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dc.contributor.advisorPederiva, Patrícia Lima Martins-
dc.contributor.authorOliveira, Daiane Aparecida Araújo de-
dc.date.accessioned2020-07-08T14:08:39Z-
dc.date.available2020-07-08T14:08:39Z-
dc.date.issued2020-07-08-
dc.date.submitted2020-06-08-
dc.identifier.citationOLIVEIRA, Daiane Aparecida Araújo de. Educação musical: das vivências ao desenvolvimento da musicalidade de crianças. 2020. 180 f., il. Dissertação (Mestrado em Educação) — Universidade de Brasília, Brasília, 2020.pt_BR
dc.identifier.urihttps://repositorio.unb.br/handle/10482/39227-
dc.descriptionDissertação (mestrado)—Universidade de Brasília, Faculdade de Educação, Programa de Pós-Graduação em Educação, 2020.pt_BR
dc.description.abstractO presente trabalho trata de uma dissertação de mestrado que visa investigar, enfocando as experiências sonoras das crianças, como os ambientes educacionais baseados na música podem ser organizados para o desenvolvimento de suas experiências musicais. A pesquisa é baseada na teoria histórico-cultural de Lev Semionovitch Vigotski e em estudiosos da educação musical, buscando organizar uma educação musical em uma perspectiva histórico-cultural como um caminho possível para práticas educacionais em música que são essencialmente humanas, colaborativas e respeitam o potencial humano, à musicalidade e ao desenvolvimento humano em sua totalidade. Quatorze crianças de 6 e 7 anos participaram de atividades educativo- musicais, que foram organizadas pela pesquisadora pedagoga, com centralidade em suas vivências. As ferramentas e procedimentos utilizados foram: gravações e compartilhamento de diversas vivências sonoras das crianças, rodas de conversas musicais, atividades com diferentes intencionalidades pedagógicas e registros sonoro-gráficos. O trabalho foi organizado e analisado à luz do método pedológico apontado por Vigotski, dessa maneira, procurou-se compreender os processos de desenvolvimento das participantes da pesquisa. Conclui-se que as experiências sonoras das crianças, quando organizadas no ambiente educacional baseado na música, melhoram e orientam o desenvolvimento de sua musicalidade.pt_BR
dc.language.isoPortuguêspt_BR
dc.rightsAcesso Abertopt_BR
dc.titleEducação musical : das vivências ao desenvolvimento da musicalidade de criançaspt_BR
dc.typeDissertaçãopt_BR
dc.subject.keywordEducação musicalpt_BR
dc.subject.keywordVivência escolarpt_BR
dc.subject.keywordCriançaspt_BR
dc.subject.keywordInfânciapt_BR
dc.subject.keywordTeoria histórico-culturalpt_BR
dc.subject.keywordDesenvolvimento humanopt_BR
dc.subject.keywordMusicalidadept_BR
dc.rights.licenseA concessão da licença deste item refere-se ao termo de autorização impresso assinado pelo autor com as seguintes condições: Na qualidade de titular dos direitos de autor da publicação, autorizo a Universidade de Brasília e o IBICT a disponibilizar por meio dos sites www.bce.unb.br, www.ibict.br, http://hercules.vtls.com/cgi-bin/ndltd/chameleon?lng=pt&skin=ndltd sem ressarcimento dos direitos autorais, de acordo com a Lei nº 9610/98, o texto integral da obra disponibilizada, conforme permissões assinaladas, para fins de leitura, impressão e/ou download, a título de divulgação da produção científica brasileira, a partir desta data.pt_BR
dc.description.abstract1The present work is a master’s degree dissertation that aims to investigate, focusing on children's sound experiences, how educational environments based on music can be organized for the development of their musical experiences. The research is based on Lev Semionovitch Vigotski’s cultural-historical theory and on music education scholars, seeking to organize a musical education in a cultural-historical perspective as a possible path for educational practices in music that are essentially human, collaborative and respectful to human potential, to musicality and to human development in its entirety. Fourteen children from 6 and 7 years old took part in educational-musical activities, which were organized by the pedagogical researcher, with centrality in their experiences. The tools and procedures used were: recordings and sharing of the children's several sound experiences, rounds of musical conversations, activities with different pedagogical intentions and sound-graphic records. The work was organized and analyzed taking into account Vigotski’s pedological method. Therefore, it was aimed to understand the development processes of the participants in the research. It is concluded that the children’s sound experiences, when organized in the educational environment based on music, enhance and guide the development of their musicality.pt_BR
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