http://repositorio.unb.br/handle/10482/15139| Fichier | Description | Taille | Format | |
|---|---|---|---|---|
| 2013_MagalisBesserDornelesSchneider.pdf | 4,59 MB | Adobe PDF | Voir/Ouvrir | 
| Titre: | Os processos comunicacionais na política de formação de professores a distância | 
| Auteur(s): | Schneider, Magalis Bésser Dorneles | 
| Orientador(es):: | Moraes, Raquel de Almeida | 
| Assunto:: | Ensino a distância - Brasil Professores - formação Comunidade online | 
| Date de publication: | 11-fév-2014 | 
| Data de defesa:: | 18-déc-2013 | 
| Référence bibliographique: | SCHNEIDER, Magalis Bésser Dorneles. Os processos comunicacionais na política de formação de professores a distância. 2013. 266 f., il. Tese (Doutorado em Educação)— Universidade de Brasília, Brasília, 2013. | 
| Résumé: | O  presente  estudo  relata  os  processos  comunicacionais  na  Política  de  Formação  de  Professores  a distância.  O  objetivo  que  norteou  a  pesquisa  foi  a  análise do  tipo  de  comunicação  entre  professor  e alunos  nos  cursos  de  formação  de  professores  a  distância.  A  metodologia  utilizada  teve  por  base  a dialética  materialista.  De  natureza  descritiva,  o  delineamento  adotado  na  presente  pesquisa  foi  o estudo de caso. Os dados foram tabulados e analisados com uma abordagem dialética, pois a mesma permitiu  compreender   as   questões   apresentadas   de   forma   contextualizada,   identificando   as contradições  e  a dinâmica do  processo  de  comunicação  entre  os  sujeitos  e  conhecimentos  existentes em  tais  espaços.  Foram  adotadas  as  técnicas  de  observação  participante,  entrevistas  individuais  e coletivas  estruturadas  e  semiestruturadas,  além  de  análise  documental.  Os  resultados  apontaram  que prevaleceu a negação da comunicação como diálogo construtivo, crítico e emancipador. No seu lugar, identificou-se  a existência de  conflitos  e contradições  nas  práticas  de  comunicação  entre  professor  e aluno. O tipo de comunicação presente no curso de formação de professores a distância tomado como amostra, não contribui para uma formação crítica, emancipadora e política, uma vez que os processos comunicacionais  passam  pela  instrução,  reprodução  e  passividade,  em  uma  separação  do  trabalho intelectual  e  manual,  onde a  teoria e a  prática  tornam-se  duas  realidades  interdependentes.  Assim,  o discurso é contrário à hegemonia capitalista, porém, as práticas existentes no curso de Pedagogia tende a ser ideológica, de falsa consciência, não expressando a superação da alienação. ______________________________________________________________________________ ABSTRACT The present thesis discusses the communication processes in distance teacher training policy. The research was carried out to investigate the type of communication between teacher and students in distance teacher training courses. The methodology used was based on materialist dialectics. The study was descriptive in nature and adopted the case study design, which represents a form of scientific research. Data was tabulated and analyzed with a dialectical approach, due to the fact that it llows us to understand the issues presented in context, identifying the contradictions and the dynamics of the communication process between the subjects and the knowledge present in these spaces. The technique of participant observation was adopted, along with individual and group interviews which were structured and semi-structured as well as document analysis. The results showed that the denial of communication as constructive, critical and emancipating dialogue prevailed. In its place, the existence of conflicts and contradictions in the practices of communication between teacher and student in face to face meetings and interviews was identified. The type of communication present in distance teacher training courses taken as sample, does not contribute to a critical, emancipatory, political education because the communication processes go through instruction, reproduction and passivity, in a separation of intellectual and manual work, where theory and practice become two interdependent realities. Thus, discourse is contrary to capitalist hegemony, but the practices in pedagogy courses are ideological, of false consciousness, and do not express the overcoming of alienation. | 
| metadata.dc.description.unidade: | Faculdade de Educação (FE) | 
| Description: | Tese (doutorado)—Universidade de Brasília, Faculdade de Educação, Programa de Pós-Graduação em Educação, 2013. | 
| metadata.dc.description.ppg: | Programa de Pós-Graduação em Educação | 
| Licença:: | A concessão da licença deste item refere-se ao termo de autorização impresso assinado pelo autor com as seguintes condições: Na qualidade de titular dos direitos de autor da publicação, autorizo a Universidade de Brasília e o IBICT a disponibilizar por meio dos sites www.bce.unb.br, www.ibict.br, http://hercules.vtls.com/cgi-bin/ndltd/chameleon?lng=pt&skin=ndltd sem ressarcimento dos direitos autorais, de acordo com a Lei nº 9610/98, o texto integral da obra disponibilizada, conforme permissões assinaladas, para fins de leitura, impressão e/ou download, a título de divulgação da produção científica brasileira, a partir desta data. | 
| Collection(s) : | Teses, dissertações e produtos pós-doutorado | 
Tous les documents dans DSpace sont protégés par copyright, avec tous droits réservés.