Élément Dublin Core | Valeur | Langue |
dc.contributor.advisor | Alves, Janaína Soares de Oliveira | - |
dc.contributor.author | Ceriaco, Raí Luiz Moura Neves | - |
dc.date.accessioned | 2025-04-24T11:24:34Z | - |
dc.date.available | 2025-04-24T11:24:34Z | - |
dc.date.issued | 2025-04-24 | - |
dc.date.submitted | 2024-12-17 | - |
dc.identifier.citation | CERIACO, Raí Luiz Moura Neves. Reflexões sobre o trabalho com estudantes dos anos iniciais da educação básica a partir de narrativas de professores de espanhol como língua adicional. 2024 f., il. Dissertação (Mestrado em Linguística Aplicada) — Universidade de Brasília, Brasília, 2024. | pt_BR |
dc.identifier.uri | http://repositorio.unb.br/handle/10482/52082 | - |
dc.description | Dissertação (mestrado) — Universidade de Brasília, Instituto de Letras, Departamento de Línguas Estrangeiras e Tradução, Programa de Pós-Graduação em Linguística Aplicada, 2023. | pt_BR |
dc.description.abstract | A presente pesquisa tem como objetivo, a partir de narrativas de professores de línguas, as
estratégias mais indicadas para o ensino de Língua Adicional para crianças. Buscamos
auxiliar docentes em formação e em serviço dispostos a atuarem com estudantes dos anos
iniciais da Educação Básica a partir dos recursos utilizados em experiências exitosas. Para
tanto, amparados nas teorias de Alarcão (2003), Almeida Filho (1993, 1997, 2000), Abrahão
(1999), Byram (1997), Calle (2015), Rinaldi (2007, 2011), Hartmann (2010), Leffa (2001),
Ortiz Álvarez (2006, 2015) procuramos compreender desde Línguas Adicionais até a
especificidade do ensino e formação de ensino de língua adicional para crianças.
Metodologicamente, trata-se de uma pesquisa de natureza qualitativa, utilizando também
métodos de pesquisa bibliográfica e documental, que envolveu análise de textos, fotos e
vídeos do acervo de um grupo de pesquisa da Universidade de Brasília; e narrativa, que
analisou as respostas de entrevistas de nove professores de línguas, a francesa e a língua
espanhola. A investigação foi realizada nessa mesma e em outra instituição de ensino,
privada, com oferta de língua espanhola para crianças. Com isso, os resultados nos permitem
concluir que os professores em formação e em serviço não se sentem preparados para dar
aulas de línguas adicionais para crianças e que o compartilhamento das experiências de
professores de línguas para crianças pode colaborar com a formação e prática docente de
professores que queiram atuar nesta área de ensino. Também podemos afirmar que um
período de ambientação dos futuros profissionais com o público infantil, antes das práticas
docentes, ainda que se trate de uma impossibilidade, por conta da competitividade do
mercado de trabalho, é relevante para, ao menos, fazer parte de ementas e programas de
disciplinas nas graduações. Também podemos afirmar que algumas competências, a partir das
análises feitas nas narrativas dos professores, como a estética, gramatical, implícita,
sociocultural e teórico-prática se destacam mais que outras que outras e foram identificadas
nas narrativas dos nove colaboradores, já outras competências foram identificadas em apenas
alguns deles e ou sequer foram identificadas, provavelmente devido ao fato de serem crianças
não-alfabetizadas. Também chegamos à conclusão de que algumas intervenções reais podem
resolver a falta de disciplinas na área de ensino de línguas para crianças, como a inclusão de materiais bibliográficos relacionados ao ensino de línguas para este público nas ementas e/ou
programas de disciplinas já existentes nas estruturas curriculares dos cursos, projetos de
extensão, de iniciações científicas e pesquisas em geral, sejam institucionalizados e
curriculizados. Por fim, pretendemos que essa pesquisa, além de colaborar com a formação e
prática docente de professores de línguas, sirva como base para estruturação de cursos de
formação continuada, autoinstrucionais e gratuitos, disponibilizados em plataformas de
ensino à distância para que os professores já em serviço tenham a oportunidade de realizar
esta capacitação na área do ensino de línguas para crianças. | pt_BR |
dc.language.iso | por | pt_BR |
dc.rights | Acesso Aberto | pt_BR |
dc.title | Reflexões sobre o trabalho com estudantes dos anos iniciais da educação básica a partir de narrativas de professores de espanhol como língua adicional | pt_BR |
dc.title.alternative | Reflections on working with students in the early years of basic education based on the narratives of additional language teachers | pt_BR |
dc.title.alternative | Reflexiones sobre el trabajo con estudiantes de los primeros años de la educación básica a partir de narrativas de profesores de lenguas adicionales | pt_BR |
dc.type | Dissertação | pt_BR |
dc.subject.keyword | Educação infantil | pt_BR |
dc.subject.keyword | Língua espanhola - estudo e ensino | pt_BR |
dc.subject.keyword | Professores - formação continuada | pt_BR |
dc.rights.license | A concessão da licença deste item refere-se ao termo de autorização impresso assinado pelo autor com as seguintes condições: Na qualidade de titular dos direitos de autor da publicação, autorizo a Universidade de Brasília e o IBICT a disponibilizar por meio dos sites www.unb.br, www.ibict.br, www.ndltd.org sem ressarcimento dos direitos autorais, de acordo com a Lei nº 9610/98, o texto integral da obra supracitada, conforme permissões assinaladas, para fins de leitura, impressão e/ou download, a título de divulgação da produção científica brasileira, a partir desta data. | pt_BR |
dc.description.abstract1 | This research aims to identify, through the narratives of language teachers, the most effective
strategies for teaching Additional Language to children. We seek to assist both pre-service
and in-service teachers who are willing to work with students in the early years of Basic
Education, drawing on resources utilized in successful experiences. To this end, supported by
the theories of Alarcão (2003), Almeida Filho (1993, 1997, 2000), Abrahão (1999), Byram
(1997), Calle (2015), Rinaldi (2007, 2011), Hartmann (2010), Leffa (2001), and Ortiz
Álvarez (2006, 2015), we aim to understand the concept of Additional Languages and the
specificities of teaching and training teachers for the instruction of additional languages to
children. Methodologically, this is a qualitative research study that also employs
bibliographic and documentary research methods, involving the analysis of texts,
photographs, and videos from a research group archive at the University of Brasília, as well
as narratives based on interviews with nine language teachers of French and Spanish. The
study was conducted at this institution and another private institution offering Spanish
language instruction for children. The results allow us to conclude that both pre-service and
in-service teachers do not feel adequately prepared to teach additional languages to children,
and that the sharing of experiences among language teachers working with children can
contribute to the professional development and teaching practices of those who wish to work
in this area. Furthermore, we can assert that an immersion period for future professionals with
the child population, prior to their teaching practices, although often unfeasible due to the
competitiveness of the job market, is important and should at least be incorporated into the
curricula and course programs of teacher training programs. Additionally, we concluded that
certain competencies, as identified in the teachers' narratives, such as aesthetic, grammatical,
implicit, sociocultural, and theoretical-practical competencies, stand out more than others and
were evident in the narratives of the nine participants. Other competencies were identified in
only some of the teachers or were not identified at all, likely due to the children being
non-literate. We also concluded that some real interventions can address the lack of subjects
in the field of language teaching for children, such as the inclusion of bibliographic materials
related to language teaching for this audience in the syllabi and/or programs of existing courses within the curriculum structures of degree programs, extension projects, scientific
initiation projects, and research in general, which should be institutionalized and integrated
into the curriculum. Finally, we aim for this research, in addition to contributing to the
training and teaching practice of language teachers, to serve as a foundation for the
development of continuous education courses, self-instructional and free, made available on
distance learning platforms so that teachers already in service have the opportunity to take
this training in the area of language teaching for children. | pt_BR |
dc.description.abstract2 | Esta investigación tiene como objetivo, a partir de las narrativas de profesores de lenguas,
identificar las estrategias más indicadas para la enseñanza de Lengua Adicional a niños.
Buscamos apoyar a los docentes en formación y en servicio interesados en trabajar con
estudiantes de los primeros años de la Educación Básica, basándonos en los recursos
utilizados en experiencias exitosas. Para ello, respaldados en las teorías de Alarcão (2003),
Almeida Filho (1993, 1997, 2000), Abrahão (1999), Byram (1997), Calle (2015), Rinaldi
(2007, 2011), Hartmann (2010), Leffa (2001), Ortiz Álvarez (2006, 2015), procuramos
comprender tanto el concepto de Lenguas Adicionales como la especificidad de la enseñanza
y formación en la enseñanza de lengua adicional para niños. Metodológicamente, se trata de
una investigación de naturaleza cualitativa, que también utiliza métodos de investigación
bibliográfica y documental, e incluye el análisis de textos, fotos y videos del archivo de un
grupo de investigación de la Universidad de Brasilia; y de narrativas, que analiza las
respuestas de entrevistas a nueve profesores de lenguas, de francés y de español. La
investigación se llevó a cabo en esta misma institución y en otra institución educativa
privada, que ofrece lengua española para niños. Así, los resultados nos permiten concluir que
los profesores en formación y en servicio no se sienten preparados para enseñar lenguas
adicionales a niños y que el intercambio de experiencias de profesores de lenguas para niños
puede colaborar con la formación y la práctica docente de aquellos que deseen trabajar en
esta área de la enseñanza. También podemos afirmar que un periodo de ambientación de los
futuros profesionales con el público infantil, antes de las prácticas docentes, aunque se trate
de una imposibilidad debido a la competitividad del mercado laboral, es relevante para ser al
menos parte de los planes de estudios y programas de asignaturas en las carreras de
formación docente. Además, podemos concluir que algunas competencias, según el análisis
de las narrativas de los profesores, como las competencias estéticas, gramaticales, implícitas,
socioculturales y teórico-prácticas, se destacan más que otras, y fueron identificadas en las
narrativas de los nueve colaboradores; otras competencias fueron identificadas en solo
algunos de ellos o incluso no fueron identificadas, probablemente debido a que se trataba de
niños no alfabetizados. También llegamos a la conclusión de que algunas intervenciones reales pueden resolver la falta de asignaturas en el área de enseñanza de lenguas para niños,
como la inclusión de materiales bibliográficos relacionados con la enseñanza de lenguas para
este público en los programas y/o temarios de asignaturas ya existentes en las estructuras
curriculares de los cursos, proyectos de extensión, de iniciaciones científicas y de
investigación en general, que deben ser institucionalizados e integrados en el currículo.
Finalmente, esperamos que esta investigación, además de colaborar con la formación y
práctica docente de los profesores de lenguas, sirva como base para la estructuración de
cursos de formación continua, autodidactas y gratuitos, disponibles en plataformas de
enseñanza a distancia, para que los profesores en ejercicio tengan la oportunidad de realizar
esta capacitación en el área de enseñanza de lenguas para niños. | pt_BR |
dc.description.unidade | Instituto de Letras (IL) | pt_BR |
dc.description.unidade | Departamento de Línguas Estrangeiras e Tradução (IL LET) | pt_BR |
dc.description.ppg | Programa de Pós-Graduação em Linguística Aplicada | pt_BR |
Collection(s) : | Teses, dissertações e produtos pós-doutorado
|