Skip navigation
Veuillez utiliser cette adresse pour citer ce document : http://repositorio.unb.br/handle/10482/51800
Fichier(s) constituant ce document :
Fichier Description TailleFormat 
ARTIGO_LaboratoriosEnsinoFormacao.pdf972,56 kBAdobe PDFVoir/Ouvrir
Titre: Os laboratórios de ensino e a formação de professores de Ciências : uma revisão da literatura
Autre(s) titre(s): Teaching laboratories and science teacher formation : a literature review
Laboratorios de enseñanza y formación de profesores de ciencias : una revisión de la literatura
Auteur(s): Costa, Douglas da Silva
Rotta, Jeane Cristina Gomes
metadata.dc.identifier.orcid: https://orcid.org/0009-0009-9534-2495
https://orcid.org/0000-0002-1776-5398
metadata.dc.contributor.affiliation: Universidade de Brasília
Universidade de Brasília
Assunto:: Professores - formação
Ciências - estudo e ensino
Date de publication: 3-déc-2024
Editeur: Instituto Federal de São Paulo, IFSP - Campus Itapetininga
Référence bibliographique: COSTA, Douglas da Silva; ROTTA, Jeane Cristina Gomes. Os laboratórios de ensino e a formação de professores de Ciências: uma revisão da literatura. Revista Internacional de Formação de Professores, Itapetininga, v. 9, e024019, 2024. Disponível em: https://periodicoscientificos.itp.ifsp.edu.br/index.php/rifp/article/view/1984. Acesso em: 9 mar. 2025.
Résumé: Essa pesquisa teve como objetivo realizar um levantamento bibliográfico para compreender de que maneira as pesquisas na área de Ensino de Ciências têm abordado os Laboratórios de Ensino de Ciências no contexto da formação de professores. A abordagem foi qualitativa e foram investigados três bancos de dados, após a aplicação dos critérios de inclusão e exclusão foram selecionados oito estudos analisados pela abordagem da Análise Textual Discursiva, resultando na elaboração de uma categoria final - Formação inicial e continuada de professores; e três categorias intermediária 1. Elaboração e disponibilização de recursos didáticos; 2. Integração com a Educação Básica e 3. Espaço colaborativo. Os resultados demonstraram que os Laboratórios de Ensino de Ciências têm contribuído para a formação de professores, posto que integram ações de ensino, pesquisa e extensão. Assim como, favorecem uma reflexão crítica da prática pedagógica e integram conhecimentos prático e teóricos.
Abstract: This research aimed to carry out a bibliographical survey to understand how research in the area of Science Teaching has approached Science Teaching Laboratories in the context of teacher training. The approach was qualitative and three databases were investigated. After applying the inclusion and exclusion criteria, eight studies were selected and analyzed using the Discursive Textual Analysis approach, resulting in the creation of a final category - Initial and continuing teacher formation; and three intermediate categories 1. Preparation and availability of teaching resources; 2. Integration with Basic Education and 3. Collaborative space. The results demonstrated that Science Teaching Laboratories have contributed to teacher training, as they integrate teaching, research and extension actions. As well, they encourage critical reflection on pedagogical practice and integrate practical and theoretical knowledge.
Resumen: Esta investigación tuvo como objetivo realizar un levantamiento bibliográfico para comprender cómo las investigaciones en el área de Enseñanza de las Ciencias han abordado los Laboratorios de Enseñanza de las Ciencias en el contexto de la formación docente. El enfoque fue cualitativo y se investigaron tres bases de datos, luego de aplicar los criterios de inclusión y exclusión, se seleccionaron y analizaron ocho estudios mediante el enfoque de Análisis Textual Discursivo, resultando en la creación de una categoría final - Formación docente inicial y continua; y tres categorías intermedias 1. Elaboración y disponibilidad de recursos didácticos; 2. Integración con la Educación Básica y 3. Espacio Colaborativo. Los resultados demostraron que los Laboratorios de Enseñanza de Ciencias han contribuido a la formación docente, al integrar acciones de docencia, investigación y extensión. Además, fomentan la reflexión crítica sobre la práctica pedagógica e integran conocimientos prácticos y teóricos.
metadata.dc.description.unidade: Faculdade UnB Planaltina (FUP)
metadata.dc.description.ppg: Programa de Pós-Graduação em Educação em Ciências
Licença:: (CC BY NC SA) ste trabalho está licenciado sob uma licença Creative Commons Attribution NonCommercial-ShareAlike 4.0 International License. Fonte: https://periodicoscientificos.itp.ifsp.edu.br/index.php/rifp/article/view/1984. Acesso em: 09 mar. 2025.
Collection(s) :Artigos publicados em periódicos e afins

Affichage détaillé " class="statisticsLink btn btn-primary" href="/handle/10482/51800/statistics">



Tous les documents dans DSpace sont protégés par copyright, avec tous droits réservés.