Skip navigation
Veuillez utiliser cette adresse pour citer ce document : http://repositorio2.unb.br/jspui/handle/10482/1408
Fichier(s) constituant ce document :
Fichier Description TailleFormat 
2007_CeciliaMoriCruz.pdf3,51 MBAdobe PDFVoir/Ouvrir
Titre: Beleza profana : uma integração da abjeção na arte
Auteur(s): Cruz, Cecilia Mori
Orientador(es):: Orthof, Geraldo
Assunto:: Produção artística
Beleza
Arte
Abjeção
Date de publication: 10-jui-2007
Référence bibliographique: CRUZ, Cecília Mori. Beleza profana: uma integração da abjeção na arte. 2007. 113 f. Dissertação (Mestrado em Arte)-Universidade de Brasília, Brasília, 2007.
Résumé: Neste trabalho são abordados discursos que se estabelecem a partir de minha produção de ateliê como uma possibilidade de integração entre conceitos que são vistos geralmente em nossa sociedade como ambíguos entre si. Assim, em meio de algumas relações, a da beleza com a abjeção é pensada como a que abarca elementos como vida e morte, orgânico e industrial e homogêneo e heterogêneo. A partir do pensamento de Julia Kristeva sobre a abjeção, em especial a abjeção causada pelos dejetos e excrementos corporais, de Georges Bataille sobre a homogeneidade e heterogeneidade e de Andre Comte-Sponville sobre a estética materialista, outros autores são levantados e questões sobre as artes visuais são traçadas visando enfatizar união entre aspectos diferentes de uma mesma realidade. Por último, uma análise da Bauhaus e do Minimalismo se faz para que a noção de corpos enclausurados por cubos industrializados, presente em minha produção atual, seja evidenciada. ___________________________________________________________________________________________________________________ ABSTRACT
This work examines the discourse established through my studio production as a possibility of integrating concepts that are usually interpreted in our society as ambiguous between each other. Therefore, amongst some relations, the one between beauty and abjection is thought of as the one that encompasses elements such as life and death, organic and industrial, and homogenous and heterogeneous. Based on Julia Kristeva’s thoughts on abjection, specifically abjection caused by feces and bodily excrements, Georges Bataille on homogeneity and heterogeneity, and Andre Comte-Sponville on materialist esthetics, other authors were analyzed and visual arts issues were outlined emphasizing the union between different aspects of the same reality. Finally, an analysis was made of Bauhaus and Minimalism to express the notion of bodies confined by industrialized cubes present in my current production.
Description: Dissertação (mestrado)—Universidade de Brasília, Instituto de Artes, Programa de Pós-Graduação em Arte, 2007.
Collection(s) :Teses, dissertações e produtos pós-doutorado

Affichage détaillé " class="statisticsLink btn btn-primary" href="/jspui/handle/10482/1408/statistics">



Tous les documents dans DSpace sont protégés par copyright, avec tous droits réservés.