Campo DC | Valor | Idioma |
dc.contributor.advisor | Santos, Paulo Gabriel Franco dos | pt_BR |
dc.contributor.author | Sousa Junior, Herminio Vieira de | pt_BR |
dc.date.accessioned | 2025-02-25T19:12:37Z | - |
dc.date.available | 2025-02-25T19:12:37Z | - |
dc.date.issued | 2025-02-25 | - |
dc.date.submitted | 2024-12-13 | - |
dc.identifier.citation | SOUSA JUNIOR, Herminio Vieira de. Periferia (com) ciência : perspectivas para uma educação científica marginal e periférica. 2024. 111 f. Dissertação (Mestrado em Educação em Ciências) — Universidade de Brasília, Brasília, 2024. | pt_BR |
dc.identifier.uri | http://repositorio.unb.br/handle/10482/51738 | - |
dc.description.abstract | Esta dissertação tem como objetivo conceitualizar, validar e definir bases, orientações e
possibilidades práticas para uma educação científica marginal e periférica a partir da
participação e da produção conjunta com coletivo dedicado ao tema, grupos da periferia e
escolas públicas do Distrito Federal. Entendendo como periferia um lugar historicamente
marcado por desigualdades sociais, estigmas e sufocamento da classe trabalhadora. Por outro
lado, também é um lugar de potência no sentido de produção cultural e de práticas de
resistência. As escolas periféricas, aquelas que estão na periferia e que recebem alunos dessa
comunidade, são influenciadas pelo seu contexto e padecem de problemas materiais e culturais
semelhantes. Essa escola é um lugar de reprodução e produção da hegemonia da classe
dominante e, contraditoriamente, também um lugar de possibilidades contra-hegemônicas. A
ciência é influenciada por interesses e realidades de onde é desenvolvida, geralmente é
apresentada nas escolas como um conhecimento construído de forma neutra. Em escolas
periféricas o ensino de ciências aparenta-se distante dessa realidade, sendo necessário
contextualizar. A metodologia dessa pesquisa é baseada na perspectiva qualitativa através do
método da pesquisa-ação contando com a participação do Núcleo de Estudos, Organização e
difusão do conhecimento sobre a Literatura Marginal (NEOLIM), que é um grupo de
pesquisadores sobre e da periferia, colaboraram também grupos de estudantes e moradores da
periferia, bem como professores de ciências naturais em escolas públicas periféricas. As
reuniões foram analisadas por meio do método análise textual discursiva que resultou na
validação da teoria educação em ciências marginal e periférica, em que foi debatido sobre as
possibilidades e desafios do ensino de ciências em escolas periféricas e a teoria proposta. Como
resultado a educação em ciências marginal e periférica demonstra potencial para a superação
da percepção de distância e desconexão relacionado a realidade periférica e os conteúdos
científicos, essa teoria também enriquece o ensino de ciências com um método que envolve os
professores e alunos no entendimento de ciências contextualizado com a realidade periférica. | pt_BR |
dc.language.iso | por | pt_BR |
dc.rights | Acesso Aberto | pt_BR |
dc.title | Periferia (com) ciência: perspectivas para uma educação científica marginal e periférica | pt_BR |
dc.type | Dissertação | pt_BR |
dc.subject.keyword | Periferia | pt_BR |
dc.subject.keyword | Periferia - educação | pt_BR |
dc.subject.keyword | Educação científica escolar | pt_BR |
dc.subject.keyword | Escolas periféricas | pt_BR |
dc.rights.license | A concessão da licença deste item refere-se ao termo de autorização impresso assinado pelo autor com as seguintes condições: Na qualidade de titular dos direitos de autor da publicação, autorizo a Universidade de Brasília e o IBICT a disponibilizar por meio dos sites www.unb.br, www.ibict.br, www.ndltd.org sem ressarcimento dos direitos autorais, de acordo com a Lei nº 9610/98, o texto integral da obra supracitada, conforme permissões assinaladas, para fins de leitura, impressão e/ou download, a título de divulgação da produção científica brasileira, a partir desta data. | pt_BR |
dc.description.abstract1 | This dissertation aims to conceptualize, validate, and define the bases, guidelines, and practical
possibilities for marginal and peripheral science education based on the participation and joint
production of a collective dedicated to the topic, groups from the outskirts, and public schools
in the Federal District. The outskirts are understood as places historically marked by social
inequalities, stigmas, and the suffocation of the working class. On the other hand, they are also
places of power in the sense of cultural production and resistance practices. Peripheral schools,
those located in the outskirts and that receive students from this community, are influenced by
their context and suffer from similar material and cultural problems. These schools are places
where the hegemony of the dominant class is reproduced and produced and, contradictorily,
they are also places of counter-hegemonic possibilities. Science is influenced by the interests
and realities of where it is developed; it is generally presented in schools as knowledge
constructed in a neutral way. In peripheral schools, science teaching seems distant from this
reality, and it is necessary to contextualize it. The methodology of this research is based on the
qualitative perspective through the action research method, with the participation of the Center
for Studies, Organization and Dissemination of Knowledge about Marginal Literature
(NEOLIM), which is a group of researchers on and from the periphery. Groups of students and
residents of the periphery also collaborated, as well as natural science teachers from peripheral
public schools. The meetings were analyzed through the discursive textual analysis method,
which resulted in the validation of the theory of marginal and peripheral science education, in
which the possibilities and challenges of teaching science in peripheral schools and the
proposed theory were debated. As a result, marginal and peripheral science education
demonstrates the potential to overcome the perception of distance and disconnection related to
peripheral reality and scientific content. This theory also enriches science teaching with a
method that involves teachers and students in understanding science contextualized with
peripheral reality. | pt_BR |
dc.description.unidade | Instituto de Ciências Biológicas (IB) | pt_BR |
dc.description.unidade | Faculdade UnB Planaltina (FUP) | pt_BR |
dc.description.unidade | Instituto de Física (IF) | pt_BR |
dc.description.unidade | Instituto de Química (IQ) | pt_BR |
dc.description.unidade | Faculdade de Educação (FE) | pt_BR |
dc.description.ppg | Programa de Pós-Graduação em Educação em Ciências | pt_BR |
Aparece nas coleções: | Teses, dissertações e produtos pós-doutorado
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