| Campo DC | Valor | Idioma | 
|---|
| dc.contributor.advisor | Moraes, Raquel de Almeida | - | 
| dc.contributor.author | Schneider, Magalis Bésser Dorneles | - | 
| dc.date.accessioned | 2014-02-11T14:56:24Z | - | 
| dc.date.available | 2014-02-11T14:56:24Z | - | 
| dc.date.issued | 2014-02-11 | - | 
| dc.date.submitted | 2013-12-18 | - | 
| dc.identifier.citation | SCHNEIDER, Magalis Bésser Dorneles. Os processos comunicacionais na política de formação de professores a distância. 2013. 266 f., il. Tese (Doutorado em Educação)— Universidade de Brasília, Brasília, 2013. | en | 
| dc.identifier.uri | http://repositorio.unb.br/handle/10482/15139 | - | 
| dc.description | Tese (doutorado)—Universidade de Brasília, Faculdade de Educação, Programa de Pós-Graduação em Educação, 2013. | en | 
| dc.description.abstract | O  presente  estudo  relata  os  processos  comunicacionais  na  Política  de  Formação  de  Professores  a distância.  O  objetivo  que  norteou  a  pesquisa  foi  a  análise do  tipo  de  comunicação  entre  professor  e alunos  nos  cursos  de  formação  de  professores  a  distância.  A  metodologia  utilizada  teve  por  base  a dialética  materialista.  De  natureza  descritiva,  o  delineamento  adotado  na  presente  pesquisa  foi  o estudo de caso. Os dados foram tabulados e analisados com uma abordagem dialética, pois a mesma permitiu  compreender   as   questões   apresentadas   de   forma   contextualizada,   identificando   as contradições  e  a dinâmica do  processo  de  comunicação  entre  os  sujeitos  e  conhecimentos  existentes em  tais  espaços.  Foram  adotadas  as  técnicas  de  observação  participante,  entrevistas  individuais  e coletivas  estruturadas  e  semiestruturadas,  além  de  análise  documental.  Os  resultados  apontaram  que prevaleceu a negação da comunicação como diálogo construtivo, crítico e emancipador. No seu lugar, identificou-se  a existência de  conflitos  e contradições  nas  práticas  de  comunicação  entre  professor  e aluno. O tipo de comunicação presente no curso de formação de professores a distância tomado como amostra, não contribui para uma formação crítica, emancipadora e política, uma vez que os processos comunicacionais  passam  pela  instrução,  reprodução  e  passividade,  em  uma  separação  do  trabalho intelectual  e  manual,  onde a  teoria e a  prática  tornam-se  duas  realidades  interdependentes.  Assim,  o discurso é contrário à hegemonia capitalista, porém, as práticas existentes no curso de Pedagogia tende a ser ideológica, de falsa consciência, não expressando a superação da alienação. ______________________________________________________________________________ ABSTRACT | en | 
| dc.description.abstract | The  present  thesis  discusses  the  communication  processes  in  distance  teacher  training  policy.  The research  was  carried  out  to  investigate  the  type  of  communication  between  teacher  and  students  in distance  teacher  training  courses.  The  methodology  used  was  based  on  materialist  dialectics.  The study  was  descriptive  in  nature  and  adopted  the  case  study  design,  which  represents  a  form  of scientific research. Data was tabulated and analyzed with a dialectical approach, due to the fact that it llows  us  to  understand  the  issues  presented  in  context,  identifying  the  contradictions  and  the dynamics  of  the  communication  process  between  the  subjects  and  the  knowledge  present  in  these spaces.  The  technique  of  participant  observation  was  adopted,  along  with  individual  and  group 
interviews  which  were  structured  and  semi-structured  as  well  as  document  analysis.  The  results showed  that  the  denial  of  communication  as  constructive,  critical  and  emancipating  dialogue 
prevailed. In its place, the existence of conflicts and contradictions in the practices of communication between  teacher  and  student  in  face  to  face  meetings  and  interviews  was  identified.  The  type  of 
communication present in distance teacher training courses taken as sample, does not contribute to a critical,   emancipatory,   political   education   because   the   communication   processes   go   through 
instruction, reproduction and passivity, in a separation of intellectual and manual work, where theory and practice become two interdependent realities. Thus, discourse is contrary to capitalist hegemony, but the practices in pedagogy courses are ideological, of false consciousness, and do not express the overcoming of alienation. | en | 
| dc.language.iso | Português | en | 
| dc.rights | Acesso Aberto | en | 
| dc.title | Os processos comunicacionais na política de formação de professores a distância | en | 
| dc.type | Tese | en | 
| dc.subject.keyword | Ensino a distância - Brasil | en | 
| dc.subject.keyword | Professores - formação | en | 
| dc.subject.keyword | Comunidade online | en | 
| dc.rights.license | A concessão da licença deste item refere-se ao termo de autorização impresso assinado pelo autor com as seguintes condições: Na qualidade de titular dos direitos de autor da publicação, autorizo a Universidade de Brasília e o IBICT a disponibilizar por meio dos sites www.bce.unb.br, www.ibict.br, http://hercules.vtls.com/cgi-bin/ndltd/chameleon?lng=pt&skin=ndltd sem ressarcimento dos direitos autorais, de acordo com a Lei nº 9610/98, o texto integral da obra disponibilizada, conforme permissões assinaladas, para fins de leitura, impressão e/ou download, a título de divulgação da produção científica brasileira, a partir desta data. | en | 
| dc.description.unidade | Faculdade de Educação (FE) | pt_BR | 
| dc.description.ppg | Programa de Pós-Graduação em Educação | pt_BR | 
| Aparece nas coleções: | Teses, dissertações e produtos pós-doutorado 
 |