Skip navigation
Please use this identifier to cite or link to this item: https://repositorio.unb.br/handle/10482/15289
Files in This Item:
File Description SizeFormat 
2013_MonalisaOgliari.pdf1,47 MBAdobe PDFView/Open
Title: Política de leitura : a coleção "literatura para todos" e o letramento literário de jovens e adultos
Authors: Ogliari, Monalisa
Orientador(es):: Bortoni-Ricardo, Stella Maris
Assunto:: Alfabetização
Educação de jovens e adultos
Letramento
Literatura - estudo e ensino
Leitura
Issue Date: 10-Mar-2014
Citation: OGLIARI, Monalisa. Política de leitura: a coleção "literatura para todos" e o letramento literário de jovens e adultos. 2013. xiv, 125 f., il. Dissertação (Mestrado Profissional em Educação)—Universidade de Brasília, Brasília, 2013.
Abstract: A presente pesquisa teve o objetivo de analisar se as obras da coleção “Literatura para Todos” são adequadas para o letramento literário do público ao qual se destinam: jovens e adultos que estão iniciando sua caminhada como leitores. A coleção foi publicada em 2006paraconstituir um acervo literário específico para os alunos da Educação de Jovens e Adultos (EJA) em processo de alfabetização, conhecidos como neoleitores ou leitores noviços pela sociolinguística.Para analisar se as obras realmente atendem às expectativas dos neoleitores, se dialogam com seu universo cultural e se fomentam a leitura literária, foi realizada uma pesquisa social de cunho qualitativo com alunos de uma escola pública do segundo segmento dessa modalidade de ensino. Desse modo, foi possível analisar se essa ação do Ministério da Educação, como parte de uma política pública de leitura, de fato contribui para as demandas educacionais desses sujeitos e promove a formação de comunidades leitoras. Concluímos que a coleção se apresenta como uma das possibilidades para o adequado letramento literário dos leitores noviços e, portanto, recomendamos que o concurso “Literatura para Todos” seja fortalecido, reestruturado e ampliado. Reafirmamos a necessidade de se articular os três eixos da política de leitura para EJA: a formação de leitores; a formação de mediadores de leitura; e a avaliação, produção e distribuição de material didático e de tecnologias educacionais. _______________________________________________________________________________________ ABSTRACT
The purpose of the present work was to investigate if the books of the collection “Literatura para todos”/ Literature for all, published by the Brazilian Ministry of Education, in 2006, are an adequate tool to enhance literacy among novice readers that are students of an adult literacy course in Brasília, Brazil. The conclusion of this qualitative research is that those books contribute to developing the adult students‟ interest in reading literature, and so the program should be continued. It was also recommended that it should be improved by the emphasis on these three actions , as follows: the development of the readers‟ competence, the preparation of teachers as reading mediators, and the distribution of didactic material to schools, including techonological resources.
Description: Dissertação (mestrado)—Universidade de Brasília, Faculdade de Educação, Programa de Pós-Graduação em Educação, 2013.
Licença:: A concessão da licença deste item refere-se ao termo de autorização impresso assinado pelo autor com as seguintes condições: Na qualidade de titular dos direitos de autor da publicação, autorizo a Universidade de Brasília e o IBICT a disponibilizar por meio dos sites www.bce.unb.br, www.ibict.br, http://hercules.vtls.com/cgi-bin/ndltd/chameleon?lng=pt&skin=ndltd sem ressarcimento dos direitos autorais, de acordo com a Lei nº 9610/98, o texto integral da obra disponibilizada, conforme permissões assinaladas, para fins de leitura, impressão e/ou download, a título de divulgação da produção científica brasileira, a partir desta data.
Appears in Collections:FE - Mestrado Profissional em Educação

Show full item record Recommend this item " class="statisticsLink btn btn-primary" href="/handle/10482/15289/statistics">



Items in DSpace are protected by copyright, with all rights reserved, unless otherwise indicated.