http://repositorio.unb.br/handle/10482/52029
Fichero | Descripción | Tamaño | Formato | |
---|---|---|---|---|
2024_FernandaSilvaSouzaAzevedo_DISSERT.pdf | 1,1 MB | Adobe PDF | Visualizar/Abrir |
Título : | Alunos altamente habilidosos e a possível contribuição do atendimento educacional especializado para a aprendizagem escolar |
Autor : | Azevedo, Fernanda Silva Souza |
Orientador(es):: | Nunes, Alia Maria Barrios González |
Assunto:: | Altas habilidades/superdotação Desempenho escolar Educação especial Inclusão escolar |
Fecha de publicación : | 8-abr-2025 |
Data de defesa:: | 18-dic-2024 |
Citación : | AZEVEDO, Fernanda Silva Souza. Alunos altamente habilidosos e a possível contribuição do atendimento educacional especializado para a aprendizagem escolar. 2024. 122 f., il. Dissertação (Mestrado Profissional em Educação) - Universidade de Brasília, Brasília, 2024. |
Resumen : | O presente projeto de pesquisa se propos a analisar por meio de uma pesquisa de campo com abordagem qualitativa a possível contribuição do atendimento educacional especializado para a aprendizagem escolar no ensino regular da Educação Básica, de um grupo de alunos identificados com comportamentos de Altas Habilidades/Superdotação e sendo atendidos em sala de recursos para Altas Habilidades. Pretendeu-se conhecer o universo deste atendimento e suas práticas, visando a difusão da importância do atendimento especializado de alunos com comportamentos de Altas Habilidades/Superdotação, como uma das ferramentas pedagógicas que contribuiu para uma boa aprendizagem escolar no ensino regular. Com as informações obtidas nessa pesquisa ilustramos, por meio de um e-book, possibilidades de práticas docente, que dizem respeito ao atendimento de estudantes com Altas Habilidades/Superdotação com intervenções adequadas, oportunizando a inclusão desses estudantes na sala de ensino regular. A pesquisa mostrou que o AEE para altas habilidades/superdotação, influenciou na aprendizagem no ensino regular, bem como nos aspectos socioemocionais. Viu-se que a inclusão dos alunos com altas habilidades/superdotação, no ensino regular é tão importante quanto o AEE. O encaminhamento para as salas de recursos do AEE e atividades de atendiemnto adequadas na escola regular, formam o conjunto de atendimentos especialzados para esse público. |
Abstract: | This research project aimed to analyze, through a qualitative field study, the potential contribution of Specialized Educational Support (SES), in the regular teaching of basic education, to the academic learning of a group of students identified with behaviors indicative of Giftedness, who receive support in resource rooms for Giftedness. The goal was to understand the dynamics of this support and its practices, with the intention of promoting the importance of specialized assistance for students with Giftedness as a pedagogical tool that contributes to successful school learning within regular education. The information gathered in this research was illustrated in an e-book, which presented possible teaching practices focused on the support of students with Giftedness, through adequate interventions, enabling their inclusion in regular classrooms. The findings revealed that SES for Giftedness positively influenced academic performance in regular education, as well as the socioemotional aspects of these students. It was concluded that the inclusion of students with Giftedness in regular education is as important as the SES itself. The referral to resource rooms and the provision of appropriate activities within regular education schools constitute a comprehensive framework of specialized support for this population. |
metadata.dc.description.unidade: | Faculdade de Educação (FE) |
Descripción : | Dissertação (Mestrado Profissional em Educação) — Universidade de Brasília, Faculdade de Educação, Programa de Pós-Graduação em Educação, 2024. |
metadata.dc.description.ppg: | Programa de Pós-Graduação em Educação, Mestrado Profissional |
Licença:: | A concessão da licença deste item refere-se ao termo de autorização impresso assinado pelo autor com as seguintes condições: Na qualidade de titular dos direitos de autor da publicação, autorizo a Universidade de Brasília e o IBICT a disponibilizar por meio dos sites www.unb.br, www.ibict.br, www.ndltd.org sem ressarcimento dos direitos autorais, de acordo com a Lei nº 9610/98, o texto integral da obra supracitada, conforme permissões assinaladas, para fins de leitura, impressão e/ou download, a título de divulgação da produção científica brasileira, a partir desta data. |
Aparece en las colecciones: | Teses, dissertações e produtos pós-doutorado |
Los ítems de DSpace están protegidos por copyright, con todos los derechos reservados, a menos que se indique lo contrario.