Skip navigation
Use este identificador para citar ou linkar para este item: http://repositorio2.unb.br/jspui/handle/10482/6231
Arquivos associados a este item:
Arquivo Descrição TamanhoFormato 
ARTIGO_GalperinImplicaçõesEducacionais.pdf104,56 kBAdobe PDFVisualizar/Abrir
Registro completo de metadados
Campo DCValorIdioma
dc.contributor.authorRezende, Alexandre Luiz Gonçalves de-
dc.contributor.authorCasal, Hiram M. Valdes-
dc.date.accessioned2010-12-20T18:59:34Z-
dc.date.available2010-12-20T18:59:34Z-
dc.date.issued2006-12-
dc.identifier.citationREZENDE, Alexandre Luiz Gonçalves de; CASAL, Hiram M. Valdes. Galperin: implicações educacionais da teoria de formação das ações mentais por estágios. Educação e Sociedade, Campinas, v. 27, n. 97, p.1205-1232, set./dez. 2006. Disponível em: <http://www.scielo.br/pdf/es/v27n97/a07v2797.pdf>. Acesso em: 16 dez. 2010. doi: http://dx.doi.org/10.1590/S0101-73302006000400007.en
dc.identifier.urihttp://repositorio.unb.br/handle/10482/6231-
dc.description.abstractEstudo teórico que se dedica à análise das implicações pedagógicas da teoria de Galperin sobre a Formação das Ações Mentais por Estágios, discorrendo sobre a utilização de ferramentas cognitivas como recursos auxiliares para o pensamento e a promoção da aprendizagem. Galperin critica os modelos de ensino adotados pela escola, apresentando como alternativa o modelo formativo-conceitual, que preconiza o aprender por meio da prática, não só a fazer, mas a compreender e depois a explicar como e porque age desta ou daquela maneira diante de determinada situação-problema. O objetivo é ensinar a aplicar um esquema de referências conceituais (dicas) dirigidas para a aquisição de um método global de análise do conteúdo a ser aprendido (identificação dos invariantes). O aprendiz deve descobrir a melhor maneira de conjugar, ao mesmo tempo, todas as características da ação (orientação, execução, problema e contexto), tomando a decisão sobre como agir para resolver o problema.en
dc.language.isoPortuguêsen
dc.rightsAcesso Abertoen
dc.titleGalperin : implicações educacionais da teoria de formação das ações mentais por estágiosen
dc.title.alternativeGalperin : pedagogical implications of the theory of the stepwise formation of mental actionsen
dc.typeArtigoen
dc.subject.keywordGalperinen
dc.subject.keywordEnsinoen
dc.subject.keywordFormação de conceitoen
dc.identifier.doihttp://dx.doi.org/10.1590/S0101-73302006000400007en
dc.description.unidadeFaculdade de Educação Física (FEF)-
Aparece nas coleções:Artigos publicados em periódicos e afins

Mostrar registro simples do item Visualizar estatísticas



Este item está licenciada sob uma Licença Creative Commons Creative Commons