racial, às estruturas racistas presentes em nossa sociedade, bem como são propostas reflexões e práxis antirracistas para o ambiente escolar. Os resultados desta pesquisa apontam que o curso proporcionou um espaço seguro para participantes negros/as ressignificarem suas experiências de racismo vividas ao longo de suas vidas e uma oportunidade de reflexão crítica para participantes brancos/as sobre privilégio da branquitude no contexto educacional. O trabalho reafirma a importância de uma formação de professores/as para integrar o debate sobre raça e racismo na educação linguística.
Abstract: This research, grounded in the field of Critical Applied Linguistics, aims to train educators for critical language education. It is based on an understanding of Brazil’s racial formation and its implications for promoting antiracist praxis in education. The relevance of this topic lies in the need to comprehend the colonial matrix, described by Walsh (2010) as a racial-classificatory and hierarchical system that positions the white man as the model. From this perspective, it problematizes the myth of racial democracy, which, according to Gonzalez (2018), continues to produce consequences and suffering for Black people. Critical language education is understood as an emancipatory pedagogy that "enables students and educators to rethink their world in ways that arrange for transformative action and foster social change" (Ferreira, 2006, p. 37). The methodological framework of this study is based on research-formation with autoethnographic elements, characterized as collaborative and critical (Silvestre, 2016). In this context, an online course titled "Race and Racism in Language Teaching", designed for educators, explored themes related to racial construction, racist structures present in our society, and proposed reflections and antiracist praxis within the school environment. The findings indicate that the course provided a safe space for Black participants to reinterpret their experiences of racism throughout their lives and offered White participants an opportunity for critical reflection on whiteness privilege in educational settings. This work reaffirms the importance of teacher training to integrate the debate on race and racism into language education.
metadata.dc.description.unidade: Instituto de Letras (IL)
Departamento de Línguas Estrangeiras e Tradução (IL LET)
Descripción : Dissertação (mestrado) — Universidade de Brasília, Instituto de Letras, Departamento de Línguas Estrangeiras e Tradução, Programa de Pós-Graduação em Linguística Aplicada, 2024.
metadata.dc.description.ppg: Programa de Pós-Graduação em Linguística Aplicada
Licença:: A concessão da licença deste item refere-se ao termo de autorização impresso assinado pelo autor com as seguintes condições: Na qualidade de titular dos direitos de autor da publicação, autorizo a Universidade de Brasília e o IBICT a disponibilizar por meio dos sites www.unb.br, www.ibict.br, www.ndltd.org sem ressarcimento dos direitos autorais, de acordo com a Lei nº 9610/98, o texto integral da obra supracitada, conforme permissões assinaladas, para fins de leitura, impressão e/ou download, a título de divulgação da produção científica brasileira, a partir desta data.
Aparece en las colecciones: Teses, dissertações e produtos pós-doutorado

Mostrar el registro Dublin Core completo del ítem " class="statisticsLink btn btn-primary" href="/handle/10482/52084/statistics">



Los ítems de DSpace están protegidos por copyright, con todos los derechos reservados, a menos que se indique lo contrario.