Élément Dublin Core | Valeur | Langue |
dc.contributor.advisor | Araújo Sobrinho, Fernando Luiz | - |
dc.contributor.author | Ribeiro, Fabrício Silva | - |
dc.date.accessioned | 2025-04-22T17:39:28Z | - |
dc.date.available | 2025-04-22T17:39:28Z | - |
dc.date.issued | 2025-04-22 | - |
dc.date.submitted | 2024-09-09 | - |
dc.identifier.citation | RIBEIRO, Fabrício Silva. Interações espaciais na rede do Instituto Federal do Norte de Minas Gerais: singularidades regionais e seus contrastes. 2024. 233 f., il. Tese (Doutorado em Geografia) — Universidade de Brasília, Brasília, 2024. | pt_BR |
dc.identifier.uri | http://repositorio.unb.br/handle/10482/52072 | - |
dc.description | Tese (doutorado) — Universidade de Brasília, Instituto de Ciências Humanas, Departamento de Geografia, Programa de Pós-Graduação em Geografia, 2024. | pt_BR |
dc.description.abstract | Dentre as principais políticas de educação, a constituição e expansão da Rede Federal de
Educação Profissional e Tecnológica se destaca pelo atendimento da demanda por
interiorização do ensino técnico nos espaços rurais e urbanos. Desta forma, é fundamental
analisar as interações espaciais da rede dos institutos federais de educação profissional e
tecnológica como estratégia política de diminuição das desigualdades em regiões
historicamente marcadas pela pobreza. Partindo da perspectiva conceitual que atesta a
essencialidade da rede urbana de cidades aos processos de desenvolvimento local, analisamos
a implementação do Instituto Federal de Educação, Ciência e Tecnologia do Norte de Minas
Gerais – IFNMG com o objetivo de analisar as interações espaciais da rede do IFNMG por
meio da implantação dos seus campi e as lógicas de centralização em suas regiões de influência,
como uma forma de política de enfrentamento das desigualdades regionais e de
desenvolvimento numa região considerada com a maior concentração de pobreza no território
mineiro. Diante do contexto exposto, a abordagem metodológica teve como percurso a pesquisa
de campo, articulada a pesquisa documental com realização de entrevistas, com posterior
análise e tratamento das informações na perspectiva da representação cartográfica. Dentre as
constatações, destacamos que rede de cidades da região de influência do IFNMG a partir de
suas singularidades e/ou contrastes, definiu o modo de se pensar, por exemplo, na escolha e
ofertas de cursos em diversas modalidades (Educação Profissional Técnica e Tecnológica de
Nível Médio e Superior) a partir da perspectiva local de serviços oferecidos (saúde, comércio e
educação). A oferta de formação profissional pela rede do IFNMG impactou no
desenvolvimento da oferta de serviços, apesar de um padrão de oferta de cursos distintos das
potencialidades regionais e sem o atendimento dos objetivos e expectativas das comunidades
locais. Nessa perspectiva, sugere-se uma nova regionalização e reorganização da área de
influência do IFNMG nas Regiões Geográficas Intermediárias de Montes Claros, Teófilo Otoni,
Patos de Minas e Belo Horizonte, atentando-se para as interações espaciais e a conexão entre
todas as cidades e os campi instalados do IFNMG, através das relações de dependência e
deslocamento na busca de bens, prestação de serviços e trabalho. | pt_BR |
dc.language.iso | por | pt_BR |
dc.rights | Acesso Aberto | pt_BR |
dc.title | Interações espaciais na rede do Instituto Federal do Norte de Minas Gerais : singularidades regionais e seus contrastes | pt_BR |
dc.type | Tese | pt_BR |
dc.subject.keyword | Ensino técnico | pt_BR |
dc.subject.keyword | Instituto Federal de Educação, Ciência e Tecnologia do Norte de Minas Gerais | pt_BR |
dc.subject.keyword | Políticas públicas | pt_BR |
dc.subject.keyword | Rede urbana | pt_BR |
dc.rights.license | A concessão da licença deste item refere-se ao termo de autorização impresso assinado pelo autor com as seguintes condições: Na qualidade de titular dos direitos de autor da publicação, autorizo a Universidade de Brasília e o IBICT a disponibilizar por meio dos sites www.unb.br, www.ibict.br, www.ndltd.org sem ressarcimento dos direitos autorais, de acordo com a Lei nº 9610/98, o texto integral da obra supracitada, conforme permissões assinaladas, para fins de leitura, impressão e/ou download, a título de divulgação da produção científica brasileira, a partir desta data. | pt_BR |
dc.description.abstract1 | Among the central education policies, the creation and expansion of the Federal Network of
Professional and Technological Education stand out for meeting the demand for internalizing
technical education in rural and urban spaces in Brazil. Therefore, it is crucial to analyze the
spatial interactions of the network of federal institutes of professional and technological
education as a political strategy to reduce inequalities in regions historically marked by poverty.
Starting from the conceptual perspective that recognizes the essentiality of the urban network
for local development processes, we analyze the implementation of the Federal Institute of
Education, Science, and Technology of the North of Minas Gerais – IFNMG, aiming to analyze
the spatial interactions of the IFNMG network through the implementation of its campuses and
the logic of centralization in its regions of influence. This is presented as a strategy to combat
regional inequalities and promote development in a region considered to have the highest
concentration of poverty in Minas Gerais. In this context, the methodological approach involved
field research, documentary research with interviews, and subsequent analysis and processing
of information from the perspective of cartographic representation. Among the findings, we
highlight that the network of cities in the region of influence of the IFNMG, considering its
singularities and/or contrasts, determined the approach in choosing and offering courses in
various modalities (Technical and Technological Professional Education at the Secondary,
Higher) based on the local perspective of services offered (health, commerce, and education).
The provision of professional training by the IFNMG network impacted the development of
service provision despite a pattern of offering courses different from regional potentials and
without meeting the objectives and expectations of local communities. From this perspective,
we suggest a new regionalization and reorganization of the area of influence of the IFNMG in
the Intermediate Geographic Regions of Montes Claros, Teófilo Otoni, Patos de Minas, and
Belo Horizonte, considering spatial interactions and the connection between all cities and the
established campuses of IFNMG, through relationships of dependence and displacement in the
search for goods, provision of services, and work. | pt_BR |
dc.description.unidade | Instituto de Ciências Humanas (ICH) | pt_BR |
dc.description.unidade | Departamento de Geografia (ICH GEA) | pt_BR |
dc.description.ppg | Programa de Pós-Graduação em Geografia | pt_BR |
Collection(s) : | Teses, dissertações e produtos pós-doutorado
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