http://repositorio.unb.br/handle/10482/52037
Arquivo | Descrição | Tamanho | Formato | |
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2024_MarleideBarbosaDeSousaRios_TESE.pdf | 2,6 MB | Adobe PDF | Visualizar/Abrir |
Título: | Educação popular e pedagogia freiriana na formação política de sujeitos do campo, da floresta e das águas, na Escola Nacional de Formação da Contag (ENFOC) |
Autor(es): | Rios, Marleide Barbosa de Sousa |
Orientador(es): | Rêses, Erlando da Silva |
Assunto: | Educação popular Movimentos sociais Educação do campo Pedagogia Freireana |
Data de publicação: | 10-Abr-2025 |
Data de defesa: | 18-Dez-2024 |
Referência: | RIOS, Marleide Barbosa de Sousa. Educação popular e pedagogia freiriana na formação política de sujeitos do campo, da floresta e das águas, na Escola Nacional de Formação da Contag (ENFOC). 2024. 177 f., il. Tese (Doutorado em Educação) — Universidade de Brasília, Brasília, 2024. |
Resumo: | Esta pesquisa tem como objeto as práticas educativas desenvolvidas pela Escola Nacional de Formação da CONTAG (ENFOC), uma instituição organicamente vinculada à Confederação Nacional dos Trabalhadores Rurais Agricultores e Agricultoras Familiares (CONTAG), organização sindical nacional do campo cuja base é composta por trabalhadores rurais agricultores e agricultoras familiares que compõem o Movimento Sindical de Trabalhadores e Trabalhadoras Rurais (MSTTR). O objetivo deste estudo foi analisar a experiência da ENFOC, seus fundamentos teórico-epistemológicos na formação política de sujeitos do campo, da floresta e das águas, e sua relação com a pedagogia de Paulo Freire. A metodologia utilizada foi a pesquisa participante, pois permite uma convergência entre a observação participante e a Educação Popular, caracterizada pela interação entre pesquisadora e sujeitos da investigação, atendendo, em especial, às necessidades de populações socialmente vulneráveis. A pesquisa adotou uma abordagem qualitativa para compreensão dos contextos sociais e dos sujeitos de pesquisa: educadoras e educadores populares que desenvolveram e disseminaram criativamente os processos formativos. Envolveu também uma revisão bibliográfica e documental para estabelecer as bases do estudo. A pesquisa abrangeu o período de 2006 a 2022, correspondente a um ciclo de 16 anos de formação política conduzida pela ENFOC. Este estudo partiu do pressuposto de que a ENFOC, uma escola de formação política, está enraizada na Educação Popular, na Educação do Campo e na pedagogia de Paulo Freire, destinada aos sujeitos do campo, da floresta e das águas, grupos historicamente marginalizados nos contextos sociais, políticos, econômicos e culturais. Essas realidades evidenciam a necessidade de luta coletiva para a conquista de direitos e práticas educativas articuladas com diferentes realidades, espaços, linguagens, tempos e culturas. Além disso, a pesquisa busca entender como as práticas educativas podem se desenvolver por meio de dinâmicas alternativas nos movimentos sociais e sindicais, com ênfase na educação como processo de formação humana e na formação dos sujeitos da ação educativa. A principal observação de campo ocorreu durante o 6º Encontro Nacional de Formação (ENAFOR), realizado em maio de 2022, uma iniciativa de formação organizada pela CONTAG, federações e sindicatos. O processo pedagógico-metodológico foi construído pela Rede de Educadores e Educadoras Populares da ENFOC. Os resultados deste trabalho contribuem para (re)orientar ações estratégicas em relação a práticas educativas desenvolvidas em outros contextos, particularmente relevantes para os sujeitos do campo, da floresta e das águas, por ofertar uma análise crítica dessa experiência de Educação Popular, articulada pelo movimento sindical do campo. Os achados também ampliam a compreensão das estratégicas pedagógicas e metodológicas da ENFOC para a formação política e reconhecem a Educação Popular como uma prática social, política, educativa e pedagógica, sendo parte integrante do processo de mobilização e organização popular. |
Abstract: | This research focuses on the educational practices developed by the National Training School of CONTAG (ENFOC), an institution organically linked to the National Confederation of Rural Family Farmers (CONTAG), a national rural trade union organization base comprised of rural workers and family farmers who are part of the Rural Workers' Union Movement (MSTTR). The objective of this study was to analyze ENFOC´s experience, its theoretical-epistemological foundations in the political education of individuals from rural, forest, and water-based communities, and its relationship with Paulo Freire's pedagogy. The methodology employed was participant research, which allows for a convergence between participant observation and Popular Education. This approach is characterized by the interaction between the researcher and the subjects of the investigation, particularly addressing the needs of socially vulnerable populations. The study adopted a qualitative approach to understand the social contexts and research subjects: popular educators who creatively developed and disseminated training processes. The research also involved a bibliographical and documentary review to establish the foundational bases on the study. The research covered the period from 2006 to 2022, corresponding to a 16-year cycle of political training conducted by ENFOC. The study operates on the premise that ENFOC, as a school of political formation, is rooted in Popular Education, Rural Education, and Paulo Freire's pedagogy. It is directed at individuals from rural, forest, and water-based, groups historically marginalized in social, political, economic, and cultural contexts. These realities highlight the need for a collective struggle to achieve rights and educational practices aligned with different realities, spaces, languages, times, and cultures. Additionally, the research seeks to understand how educational practices can develop through alternative dynamics within social and union movements, emphasizing education as a process of human formation and the development of individuals involved in educational action. The primary field observation took place during the 6th National Training Meeting (ENAFOR) in May 2022, a training initiative organized by CONTAG, federations and unions. The pedagogical-methodological process was developed by the ENFOC´s Network of Popular Educators. The results of this study contribute to (re)orientation of strategic actions concerning educational practices in other contexts. They are particularly relevant for individuals from rural, forest, and the water-based communities, offering a critical analysis of this Popular Education experience as articulated by the rural union movement. The findings also enhance understanding of ENFOC's pedagogical and methodological strategies for political training and recognize Popular Education as a social, political, educational, and pedagogical practice as integral to the process of popular mobilization and organization. |
Unidade Acadêmica: | Faculdade de Educação (FE) |
Informações adicionais: | Tese (doutorado) — Universidade de Brasília, Faculdade de Educação, Programa de Pós-Graduação em Educação, 2024. |
Programa de pós-graduação: | Programa de Pós-Graduação em Educação |
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Aparece nas coleções: | Teses, dissertações e produtos pós-doutorado |
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