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Título: Galperin : implicações educacionais da teoria de formação das ações mentais por estágios
Outros títulos: Galperin : pedagogical implications of the theory of the stepwise formation of mental actions
Autor(es): Rezende, Alexandre Luiz Gonçalves de
Casal, Hiram M. Valdes
Assunto: Galperin
Ensino
Formação de conceito
Data de publicação: Dez-2006
Referência: REZENDE, Alexandre Luiz Gonçalves de; CASAL, Hiram M. Valdes. Galperin: implicações educacionais da teoria de formação das ações mentais por estágios. Educação e Sociedade, Campinas, v. 27, n. 97, p.1205-1232, set./dez. 2006. Disponível em: <http://www.scielo.br/pdf/es/v27n97/a07v2797.pdf>. Acesso em: 16 dez. 2010. doi: http://dx.doi.org/10.1590/S0101-73302006000400007.
Resumo: Estudo teórico que se dedica à análise das implicações pedagógicas da teoria de Galperin sobre a Formação das Ações Mentais por Estágios, discorrendo sobre a utilização de ferramentas cognitivas como recursos auxiliares para o pensamento e a promoção da aprendizagem. Galperin critica os modelos de ensino adotados pela escola, apresentando como alternativa o modelo formativo-conceitual, que preconiza o aprender por meio da prática, não só a fazer, mas a compreender e depois a explicar como e porque age desta ou daquela maneira diante de determinada situação-problema. O objetivo é ensinar a aplicar um esquema de referências conceituais (dicas) dirigidas para a aquisição de um método global de análise do conteúdo a ser aprendido (identificação dos invariantes). O aprendiz deve descobrir a melhor maneira de conjugar, ao mesmo tempo, todas as características da ação (orientação, execução, problema e contexto), tomando a decisão sobre como agir para resolver o problema.
Unidade Acadêmica: Faculdade de Educação Física (FEF)
DOI: http://dx.doi.org/10.1590/S0101-73302006000400007
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