Skip navigation
Please use this identifier to cite or link to this item: http://repositorio.unb.br/handle/10482/1154
Files in This Item:
File Description SizeFormat 
DISSERTACAO_2008_FabioCrispimDeOliveira.pdf464,34 kBAdobe PDFView/Open
Title: Espaços excludentes, corpos excluídos : a narrativa cinematográfica de Lars von Trier
Authors: Oliveira, Fábio Crispim de
Orientador(es):: Müller Júnior, Adalberto
Assunto:: Lars von Trier
Cinema
Representação cinematográfica
Narrativa
Intermidialidade
Gênero
Issue Date: 2008
Citation: OLIVEIRA, Fábio Crispim de. Espaços excludentes, corpos excluídos: a narrativa cinematográfica de Lars von Trier. 2008. 144 f. Dissertação (Mestrado em Literatura)-Universidade de Brasília, Brasília, 2008.
Abstract: A deflagração de discursos que permeiam as interações sociais é um tema recorrentemente abordado por Lars von Trier. Em especial, investigo como os espaços fílmicos construídos pelo diretor dinamarquês são engendrados para se criar uma atmosfera de embate ideológico e estético. A separação entre o “interno” e o “externo”, o que “pertence” e o que “não pertence” é a tônica que sustenta os filmes analisados. As personagens principais são todas femininas e essa escolha do diretor acaba por demonstrar como os papéis sociais se constroem em meio a uma sociedade permeada por valores historicamente naturalizados, dando a ver, por meio do cinema e de sua relação com outras mídias, vários combates identitários inerentes ao mundo contemporâneo. _________________________________________________________________________________________ ABSTRACT
To make visible the discourses that permeate social interactions is a recurrent theme on Lars von Trier´s films. Locatedly, I investigate how filmic spaces are constructed by the Danish director in order to create an environment of aesthetical and ideological combat. The segregation between “insiders” and “outsiders”, the ones that are “emplaced” or “displaced” is a central issue in the films. The main characters are all female and this director´s choice ends up showing how social roles are built on a society made by historically and naturalized values, making visible, through cinema and its relation to other media, identity combats which are inherent to the world nowadays.
Description: Dissertação (mestrado)—Universidade de Brasília, Instituto de Letras, Departamento de Teoria Literária e Literaturas, 2008.
Appears in Collections:Teses, dissertações e produtos pós-doutorado

Show full item record " class="statisticsLink btn btn-primary" href="/handle/10482/1154/statistics">



Items in DSpace are protected by copyright, with all rights reserved, unless otherwise indicated.