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Título: Interações espaciais na rede do Instituto Federal do Norte de Minas Gerais : singularidades regionais e seus contrastes
Autor(es): Ribeiro, Fabrício Silva
Orientador(es): Araújo Sobrinho, Fernando Luiz
Assunto: Ensino técnico
Instituto Federal de Educação, Ciência e Tecnologia do Norte de Minas Gerais
Políticas públicas
Rede urbana
Data de publicação: 22-Abr-2025
Referência: RIBEIRO, Fabrício Silva. Interações espaciais na rede do Instituto Federal do Norte de Minas Gerais: singularidades regionais e seus contrastes. 2024. 233 f., il. Tese (Doutorado em Geografia) — Universidade de Brasília, Brasília, 2024.
Resumo: Dentre as principais políticas de educação, a constituição e expansão da Rede Federal de Educação Profissional e Tecnológica se destaca pelo atendimento da demanda por interiorização do ensino técnico nos espaços rurais e urbanos. Desta forma, é fundamental analisar as interações espaciais da rede dos institutos federais de educação profissional e tecnológica como estratégia política de diminuição das desigualdades em regiões historicamente marcadas pela pobreza. Partindo da perspectiva conceitual que atesta a essencialidade da rede urbana de cidades aos processos de desenvolvimento local, analisamos a implementação do Instituto Federal de Educação, Ciência e Tecnologia do Norte de Minas Gerais – IFNMG com o objetivo de analisar as interações espaciais da rede do IFNMG por meio da implantação dos seus campi e as lógicas de centralização em suas regiões de influência, como uma forma de política de enfrentamento das desigualdades regionais e de desenvolvimento numa região considerada com a maior concentração de pobreza no território mineiro. Diante do contexto exposto, a abordagem metodológica teve como percurso a pesquisa de campo, articulada a pesquisa documental com realização de entrevistas, com posterior análise e tratamento das informações na perspectiva da representação cartográfica. Dentre as constatações, destacamos que rede de cidades da região de influência do IFNMG a partir de suas singularidades e/ou contrastes, definiu o modo de se pensar, por exemplo, na escolha e ofertas de cursos em diversas modalidades (Educação Profissional Técnica e Tecnológica de Nível Médio e Superior) a partir da perspectiva local de serviços oferecidos (saúde, comércio e educação). A oferta de formação profissional pela rede do IFNMG impactou no desenvolvimento da oferta de serviços, apesar de um padrão de oferta de cursos distintos das potencialidades regionais e sem o atendimento dos objetivos e expectativas das comunidades locais. Nessa perspectiva, sugere-se uma nova regionalização e reorganização da área de influência do IFNMG nas Regiões Geográficas Intermediárias de Montes Claros, Teófilo Otoni, Patos de Minas e Belo Horizonte, atentando-se para as interações espaciais e a conexão entre todas as cidades e os campi instalados do IFNMG, através das relações de dependência e deslocamento na busca de bens, prestação de serviços e trabalho.
Abstract: Among the central education policies, the creation and expansion of the Federal Network of Professional and Technological Education stand out for meeting the demand for internalizing technical education in rural and urban spaces in Brazil. Therefore, it is crucial to analyze the spatial interactions of the network of federal institutes of professional and technological education as a political strategy to reduce inequalities in regions historically marked by poverty. Starting from the conceptual perspective that recognizes the essentiality of the urban network for local development processes, we analyze the implementation of the Federal Institute of Education, Science, and Technology of the North of Minas Gerais – IFNMG, aiming to analyze the spatial interactions of the IFNMG network through the implementation of its campuses and the logic of centralization in its regions of influence. This is presented as a strategy to combat regional inequalities and promote development in a region considered to have the highest concentration of poverty in Minas Gerais. In this context, the methodological approach involved field research, documentary research with interviews, and subsequent analysis and processing of information from the perspective of cartographic representation. Among the findings, we highlight that the network of cities in the region of influence of the IFNMG, considering its singularities and/or contrasts, determined the approach in choosing and offering courses in various modalities (Technical and Technological Professional Education at the Secondary, Higher) based on the local perspective of services offered (health, commerce, and education). The provision of professional training by the IFNMG network impacted the development of service provision despite a pattern of offering courses different from regional potentials and without meeting the objectives and expectations of local communities. From this perspective, we suggest a new regionalization and reorganization of the area of influence of the IFNMG in the Intermediate Geographic Regions of Montes Claros, Teófilo Otoni, Patos de Minas, and Belo Horizonte, considering spatial interactions and the connection between all cities and the established campuses of IFNMG, through relationships of dependence and displacement in the search for goods, provision of services, and work.
Unidade Acadêmica: Instituto de Ciências Humanas (ICH)
Departamento de Geografia (ICH GEA)
Informações adicionais: Tese (doutorado) — Universidade de Brasília, Instituto de Ciências Humanas, Departamento de Geografia, Programa de Pós-Graduação em Geografia, 2024.
Programa de pós-graduação: Programa de Pós-Graduação em Geografia
Licença: A concessão da licença deste item refere-se ao termo de autorização impresso assinado pelo autor com as seguintes condições: Na qualidade de titular dos direitos de autor da publicação, autorizo a Universidade de Brasília e o IBICT a disponibilizar por meio dos sites www.unb.br, www.ibict.br, www.ndltd.org sem ressarcimento dos direitos autorais, de acordo com a Lei nº 9610/98, o texto integral da obra supracitada, conforme permissões assinaladas, para fins de leitura, impressão e/ou download, a título de divulgação da produção científica brasileira, a partir desta data.
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