http://repositorio.unb.br/handle/10482/51738
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HerminioVieiraDeSousaJunior_DISSERT.pdf | 1,17 MB | Adobe PDF | Voir/Ouvrir |
Titre: | Periferia (com) ciência: perspectivas para uma educação científica marginal e periférica |
Auteur(s): | Sousa Junior, Herminio Vieira de |
Orientador(es):: | Santos, Paulo Gabriel Franco dos |
Assunto:: | Periferia Periferia - educação Educação científica escolar Escolas periféricas |
Date de publication: | 25-fév-2025 |
Data de defesa:: | 13-déc-2024 |
Référence bibliographique: | SOUSA JUNIOR, Herminio Vieira de. Periferia (com) ciência : perspectivas para uma educação científica marginal e periférica. 2024. 111 f. Dissertação (Mestrado em Educação em Ciências) — Universidade de Brasília, Brasília, 2024. |
Résumé: | Esta dissertação tem como objetivo conceitualizar, validar e definir bases, orientações e possibilidades práticas para uma educação científica marginal e periférica a partir da participação e da produção conjunta com coletivo dedicado ao tema, grupos da periferia e escolas públicas do Distrito Federal. Entendendo como periferia um lugar historicamente marcado por desigualdades sociais, estigmas e sufocamento da classe trabalhadora. Por outro lado, também é um lugar de potência no sentido de produção cultural e de práticas de resistência. As escolas periféricas, aquelas que estão na periferia e que recebem alunos dessa comunidade, são influenciadas pelo seu contexto e padecem de problemas materiais e culturais semelhantes. Essa escola é um lugar de reprodução e produção da hegemonia da classe dominante e, contraditoriamente, também um lugar de possibilidades contra-hegemônicas. A ciência é influenciada por interesses e realidades de onde é desenvolvida, geralmente é apresentada nas escolas como um conhecimento construído de forma neutra. Em escolas periféricas o ensino de ciências aparenta-se distante dessa realidade, sendo necessário contextualizar. A metodologia dessa pesquisa é baseada na perspectiva qualitativa através do método da pesquisa-ação contando com a participação do Núcleo de Estudos, Organização e difusão do conhecimento sobre a Literatura Marginal (NEOLIM), que é um grupo de pesquisadores sobre e da periferia, colaboraram também grupos de estudantes e moradores da periferia, bem como professores de ciências naturais em escolas públicas periféricas. As reuniões foram analisadas por meio do método análise textual discursiva que resultou na validação da teoria educação em ciências marginal e periférica, em que foi debatido sobre as possibilidades e desafios do ensino de ciências em escolas periféricas e a teoria proposta. Como resultado a educação em ciências marginal e periférica demonstra potencial para a superação da percepção de distância e desconexão relacionado a realidade periférica e os conteúdos científicos, essa teoria também enriquece o ensino de ciências com um método que envolve os professores e alunos no entendimento de ciências contextualizado com a realidade periférica. |
Abstract: | This dissertation aims to conceptualize, validate, and define the bases, guidelines, and practical possibilities for marginal and peripheral science education based on the participation and joint production of a collective dedicated to the topic, groups from the outskirts, and public schools in the Federal District. The outskirts are understood as places historically marked by social inequalities, stigmas, and the suffocation of the working class. On the other hand, they are also places of power in the sense of cultural production and resistance practices. Peripheral schools, those located in the outskirts and that receive students from this community, are influenced by their context and suffer from similar material and cultural problems. These schools are places where the hegemony of the dominant class is reproduced and produced and, contradictorily, they are also places of counter-hegemonic possibilities. Science is influenced by the interests and realities of where it is developed; it is generally presented in schools as knowledge constructed in a neutral way. In peripheral schools, science teaching seems distant from this reality, and it is necessary to contextualize it. The methodology of this research is based on the qualitative perspective through the action research method, with the participation of the Center for Studies, Organization and Dissemination of Knowledge about Marginal Literature (NEOLIM), which is a group of researchers on and from the periphery. Groups of students and residents of the periphery also collaborated, as well as natural science teachers from peripheral public schools. The meetings were analyzed through the discursive textual analysis method, which resulted in the validation of the theory of marginal and peripheral science education, in which the possibilities and challenges of teaching science in peripheral schools and the proposed theory were debated. As a result, marginal and peripheral science education demonstrates the potential to overcome the perception of distance and disconnection related to peripheral reality and scientific content. This theory also enriches science teaching with a method that involves teachers and students in understanding science contextualized with peripheral reality. |
metadata.dc.description.unidade: | Instituto de Ciências Biológicas (IB) Faculdade UnB Planaltina (FUP) Instituto de Física (IF) Instituto de Química (IQ) Faculdade de Educação (FE) |
metadata.dc.description.ppg: | Programa de Pós-Graduação em Educação em Ciências |
Licença:: | A concessão da licença deste item refere-se ao termo de autorização impresso assinado pelo autor com as seguintes condições: Na qualidade de titular dos direitos de autor da publicação, autorizo a Universidade de Brasília e o IBICT a disponibilizar por meio dos sites www.unb.br, www.ibict.br, www.ndltd.org sem ressarcimento dos direitos autorais, de acordo com a Lei nº 9610/98, o texto integral da obra supracitada, conforme permissões assinaladas, para fins de leitura, impressão e/ou download, a título de divulgação da produção científica brasileira, a partir desta data. |
Collection(s) : | Teses, dissertações e produtos pós-doutorado |
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