Skip navigation
Please use this identifier to cite or link to this item: https://repositorio.unb.br/handle/10482/23138
Files in This Item:
File Description SizeFormat 
2016_LeonardoMeloBosque.pdf5,94 MBAdobe PDFView/Open
Title: Estimação da probabilidade de negociação privilegiada por meio de inferência bayesiana
Other Titles: Probability of informed trading estimation using bayesian inference
Authors: Bosque, Leonardo Melo
Orientador(es):: Albuquerque, Pedro Henrique Melo
Coorientador(es):: Nakano, Eduardo Yoshio
Assunto:: Probabilidade de informação privilegiada (PIN)
Processamento de dados
Issue Date: 30-Mar-2017
Citation: BOSQUE, Leonardo Melo. Estimação da probabilidade de negociação privilegiada por meio de inferência bayesiana. 2016. 140 f. il. Dissertação (Mestrado em Administração)—Universidade de Brasília, Brasília, 2007.
Abstract: Um dos modelos mais populares na mensuração da assimetria de informação de ativos financeiros consiste no modelo da probabilidade de informação privilegiada (PIN) proposto por Easley et al. (1996b). O seu embasamento teórico bem como sua ampla possibilidade de aplicação, tornaram da PIN um benchmark para a verificação da existência de insider trading em transações financeiras. Tendo em vista a facilidade de interpretação da PIN e de seus parâmetros, este estudo objetiva avaliar e propor o cálculo da probabilidade de informação privilegiada por meio de inferência bayesiana. Tal abordagem traz a possibilidade de agregar opiniões de especialistas sobre os parâmetros da PIN e apresenta contribuições inéditas para o escopo teórico de modelos de microestrutura de mercado.
Abstract: One of the most popular models for measuring information asymmetry of financial assets is the probability of informed trading model (PIN) proposed by Easley et al. (1996b). Its theoretical foundation and its wide possibility of application, made PIN a benchmark on insider trading studies. In view of the interpretability of PIN and its parameters, this study aims to evaluate and propose a bayesian version for the probability of informed trading model. Such approach brings the possibility to include expert opinions about the PIN parameters and represents a new contribution to the theoretical scope of market microstructure models.
Description: Dissertação (mestrado)—Universidade de Brasília, Faculdade de Economia, Administração e Contabilidade, Departamento de Administração, 2016.
Licença:: A concessão da licença deste item refere-se ao termo de autorização impresso assinado pelo autor com as seguintes condições: Na qualidade de titular dos direitos de autor da publicação, autorizo a Universidade de Brasília e o IBICT a disponibilizar por meio dos sites www.bce.unb.br, www.ibict.br, http://hercules.vtls.com/cgi-bin/ndltd/chameleon?lng=pt&skin=ndltd sem ressarcimento dos direitos autorais, de acordo com a Lei nº 9610/98, o texto integral da obra disponibilizada, conforme permissões assinaladas, para fins de leitura, impressão e/ou download, a título de divulgação da produção científica brasileira, a partir desta data.
Appears in Collections:PPGA - Mestrado em Administração (Dissertações)

Show full item record Recommend this item " class="statisticsLink btn btn-primary" href="/handle/10482/23138/statistics">



Items in DSpace are protected by copyright, with all rights reserved, unless otherwise indicated.