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Please use this identifier to cite or link to this item: http://repositorio.unb.br/handle/10482/51424
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Title: A organização dos sistemas de ensino para a inclusão de jovens com deficiência no ensino médio : um estudo comparado no Distrito Federal e Goiás
Authors: Oliveira, Antônio dos Santos
Orientador(es):: Zardo, Sinara Pollom
Assunto:: Educação inclusiva
Ensino médio
Pessoas com deficiência
Distrito Federal (Brasil)
Goiás (Estado)
Issue Date: 27-Jan-2025
Citation: OLIVEIRA, Antônio dos Santos. A organização dos sistemas de ensino para a inclusão de jovens com deficiência no ensino médio: um estudo comparado no Distrito Federal e Goiás. 2021. 197 f., il. Dissertação (Mestrado em Educação) — Universidade de Brasília, Brasília, 2021.
Abstract: Esta dissertação está vinculada à linha de pesquisa Estudos Comparados em Educação (ECOE) e ao Grupo de Pesquisa Gerações e Juventude (GERAJU), do Programa de Pós-Graduação em Educação (PPGE) da Universidade de Brasília (UnB). A investigação coloca em primeiro plano a compreensão de como os sistemas de ensino do Distrito Federal e Goiás têm se organizado para promover a inclusão escolar de jovens com deficiência no ensino Médio. Além disso, a pesquisa foi orientada pelos seguintes objetivos específicos: analisar documentos normativos da última década que orientam a inclusão escolar de pessoas com deficiência no âmbito nacional e nas unidades federativas pesquisadas; conhecer a organização dos sistemas de ensino no Distrito Federal e Goiás, à luz da Teoria dos Sistemas de Niklas Luhmann; apreender como as concepções dos gestores estaduais sobre a educação inclusiva têm orientado a organização dos sistemas de ensino para a inclusão de jovens com deficiência no ensino Médio; e comparar a organização dos sistemas de ensino no Distrito Federal e Goiás para compreender as ações, as políticas e as orientações sobre a educação especial na perspectiva da educação inclusiva. O estudo se inscreve no campo da pesquisa qualitativa reconstrutiva com interface nos aportes teórico-metodológicos da Sociologia do Conhecimento de Karl Mannheim, utilizando entrevistas narrativas com especialistas como instrumento de construção de dados e o Método Documentário para análise do corpus empírico. Os resultados da pesquisa revelam a importância do conhecimento da trajetória biográfico-profissional dos gestores para compreender como ações e estratégias são implementadas para a organização dos sistemas de ensino. Evidenciou-se que as concepções de educação inclusiva trazem diferenças na tomada de decisões e que as orientações normativas e a heterogeneidade dos sistemas influenciam na sua organização. Constata-se que inclusão de jovens com deficiência no ensino médio necessita de estratégias específicas para o seu desenvolvimento e efetivação a partir do oferecimento de condições e oportunidades para alcançar autonomia de acordo com suas escolhas de vida.
Abstract: This dissertation work is linked to the research Comparative Studies in Education (ECOE) and to the Research Group Generations and Youth (GERAJU), of the Graduate Program in Education (PPGE) of the University of Brasília (UnB). The investigation brings to the fore the understanding of how the education systems of the Federal District and Goiás have been organized to promote the inclusion of young people with disabilities in high school. In addition, the research was guided by the following specific objectives: to analyze normative documents of the last decade that guide the school inclusion of people with disabilities at the national levei and in the states analyzed; to know the organization of teaching systems in the Federal District and Goiás, in the light of Niklas Luhmann's Systems Theory; to apprehend how the conceptions of state managers about inclusive education have guided the organization of education systems towards the inclusion of young people with disabilities in high school; and to compare the organization of education systems in the Federal District and Goiás to understand the actions, policies and guidelines on special education from the perspective of inclusive education. The study is part of the field of qualitative reconstructive research with an interface in the theoretical and methodological contributions of the Sociology of Knowledge by Karl Mannheim, using narrative interviews with specialists as a tool for building data and the Documentary Method for analyzing the empirical corpus. The results of the research reveal how is importante to know the biographical-professional trajectory of the managers to understand how actions and strategies are implemented for the organization of the education systems. It became evident that the conceptions of inclusive education bring differences in decision-making and also that the normative orientations and the heterogeneity of the systems influence on their organization. In conclusion, the inclusion of young people with disabilities in high school requires specific strategies for their development and effectiveness based on the offer of conditions and opportunities to achieve autonomy according to their life choices.
metadata.dc.description.unidade: Faculdade de Educação (FE)
Description: Dissertação (mestrado) — Universidade de Brasília, Faculdade de Educação, Programa de Pós-Graduação em Educação, 2021.
metadata.dc.description.ppg: Programa de Pós-Graduação em Educação
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