Skip navigation
Use este identificador para citar ou linkar para este item: http://repositorio2.unb.br/jspui/handle/10482/1408
Arquivos associados a este item:
Arquivo Descrição TamanhoFormato 
2007_CeciliaMoriCruz.pdf3,51 MBAdobe PDFVisualizar/Abrir
Registro completo de metadados
Campo DCValorIdioma
dc.contributor.advisorOrthof, Geraldo-
dc.contributor.authorCruz, Cecilia Mori-
dc.date.accessioned2009-03-04T13:57:25Z-
dc.date.available2009-03-04T13:57:25Z-
dc.date.issued2007-07-10-
dc.date.submitted2007-07-10-
dc.identifier.citationCRUZ, Cecília Mori. Beleza profana: uma integração da abjeção na arte. 2007. 113 f. Dissertação (Mestrado em Arte)-Universidade de Brasília, Brasília, 2007.pt_BR
dc.identifier.urihttp://repositorio.unb.br/handle/10482/1408-
dc.descriptionDissertação (mestrado)—Universidade de Brasília, Instituto de Artes, Programa de Pós-Graduação em Arte, 2007.pt_BR
dc.description.abstractNeste trabalho são abordados discursos que se estabelecem a partir de minha produção de ateliê como uma possibilidade de integração entre conceitos que são vistos geralmente em nossa sociedade como ambíguos entre si. Assim, em meio de algumas relações, a da beleza com a abjeção é pensada como a que abarca elementos como vida e morte, orgânico e industrial e homogêneo e heterogêneo. A partir do pensamento de Julia Kristeva sobre a abjeção, em especial a abjeção causada pelos dejetos e excrementos corporais, de Georges Bataille sobre a homogeneidade e heterogeneidade e de Andre Comte-Sponville sobre a estética materialista, outros autores são levantados e questões sobre as artes visuais são traçadas visando enfatizar união entre aspectos diferentes de uma mesma realidade. Por último, uma análise da Bauhaus e do Minimalismo se faz para que a noção de corpos enclausurados por cubos industrializados, presente em minha produção atual, seja evidenciada. ___________________________________________________________________________________________________________________ ABSTRACTpt_BR
dc.description.abstractThis work examines the discourse established through my studio production as a possibility of integrating concepts that are usually interpreted in our society as ambiguous between each other. Therefore, amongst some relations, the one between beauty and abjection is thought of as the one that encompasses elements such as life and death, organic and industrial, and homogenous and heterogeneous. Based on Julia Kristeva’s thoughts on abjection, specifically abjection caused by feces and bodily excrements, Georges Bataille on homogeneity and heterogeneity, and Andre Comte-Sponville on materialist esthetics, other authors were analyzed and visual arts issues were outlined emphasizing the union between different aspects of the same reality. Finally, an analysis was made of Bauhaus and Minimalism to express the notion of bodies confined by industrialized cubes present in my current production.-
dc.language.isoPortuguêspt_BR
dc.rightsAcesso Abertopt_BR
dc.titleBeleza profana : uma integração da abjeção na artept_BR
dc.typeDissertaçãopt_BR
dc.subject.keywordProdução artísticapt_BR
dc.subject.keywordBelezapt_BR
dc.subject.keywordArtept_BR
dc.subject.keywordAbjeçãopt_BR
dc.location.countryBRApt_BR
Aparece nas coleções:Teses, dissertações e produtos pós-doutorado

Mostrar registro simples do item Visualizar estatísticas



Os itens no repositório estão protegidos por copyright, com todos os direitos reservados, salvo quando é indicado o contrário.