http://repositorio.unb.br/handle/10482/52082
Fichier | Description | Taille | Format | |
---|---|---|---|---|
2024_RaiLuizMouraNevesCeriaco_DISSERT.pdf | 7,1 MB | Adobe PDF | Voir/Ouvrir |
Titre: | Reflexões sobre o trabalho com estudantes dos anos iniciais da educação básica a partir de narrativas de professores de espanhol como língua adicional |
Autre(s) titre(s): | Reflections on working with students in the early years of basic education based on the narratives of additional language teachers Reflexiones sobre el trabajo con estudiantes de los primeros años de la educación básica a partir de narrativas de profesores de lenguas adicionales |
Auteur(s): | Ceriaco, Raí Luiz Moura Neves |
Orientador(es):: | Alves, Janaína Soares de Oliveira |
Assunto:: | Educação infantil Língua espanhola - estudo e ensino Professores - formação continuada |
Date de publication: | 24-avr-2025 |
Data de defesa:: | 17-déc-2024 |
Référence bibliographique: | CERIACO, Raí Luiz Moura Neves. Reflexões sobre o trabalho com estudantes dos anos iniciais da educação básica a partir de narrativas de professores de espanhol como língua adicional. 2024 f., il. Dissertação (Mestrado em Linguística Aplicada) — Universidade de Brasília, Brasília, 2024. |
Résumé: | A presente pesquisa tem como objetivo, a partir de narrativas de professores de línguas, as estratégias mais indicadas para o ensino de Língua Adicional para crianças. Buscamos auxiliar docentes em formação e em serviço dispostos a atuarem com estudantes dos anos iniciais da Educação Básica a partir dos recursos utilizados em experiências exitosas. Para tanto, amparados nas teorias de Alarcão (2003), Almeida Filho (1993, 1997, 2000), Abrahão (1999), Byram (1997), Calle (2015), Rinaldi (2007, 2011), Hartmann (2010), Leffa (2001), Ortiz Álvarez (2006, 2015) procuramos compreender desde Línguas Adicionais até a especificidade do ensino e formação de ensino de língua adicional para crianças. Metodologicamente, trata-se de uma pesquisa de natureza qualitativa, utilizando também métodos de pesquisa bibliográfica e documental, que envolveu análise de textos, fotos e vídeos do acervo de um grupo de pesquisa da Universidade de Brasília; e narrativa, que analisou as respostas de entrevistas de nove professores de línguas, a francesa e a língua espanhola. A investigação foi realizada nessa mesma e em outra instituição de ensino, privada, com oferta de língua espanhola para crianças. Com isso, os resultados nos permitem concluir que os professores em formação e em serviço não se sentem preparados para dar aulas de línguas adicionais para crianças e que o compartilhamento das experiências de professores de línguas para crianças pode colaborar com a formação e prática docente de professores que queiram atuar nesta área de ensino. Também podemos afirmar que um período de ambientação dos futuros profissionais com o público infantil, antes das práticas docentes, ainda que se trate de uma impossibilidade, por conta da competitividade do mercado de trabalho, é relevante para, ao menos, fazer parte de ementas e programas de disciplinas nas graduações. Também podemos afirmar que algumas competências, a partir das análises feitas nas narrativas dos professores, como a estética, gramatical, implícita, sociocultural e teórico-prática se destacam mais que outras que outras e foram identificadas nas narrativas dos nove colaboradores, já outras competências foram identificadas em apenas alguns deles e ou sequer foram identificadas, provavelmente devido ao fato de serem crianças não-alfabetizadas. Também chegamos à conclusão de que algumas intervenções reais podem resolver a falta de disciplinas na área de ensino de línguas para crianças, como a inclusão de materiais bibliográficos relacionados ao ensino de línguas para este público nas ementas e/ou programas de disciplinas já existentes nas estruturas curriculares dos cursos, projetos de extensão, de iniciações científicas e pesquisas em geral, sejam institucionalizados e curriculizados. Por fim, pretendemos que essa pesquisa, além de colaborar com a formação e prática docente de professores de línguas, sirva como base para estruturação de cursos de formação continuada, autoinstrucionais e gratuitos, disponibilizados em plataformas de ensino à distância para que os professores já em serviço tenham a oportunidade de realizar esta capacitação na área do ensino de línguas para crianças. |
Abstract: | This research aims to identify, through the narratives of language teachers, the most effective strategies for teaching Additional Language to children. We seek to assist both pre-service and in-service teachers who are willing to work with students in the early years of Basic Education, drawing on resources utilized in successful experiences. To this end, supported by the theories of Alarcão (2003), Almeida Filho (1993, 1997, 2000), Abrahão (1999), Byram (1997), Calle (2015), Rinaldi (2007, 2011), Hartmann (2010), Leffa (2001), and Ortiz Álvarez (2006, 2015), we aim to understand the concept of Additional Languages and the specificities of teaching and training teachers for the instruction of additional languages to children. Methodologically, this is a qualitative research study that also employs bibliographic and documentary research methods, involving the analysis of texts, photographs, and videos from a research group archive at the University of Brasília, as well as narratives based on interviews with nine language teachers of French and Spanish. The study was conducted at this institution and another private institution offering Spanish language instruction for children. The results allow us to conclude that both pre-service and in-service teachers do not feel adequately prepared to teach additional languages to children, and that the sharing of experiences among language teachers working with children can contribute to the professional development and teaching practices of those who wish to work in this area. Furthermore, we can assert that an immersion period for future professionals with the child population, prior to their teaching practices, although often unfeasible due to the competitiveness of the job market, is important and should at least be incorporated into the curricula and course programs of teacher training programs. Additionally, we concluded that certain competencies, as identified in the teachers' narratives, such as aesthetic, grammatical, implicit, sociocultural, and theoretical-practical competencies, stand out more than others and were evident in the narratives of the nine participants. Other competencies were identified in only some of the teachers or were not identified at all, likely due to the children being non-literate. We also concluded that some real interventions can address the lack of subjects in the field of language teaching for children, such as the inclusion of bibliographic materials related to language teaching for this audience in the syllabi and/or programs of existing courses within the curriculum structures of degree programs, extension projects, scientific initiation projects, and research in general, which should be institutionalized and integrated into the curriculum. Finally, we aim for this research, in addition to contributing to the training and teaching practice of language teachers, to serve as a foundation for the development of continuous education courses, self-instructional and free, made available on distance learning platforms so that teachers already in service have the opportunity to take this training in the area of language teaching for children. |
Resumen: | Esta investigación tiene como objetivo, a partir de las narrativas de profesores de lenguas, identificar las estrategias más indicadas para la enseñanza de Lengua Adicional a niños. Buscamos apoyar a los docentes en formación y en servicio interesados en trabajar con estudiantes de los primeros años de la Educación Básica, basándonos en los recursos utilizados en experiencias exitosas. Para ello, respaldados en las teorías de Alarcão (2003), Almeida Filho (1993, 1997, 2000), Abrahão (1999), Byram (1997), Calle (2015), Rinaldi (2007, 2011), Hartmann (2010), Leffa (2001), Ortiz Álvarez (2006, 2015), procuramos comprender tanto el concepto de Lenguas Adicionales como la especificidad de la enseñanza y formación en la enseñanza de lengua adicional para niños. Metodológicamente, se trata de una investigación de naturaleza cualitativa, que también utiliza métodos de investigación bibliográfica y documental, e incluye el análisis de textos, fotos y videos del archivo de un grupo de investigación de la Universidad de Brasilia; y de narrativas, que analiza las respuestas de entrevistas a nueve profesores de lenguas, de francés y de español. La investigación se llevó a cabo en esta misma institución y en otra institución educativa privada, que ofrece lengua española para niños. Así, los resultados nos permiten concluir que los profesores en formación y en servicio no se sienten preparados para enseñar lenguas adicionales a niños y que el intercambio de experiencias de profesores de lenguas para niños puede colaborar con la formación y la práctica docente de aquellos que deseen trabajar en esta área de la enseñanza. También podemos afirmar que un periodo de ambientación de los futuros profesionales con el público infantil, antes de las prácticas docentes, aunque se trate de una imposibilidad debido a la competitividad del mercado laboral, es relevante para ser al menos parte de los planes de estudios y programas de asignaturas en las carreras de formación docente. Además, podemos concluir que algunas competencias, según el análisis de las narrativas de los profesores, como las competencias estéticas, gramaticales, implícitas, socioculturales y teórico-prácticas, se destacan más que otras, y fueron identificadas en las narrativas de los nueve colaboradores; otras competencias fueron identificadas en solo algunos de ellos o incluso no fueron identificadas, probablemente debido a que se trataba de niños no alfabetizados. También llegamos a la conclusión de que algunas intervenciones reales pueden resolver la falta de asignaturas en el área de enseñanza de lenguas para niños, como la inclusión de materiales bibliográficos relacionados con la enseñanza de lenguas para este público en los programas y/o temarios de asignaturas ya existentes en las estructuras curriculares de los cursos, proyectos de extensión, de iniciaciones científicas y de investigación en general, que deben ser institucionalizados e integrados en el currículo. Finalmente, esperamos que esta investigación, además de colaborar con la formación y práctica docente de los profesores de lenguas, sirva como base para la estructuración de cursos de formación continua, autodidactas y gratuitos, disponibles en plataformas de enseñanza a distancia, para que los profesores en ejercicio tengan la oportunidad de realizar esta capacitación en el área de enseñanza de lenguas para niños. |
metadata.dc.description.unidade: | Instituto de Letras (IL) Departamento de Línguas Estrangeiras e Tradução (IL LET) |
Description: | Dissertação (mestrado) — Universidade de Brasília, Instituto de Letras, Departamento de Línguas Estrangeiras e Tradução, Programa de Pós-Graduação em Linguística Aplicada, 2023. |
metadata.dc.description.ppg: | Programa de Pós-Graduação em Linguística Aplicada |
Licença:: | A concessão da licença deste item refere-se ao termo de autorização impresso assinado pelo autor com as seguintes condições: Na qualidade de titular dos direitos de autor da publicação, autorizo a Universidade de Brasília e o IBICT a disponibilizar por meio dos sites www.unb.br, www.ibict.br, www.ndltd.org sem ressarcimento dos direitos autorais, de acordo com a Lei nº 9610/98, o texto integral da obra supracitada, conforme permissões assinaladas, para fins de leitura, impressão e/ou download, a título de divulgação da produção científica brasileira, a partir desta data. |
Collection(s) : | Teses, dissertações e produtos pós-doutorado |
Tous les documents dans DSpace sont protégés par copyright, avec tous droits réservés.