http://repositorio.unb.br/handle/10482/11504| Fichero | Descripción | Tamaño | Formato | |
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| 2012_SimoneAlvesPereira.pdf | 666,73 kB | Adobe PDF | Visualizar/Abrir | 
| Título : | Queixas escolares e mediação docente : um estudo com professores do 6º ano do Ensino Fundamental | 
| Autor : | Pereira, Simone Alves | 
| Orientador(es):: | Neves, Marisa Maria Brito da Justa | 
| Assunto:: | Professores e alunos Educação permanente - professores Subjetividade | 
| Fecha de publicación : | 26-oct-2012 | 
| Data de defesa:: | 14-jun-2012 | 
| Citación : | PEREIRA, Simone Alves. Queixas escolares e mediação docente: um estudo com alunos e professores do 6º ano do Ensino Fundamental. 2012. xii, 113 f. Dissertação (Mestrado em Processos de Desenvolvimento Humano e Saúde)—Universidade de Brasília, Brasília, 2012. | 
| Resumen : | As  queixas  escolares,  sobretudo  as  que  se  referem  ao  baixo  desempenho  acadêmico  dos alunos,  ainda  se  constituem  uma  grande  demanda  das  escolas  brasileiras.  Considerando 
que,  de  acordo  com  os  pressupostos  histórico-culturais,  o  meio  social  é  fonte  de desenvolvimento  psicológico,  o  papel  desempenhado  pelo  professor  como mediador  da aprendizagem  dos  seus  alunos  é  de  extrema  importância  nos  contextos  educativos.  O professor  deve  reconhecer  o  valor  de  sua  ação  e  desenvolver  de  forma  intencional  sua 
atuação docente. Este estudo, que  tem como objetivo caracterizar e analisar as mediações docentes  e  os  recursos  pedagógicos  utilizados  pelos  professores  de  alunos  com  queixas escolares,  foi  realizado  com  cinco  professores  de  uma  turma  de  35  alunos  do  6º  ano  do 
ensino  fundamental,  de  uma  escola  da  rede  pública  de  ensino  do  Distrito  Federal.  Os estudantes tinham idade entre 12 e 15 anos, apresentando alto índice de queixas escolares relacionadas ao baixo desempenho acadêmico. A investigação foi dividida em duas etapas. A primeira constou de observações de 14 aulas, as quais foram filmadas e registradas em um  diário  de  campo.  Após  assistir  as  filmagens,  realizou-se  a  seleção  e  o  recorte  dos 
eventos que apresentavam a ocorrência de mediação docente e a utilização de recursos e de estratégias pedagógicas. Na segunda etapa, aconteceram duas sessões de grupo focal com os  docentes,  as  sessões  foram  gravadas  em  áudio  e,  posteriormente,  transcritas. O  texto reproduzido  foi submetido à análise de conteúdo  temática. Os  resultados apontam que os professores  sugeriram  diversas  atividades  para  essa  classe  de  maneira  a  atender  as 
especificidades  dos  alunos.  Porém,  esses  mesmos  educadores  não  desenvolveram  aulas diferenciadas com formas mediacionais particulares para alunos com queixas escolares de baixo  desempenho  acadêmico.  Com  relação  aos  recursos  e  as  estratégias  pedagógicas utilizadas, os docentes relataram que a escola não está munida dos recursos mínimos para 
atender seus alunos. Entretanto, ficou evidenciado que os docentes faziam pouco uso dos recursos existentes. Com  relação às concepções dos professores sobre as causas do baixo desempenho acadêmico dos alunos, constatou-se que os professores ainda culpabilizam os próprios discentes, suas famílias e suas condições econômicas. ______________________________________________________________________________ ABSTRACT The school distress, especially those related to low academic performance of students, still represent a serious demand of Brazilian schools. Whereas that, according to the historical and cultural assumptions, the social environment is a source of psychological development, the role of the teacher as a mediator of his students learning is of utmost importance in educational settings, and it is necessary that the teacher recognizes the value of his action and develops his intentional teaching performance. This study, that aims to characterize and analyze the teachers mediations and the teaching resources used by teachers of students with school problems, was conducted with five teachers in a class of 35 students in the 6th grade of elementary school, a public school education in the Distrito Federal. The students were aged between 12-15 years, with a high number of school problems of low academic performance. The investigation was split into two steps. The first consisted in the observation of 14 lessons, that were videotaped and recorded in a diary. After seeing the filming, it was done the selection of the events that had the occurrence of mediation and the use of teaching resources and the teaching strategies. In the second stage, there were two focus group sessions with teachers and these sessions were audio recorded and later transcribed. The text was reproduced subject to a thematic content analysis. The results indicate that teachers suggested various activities for their class in order to fit the characteristics of students. However, these same educators developed classes with different mediational private forms for students with distress of poor academic performance. Regard to the resources and the teaching strategies used, teachers report that the school is not provided by the resources needed to meet their students. However, it was evident that teachers did little use of existing resources. Regarding teacher’s conceptions about the causes of low student achievement, it was found that teachers still blame the pupils themselves, their families and their economic conditions. | 
| metadata.dc.description.unidade: | Instituto de Psicologia (IP) Departamento de Psicologia Escolar e do Desenvolvimento (IP PED) | 
| Descripción : | Dissertação (mestrado)—Universidade de Brasília, Instituto de Psicologia, Programa de Pós-Graduação em Processos de Desenvolvimento Humano e Saúde, 2012. | 
| metadata.dc.description.ppg: | Programa de Pós-Graduação em Processos de Desenvolvimento Humano e Saúde | 
| Aparece en las colecciones: | Teses, dissertações e produtos pós-doutorado | 
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