Skip navigation
Use este identificador para citar ou linkar para este item: http://repositorio.unb.br/handle/10482/51800
Arquivos associados a este item:
Arquivo Descrição TamanhoFormato 
ARTIGO_LaboratoriosEnsinoFormacao.pdf972,56 kBAdobe PDFVisualizar/Abrir
Registro completo de metadados
Campo DCValorIdioma
dc.contributor.authorCosta, Douglas da Silva-
dc.contributor.authorRotta, Jeane Cristina Gomes-
dc.date.accessioned2025-03-10T13:07:13Z-
dc.date.available2025-03-10T13:07:13Z-
dc.date.issued2024-12-03-
dc.identifier.citationCOSTA, Douglas da Silva; ROTTA, Jeane Cristina Gomes. Os laboratórios de ensino e a formação de professores de Ciências: uma revisão da literatura. Revista Internacional de Formação de Professores, Itapetininga, v. 9, e024019, 2024. Disponível em: https://periodicoscientificos.itp.ifsp.edu.br/index.php/rifp/article/view/1984. Acesso em: 9 mar. 2025.pt_BR
dc.identifier.urihttp://repositorio.unb.br/handle/10482/51800-
dc.description.abstractEssa pesquisa teve como objetivo realizar um levantamento bibliográfico para compreender de que maneira as pesquisas na área de Ensino de Ciências têm abordado os Laboratórios de Ensino de Ciências no contexto da formação de professores. A abordagem foi qualitativa e foram investigados três bancos de dados, após a aplicação dos critérios de inclusão e exclusão foram selecionados oito estudos analisados pela abordagem da Análise Textual Discursiva, resultando na elaboração de uma categoria final - Formação inicial e continuada de professores; e três categorias intermediária 1. Elaboração e disponibilização de recursos didáticos; 2. Integração com a Educação Básica e 3. Espaço colaborativo. Os resultados demonstraram que os Laboratórios de Ensino de Ciências têm contribuído para a formação de professores, posto que integram ações de ensino, pesquisa e extensão. Assim como, favorecem uma reflexão crítica da prática pedagógica e integram conhecimentos prático e teóricos.pt_BR
dc.language.isoporpt_BR
dc.publisherInstituto Federal de São Paulo, IFSP - Campus Itapetiningapt_BR
dc.rightsAcesso Abertopt_BR
dc.titleOs laboratórios de ensino e a formação de professores de Ciências : uma revisão da literaturapt_BR
dc.title.alternativeTeaching laboratories and science teacher formation : a literature reviewpt_BR
dc.title.alternativeLaboratorios de enseñanza y formación de profesores de ciencias : una revisión de la literaturapt_BR
dc.typeArtigopt_BR
dc.subject.keywordProfessores - formaçãopt_BR
dc.subject.keywordCiências - estudo e ensinopt_BR
dc.rights.license(CC BY NC SA) ste trabalho está licenciado sob uma licença Creative Commons Attribution NonCommercial-ShareAlike 4.0 International License. Fonte: https://periodicoscientificos.itp.ifsp.edu.br/index.php/rifp/article/view/1984. Acesso em: 09 mar. 2025.pt_BR
dc.description.abstract1This research aimed to carry out a bibliographical survey to understand how research in the area of Science Teaching has approached Science Teaching Laboratories in the context of teacher training. The approach was qualitative and three databases were investigated. After applying the inclusion and exclusion criteria, eight studies were selected and analyzed using the Discursive Textual Analysis approach, resulting in the creation of a final category - Initial and continuing teacher formation; and three intermediate categories 1. Preparation and availability of teaching resources; 2. Integration with Basic Education and 3. Collaborative space. The results demonstrated that Science Teaching Laboratories have contributed to teacher training, as they integrate teaching, research and extension actions. As well, they encourage critical reflection on pedagogical practice and integrate practical and theoretical knowledge.pt_BR
dc.description.abstract2Esta investigación tuvo como objetivo realizar un levantamiento bibliográfico para comprender cómo las investigaciones en el área de Enseñanza de las Ciencias han abordado los Laboratorios de Enseñanza de las Ciencias en el contexto de la formación docente. El enfoque fue cualitativo y se investigaron tres bases de datos, luego de aplicar los criterios de inclusión y exclusión, se seleccionaron y analizaron ocho estudios mediante el enfoque de Análisis Textual Discursivo, resultando en la creación de una categoría final - Formación docente inicial y continua; y tres categorías intermedias 1. Elaboración y disponibilidad de recursos didácticos; 2. Integración con la Educación Básica y 3. Espacio Colaborativo. Los resultados demostraron que los Laboratorios de Enseñanza de Ciencias han contribuido a la formación docente, al integrar acciones de docencia, investigación y extensión. Además, fomentan la reflexión crítica sobre la práctica pedagógica e integran conocimientos prácticos y teóricos.pt_BR
dc.identifier.orcidhttps://orcid.org/0009-0009-9534-2495pt_BR
dc.identifier.orcidhttps://orcid.org/0000-0002-1776-5398pt_BR
dc.contributor.affiliationUniversidade de Brasíliapt_BR
dc.contributor.affiliationUniversidade de Brasíliapt_BR
dc.description.unidadeFaculdade UnB Planaltina (FUP)pt_BR
dc.description.ppgPrograma de Pós-Graduação em Educação em Ciênciaspt_BR
Aparece nas coleções:Artigos publicados em periódicos e afins

Mostrar registro simples do item Visualizar estatísticas



Os itens no repositório estão protegidos por copyright, com todos os direitos reservados, salvo quando é indicado o contrário.