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Please use this identifier to cite or link to this item: https://repositorio.unb.br/handle/10482/15913
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Title: Uma narrativa morfológica na Amazônia : Manaus, ligações e rupturas
Authors: Sudério, Marcílio de Oliveira
Orientador(es):: Medeiros, Valério Augusto Soares de
Coorientador(es):: Fischer, Sylvia
Assunto:: História urbana
Morfologia urbana
Sintaxe espacial
Manaus (AM)
Issue Date: 2013
Citation: SUDÉRIO, Marcílio de Oliveira. Uma narrativa morfológica na Amazônia: Manaus, ligações e rupturas. 2013. 429 f., il. Dissertação (Mestrado em Arquitetura e Urbanismo)—Universidade de Brasília, Brasília, 2013.
Abstract: O presente trabalho tem como objetivo investigar a história urbana da cidade de Manaus, capital do Estado do Amazonas, no período compreendido entre meados dos séculos XIX e o início do século XXI. Pretende-se relacionar o panorama histórico à questão morfológica local, especificamente por meio da análise do sistema viário sedimentado na cidade sob a perspectiva da Teoria da Lógica Social do Espaço (Sintaxe do Espaço).O estudo é conduzido a partir detrês questões de pesquisa: 1 - Qual a relação existente entre as conjunturas históricas da cidade de Manaus e a sua configuração urbana? 2 - Houve padrões no crescimento da mancha urbana da cidade e do seu sistema viário que correspondam a lógicas socialmente estabelecidas? 3 - Considerando um panorama “evolutivo” de expansão, ao fim do recorte do estudo, qual o sistema viário resultante e seu correspondente desempenho para as atividades urbanas do quotidiano? A premissa orientadora assume que, por meio da investigação das alterações morfológicas da cidade de Manaus, tendo por base as estratégias de leitura e representação do espaço fornecidas pelo escopo teórico, metodológico e ferramental, é possível analisar com maior precisão e materialidade os processos de transformação urbana apontados nos registros históricos do assentamento.Para o alcance das respostas, primeiramente são discutidos os conceitos de história e cidade, primordiais à pesquisa, enquadrando a cidade estudo de caso. Em seguida são analisados dois recortes cronológicos arbitrados no desenvolvimento urbano de Manaus: da sua fundação no século XVI a meados do século XX e desse período até o de 2005. Finalmente são apresentadas as conclusões, onde são retomados e relacionados os achados afeitos aos dois recortes, sendo também expostas as relações encontradas entre história e morfologia urbanas e o desenvolvimento do sistema viário. ______________________________________________________________________________ ABSTRACT
The present study aims to investigate the urban history of the city of Manaus, capital of Amazonas state, in the period between the mid- nineteenth century and early twenty-first century. It is intended to relate the historical background to the local morphological issue, specifically by analyzing the road system settled in the city from the perspective of the Theory of Social Logic of Space (Space Syntax). The study stems from Detres research questions: 1 – What is the relationship existing between the historical conjunctures of Manaus and its urban setting? 2 - There were patterns in the growth of the urban sprawl of the city and its road system according to socially established logical? 3 - Considering a "rolling" panorama expansion at the end of the cut of the study, which the resulting road system and its performance in relation to urban activities of daily life? The guiding premise assumes that , through the investigation of the morphological changes of the city of Manaus , based on reading strategies and representation of space provided by the theoretical , methodological and tooling scope, it is possible to analyze with greater precision and materiality processing procedures urban pointed out in the historical record of the settlement. For the range of responses, first discusses the concepts of history and city primary research, framing the city case study. Are then analyzed two chronological scrapbook arbitrated in the urban development of Manaus: its foundation in the sixteenth to the mid-twentieth century, and this period until 2005. Finally the conclusions, which are resumed and the related accustomed to the two cutouts findings, and also exposed the relationships found between history and urban morphology and development of the road system are presented.
Description: Dissertação (mestrado)—Universidade de Brasília, Faculdade de Arquitetura e Urbanismo, 2013.
Licença:: A concessão da licença deste item refere-se ao termo de autorização impresso assinado pelo autor com as seguintes condições: Na qualidade de titular dos direitos de autor da publicação, autorizo a Universidade de Brasília e o IBICT a disponibilizar por meio dos sites www.bce.unb.br, www.ibict.br, http://hercules.vtls.com/cgi-bin/ndltd/chameleon?lng=pt&skin=ndltd sem ressarcimento dos direitos autorais, de acordo com a Lei nº 9610/98, o texto integral da obra disponibilizada, conforme permissões assinaladas, para fins de leitura, impressão e/ou download, a título de divulgação da produção científica brasileira, a partir desta data.
Appears in Collections:FAU - Mestrado em Arquitetura e Urbanismo (Dissertações)

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