http://repositorio.unb.br/handle/10482/11383| File | Description | Size | Format | |
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| 2012_GustavoFariaOliveira.pdf | 6,25 MB | Adobe PDF | View/Open | 
| Title: | Subsídio para uma nova metodologia de análise dos impactos econômicos e fiscais dos investimentos em infra-estruturas de transportes | 
| Authors: | Oliveira, Gustavo Faria de | 
| Orientador(es):: | Aragão, Joaquim José Guilherme de | 
| Assunto:: | Transportes - aspectos econômicos Investimentos Relações intersetoriais | 
| Issue Date: | 5-Oct-2012 | 
| Data de defesa:: | 5-Jul-2012 | 
| Citation: | OLIVEIRA, Gustavo Faria de. Subsídio para uma nova metodologia de análise dos impactos econômicos e fiscais dos investimentos em infra-estruturas de transportes. 2012. xiii, 108 f. Dissertação (Mestrado em Transportes)—Universidade de Brasília, Brasília, 2012. | 
| Abstract: | A economia  moderna  impõe  investimentos  cada  vez  mais  pesados  em  infra-estrutura, investimentos esses desafiadores para o equilíbrio fiscal. Destarte, há uma necessidade de se desenvolver métodos que analise  tais  impactos dos  investimentos governamentais em  infra-estrutura,  sobretudo  de  transportes,  na  economia.  Nesta  linha  de  pensamento  Aragão  e Yamashita  desenvolveram  uma  ferramenta  de  análise  de  tais  efeitos,  que  visa  facilitar  a compreensão dos mesmos, causados pelos  investimentos e sua real necessidade econômica e social. Este trabalho tem como objetivo validar, por meio de um estudo de caso de duplicação de rodovia, a ferramenta desenvolvida por Aragão e Yamashita, especialmente no que  tange sua  capacidade  de  medir  os  impactos  econômicos  e  fiscais  a  partir  dos  investimentos governamentais em infra-estrutura de transportes. Conclui-se neste trabalho que a ferramenta desenvolvida  por  Aragão  e  Yamashita,  fundamentada  na  Análise  de  Insumo  e  Produto,  é consistente metodologicamente  e  de  fácil  aplicação. Entretanto,  as  imperfeições  da  base  de dados  disponíveis  exigem  aperfeiçoamento  do  modelo  e  na  sua  forma  de  aplicação,  com vistas  a mensurar mais  fielmente  os  efeitos  econômicos  diretos,  indiretos  e  induzidos  dos investimentos  governamentais  em  infra-estrutura  de  transportes.  E  o  grau  de  recuperação fiscal. ______________________________________________________________________________ ABSTRACT Present day economies require progressively heavier infrastructure investments which defy the fiscal balance. Therefore, there is a need to develop tools which may analyze the impacts of governmental infrastructure investment, especially in the transport industry. Aragão and Yamashita have developed a corresponding tool which helps to understand the investments effects and do assess their actual economic and social relevance. The present research aims to validate the tool developed by Aragão and Yamashita by means of a case study which involves the construction of a second carriageway for a trunk road, whereby the economic and fiscal impacts of the transport infrastructure investment by the government are measured. The research work concludes that the tool developed by Aragão and Yamashita, which is mainly based on Input-Output Analysis, is methodologically sound and easy to be handled with. However, the imperfections of the available data require a improvement of the model and of its application procedure, in order that it may measure more appropriately the direct, indirect and induced economic effects of the governmental infrastructure investment as well the respective fiscal recoverage. | 
| metadata.dc.description.unidade: | Faculdade de Tecnologia (FT) Departamento de Engenharia Civil e Ambiental (FT ENC) | 
| Description: | Dissertação (mestrado)—Universidade de Brasília, Faculdade de Tecnologia, Departamento de Engenharia Civil e Ambiental, 2012. | 
| metadata.dc.description.ppg: | Programa de Pós-Graduação em Transportes | 
| Appears in Collections: | Teses, dissertações e produtos pós-doutorado | 
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