Skip navigation
Please use this identifier to cite or link to this item: http://repositorio.unb.br/handle/10482/51422
Files in This Item:
File Description SizeFormat 
2021_KenyaCristinaTeotonioRicarte_DISSER.pdf7,02 MBAdobe PDFView/Open
Title: Cantos e encantos das águas : arte e poesia na formação humana
Authors: Ricarte, Kenya Cristina Teotonio
Orientador(es):: Medina, Alice Maria Corrêa
Assunto:: Água
Metáfora
Subjetividade
Issue Date: 1-Jan-2025
Citation: RICARTE, Kenya Cristina Teotonio. Cantos e encantos das águas: arte e poesia na formação humana. 2021. 103 f., il. Dissertação (Mestrado em Educação) — Universidade de Brasília, Brasília, 2021.
Abstract: A pesquisa Cantos e encantos das águas: arte e poesia na formação humana teve como objetivo investigar como o simbolismo da água em união às linguagens artística e poética pode contribuir para o despertar do equilíbrio e conexão entre humanidade e natureza. Através desse estudo, buscamos refletir sobre os recursos que a linguagem mitopoética e metafórica da água podem oferecer para construção de uma educação sensível e significativa no ambiente escolar, incentivando um relacionamento saudável e consciente com a vida. Através das práticas de sensibilização por meio do fazer artístico e do pensar poético, mergulhamos em vivências ecopedagógicas que puderam contribuir para a formação integral de jovens estudantes dos anos finais do ensino fundamental, expandindo a consciência em relação a si mesmos, ao outro e ao meio ambiente. Dessa forma, nos referenciamos ainda em uma educação decolonial e antirracial, valorizando a pluralidade inerente à vida e o caminho de construção para a justiça, paz e igualdade social. Este estudo baseia-se em uma pesquisa qualitativa e etnográfica, com abordagem metodológica transdisciplinar. A pesquisa-ação existencial orientou o processo de construção do caminho vivencial e fundamentou a reflexão do trajeto percorrido.
Abstract: The research Songs and charms of waters: art and poetry in human formation aimed to investigate how the symbolism of water in union with artistic and poetic languages can contribute to the awakening of the balance and connection between humanity and nature. Through this study, we seek to reflect on the resources that the mythopoetic and metaphorical language of water can offer to build a sensitive and meaningful education in the school environment, encouraging a healthy and conscious relationship with life. Through awarenessraising practices through artistic practice and poetic thinking, we immerse ourselves in ecopedagogical experiences that could contribute to the integral training ofyoung students in the final years of elementary school, expanding awareness of themselves, others and the environment environment. Thus, we also refer to a decolonial and anti-racial education, valuing the plurality inherent in life and the path of construction forjustice, peace and social equality. This study is based on a qualitative and ethnographic research, with a transdisciplinarymethodological approach. The existential action research guided the process ofbuilding the experiential path and founded the reflection on the path taken.
metadata.dc.description.unidade: Faculdade de Educação (FE)
Description: Dissertação (mestrado) — Universidade de Brasília, Faculdade de Educação, Programa de Pós-Graduação em Educação, 2021.
metadata.dc.description.ppg: Programa de Pós-Graduação em Educação
Licença:: A concessão da licença deste item refere-se ao termo de autorização impresso assinado pelo autor com as seguintes condições: Na qualidade de titular dos direitos de autor da publicação, autorizo a Universidade de Brasília e o IBICT a disponibilizar por meio dos sites www.unb.br, www.ibict.br, www.ndltd.org sem ressarcimento dos direitos autorais, de acordo com a Lei nº 9610/98, o texto integral da obra supracitada, conforme permissões assinaladas, para fins de leitura, impressão e/ou download, a título de divulgação da produção científica brasileira, a partir desta data.
Appears in Collections:Teses, dissertações e produtos pós-doutorado

Show full item record " class="statisticsLink btn btn-primary" href="/handle/10482/51422/statistics">



Items in DSpace are protected by copyright, with all rights reserved, unless otherwise indicated.