Élément Dublin Core | Valeur | Langue |
dc.contributor.advisor | Nunes, Alia Maria Barrios González | - |
dc.contributor.author | Azevedo, Fernanda Silva Souza | - |
dc.date.accessioned | 2025-04-08T18:09:13Z | - |
dc.date.available | 2025-04-08T18:09:13Z | - |
dc.date.issued | 2025-04-08 | - |
dc.date.submitted | 2024-12-18 | - |
dc.identifier.citation | AZEVEDO, Fernanda Silva Souza. Alunos altamente habilidosos e a possível contribuição do atendimento educacional especializado para a aprendizagem escolar. 2024. 122 f., il. Dissertação (Mestrado Profissional em Educação) - Universidade de Brasília, Brasília, 2024. | pt_BR |
dc.identifier.uri | http://repositorio.unb.br/handle/10482/52029 | - |
dc.description | Dissertação (Mestrado Profissional em Educação) — Universidade de Brasília, Faculdade de Educação, Programa de Pós-Graduação em Educação, 2024. | pt_BR |
dc.description.abstract | O presente projeto de pesquisa se propos a analisar por meio de uma pesquisa de campo com
abordagem qualitativa a possível contribuição do atendimento educacional especializado
para a aprendizagem escolar no ensino regular da Educação Básica, de um grupo de alunos
identificados com comportamentos de Altas Habilidades/Superdotação e sendo atendidos
em sala de recursos para Altas Habilidades. Pretendeu-se conhecer o universo deste
atendimento e suas práticas, visando a difusão da importância do atendimento especializado
de alunos com comportamentos de Altas Habilidades/Superdotação, como uma das
ferramentas pedagógicas que contribuiu para uma boa aprendizagem escolar no ensino
regular. Com as informações obtidas nessa pesquisa ilustramos, por meio de um e-book,
possibilidades de práticas docente, que dizem respeito ao atendimento de estudantes com
Altas Habilidades/Superdotação com intervenções adequadas, oportunizando a inclusão
desses estudantes na sala de ensino regular. A pesquisa mostrou que o AEE para altas
habilidades/superdotação, influenciou na aprendizagem no ensino regular, bem como nos
aspectos socioemocionais. Viu-se que a inclusão dos alunos com altas
habilidades/superdotação, no ensino regular é tão importante quanto o AEE. O
encaminhamento para as salas de recursos do AEE e atividades de atendiemnto adequadas
na escola regular, formam o conjunto de atendimentos especialzados para esse público. | pt_BR |
dc.language.iso | por | pt_BR |
dc.rights | Acesso Aberto | pt_BR |
dc.title | Alunos altamente habilidosos e a possível contribuição do atendimento educacional especializado para a aprendizagem escolar | pt_BR |
dc.type | Dissertação | pt_BR |
dc.subject.keyword | Altas habilidades/superdotação | pt_BR |
dc.subject.keyword | Desempenho escolar | pt_BR |
dc.subject.keyword | Educação especial | pt_BR |
dc.subject.keyword | Inclusão escolar | pt_BR |
dc.rights.license | A concessão da licença deste item refere-se ao termo de autorização impresso assinado pelo autor com as seguintes condições: Na qualidade de titular dos direitos de autor da publicação, autorizo a Universidade de Brasília e o IBICT a disponibilizar por meio dos sites www.unb.br, www.ibict.br, www.ndltd.org sem ressarcimento dos direitos autorais, de acordo com a Lei nº 9610/98, o texto integral da obra supracitada, conforme permissões assinaladas, para fins de leitura, impressão e/ou download, a título de divulgação da produção científica brasileira, a partir desta data. | pt_BR |
dc.description.abstract1 | This research project aimed to analyze, through a qualitative field study, the potential
contribution of Specialized Educational Support (SES), in the regular teaching of basic
education, to the academic learning of a group of students identified with behaviors
indicative of Giftedness, who receive support in resource rooms for Giftedness. The goal
was to understand the dynamics of this support and its practices, with the intention of
promoting the importance of specialized assistance for students with Giftedness as a
pedagogical tool that contributes to successful school learning within regular education. The
information gathered in this research was illustrated in an e-book, which presented possible
teaching practices focused on the support of students with Giftedness, through adequate
interventions, enabling their inclusion in regular classrooms. The findings revealed that SES
for Giftedness positively influenced academic performance in regular education, as well as
the socioemotional aspects of these students. It was concluded that the inclusion of students
with Giftedness in regular education is as important as the SES itself. The referral to resource
rooms and the provision of appropriate activities within regular education schools constitute
a comprehensive framework of specialized support for this population. | pt_BR |
dc.description.unidade | Faculdade de Educação (FE) | pt_BR |
dc.description.ppg | Programa de Pós-Graduação em Educação, Mestrado Profissional | pt_BR |
Collection(s) : | Teses, dissertações e produtos pós-doutorado
|