Skip navigation
Please use this identifier to cite or link to this item: http://repositorio2.unb.br/jspui/handle/10482/47851
Files in This Item:
File SizeFormat 
DanielaJosperCavalcanti_DISSERT.pdf2,77 MBAdobe PDFView/Open
Title: O uso do método alba emoting aplicado aos jogos teatrais de viola spolin no ensino médio
Authors: Cavalcanti, Daniela Josper
Orientador(es):: Barbosa, Larissa Ferreira Regis
Assunto:: Atuação (Artes)
Teatro
Emoção
Jogos teatrais
Issue Date: 22-Feb-2024
Citation: CAVALCANTI, Daniela Josper. O uso do método alba emoting aplicado aos jogos teatrais de viola spolin no ensino médio. 2023. 160 f., il. (Mestrado Profissional em Arte) — Universidade de Brasília, Brasília, 2023.
Abstract: O presente trabalho tem como foco principal construir um estudo voltado para o conhecimento e exercício das emoções no teatro, utilizando os jogos cênicos de Viola Spolin e o método Alba Emoting, para a verificação de como o processo de conscientização dos padrões efetores respiratórios, corporais e faciais das emoções pode colaborar em oficinas de atuação cênica voltadas para o público adolescente na escola pública do Distrito Federal. O estudo das emoções estará focado na identificação dos padrões efetores emocionais básicos de respiração das seis emoções básicas universais, fundamentados no estudo de Susana Bloch. Para o exercício cênico deste conhecimento, os jogos teatrais dão suporte para o treinamento e atuação de iniciantes e as noções de comunicação não verbal também serão evidenciadas.
Abstract: The main focus of this work is to build a study focused on the knowledge and exercise of emotions in the theater, using the scenic games of Viola Spolin and the Alba Emoting method, to verify how the process of awareness of the respiratory, body and facial expressions of emotions can collaborate in scenic acting workshops aimed at teenagers in public schools in the Federal District. The study of emotions will be focused on identifying the basic emotional effector breathing patterns of the six universal basic emotions, based on the study of Susana Bloch. For the scenic exercise of this knowledge, theatrical games support the training and acting of beginners and the notions of non-verbal communication will also be highlighted.
metadata.dc.description.unidade: Instituto de Artes (IdA)
Description: Dissertação (Mestrado) — Universidade de Brasília, Instituto de Artes, Programa de Mestrado Profissional em Artes, Brasília, 2023.
metadata.dc.description.ppg: Programa de Pós-Graduação em Artes, Mestrado Profissional
Licença:: A concessão da licença deste item refere-se ao termo de autorização impresso assinado pelo autor com as seguintes condições: Na qualidade de titular dos direitos de autor da publicação, autorizo a Universidade de Brasília e o IBICT a disponibilizar por meio dos sites www.unb.br, www.ibict.br, www.ndltd.org sem ressarcimento dos direitos autorais, de acordo com a Lei nº 9610/98, o texto integral da obra supracitada, conforme permissões assinaladas, para fins de leitura, impressão e/ou download, a título de divulgação da produção científica brasileira, a partir desta data.
Appears in Collections:Teses, dissertações e produtos pós-doutorado

Show full item record " class="statisticsLink btn btn-primary" href="/jspui/handle/10482/47851/statistics">



Items in DSpace are protected by copyright, with all rights reserved, unless otherwise indicated.