Skip navigation
Por favor, use este identificador para citar o enlazar este ítem: http://repositorio2.unb.br/jspui/handle/10482/13893
Ficheros en este ítem:
Fichero Descripción Tamaño Formato  
2013_CarinadeAquinoCalheiros.pdf866,78 kBAdobe PDFVisualizar/Abrir
Título : Reflexões sobre narrativa e memória : diálogo entre Machado de Assis e a história
Autor : Calheiros, Carina de Aquino
Orientador(es):: Faria, Daniel Barbosa Andrade de
Assunto:: Assis, Machado de, 1839-1908
História na literatura - Brasil
Memória - história
Análise do discurso narrativo
Fecha de publicación : 7-ago-2013
Citación : CALHEIROS, Carina de Aquino. Reflexões sobre narrativa e memória: diálogo entre Machado de Assis e a história. 2013. 90 f. Dissertação (Mestrado em História)—Universidade de Brasília, Brasília, 2013.
Resumen : Nesta dissertação, foi feita uma reflexão interdisciplinar ao fazer dialogarem a escrita da história com as obras Memórias Póstuma de Brás Cubas e Dom Casmurro, de Machado de Assis. A pesquisa mostrou como o estudo das obras de Machado de Assis contribui para uma melhor compreensão da relação que a historiografia manteve/mantém com a memória. Este trabalho empreendeu uma reflexão crítica sobre a escrita da história e sobre o lugar que a historiografia atribuiu à memória, bem como problematizou questões como o não pertencimento de Machado de Assis ao “Realismo”, a objetividade histórica, a ilusão do distanciamento, a ideia de verdade e a desconfiança entre narrador e leitor. _______________________________________________________________________________________ ABSTRACT
In this thesis, we conduct an interdisciplinary analysis, making possible the dialog between history writing and the novels Memórias Póstumas de Brás Cubas and Dom Casmurro, from Machado de Assis. The research has shown how the study of Machado de Assis works contributes to a better understanding of the relationship that historiography kept/keeps with the memory. This work undertook a critical reflection on the writing of history and the place history has assigned to memory, as well as problematized issues such as the not belonging of Machado de Assis to "Realism", the historical objectivity, the detachment illusion, the idea of truth and the mistrust between narrator and reader.
metadata.dc.description.unidade: Instituto de Ciências Humanas (ICH)
Departamento de História (ICH HIS)
Descripción : Dissertação (mestrado)—Universidade de Brasília, Instituto de Ciências Humanas, Programa de Pós-Graduação em História, 2013.
metadata.dc.description.ppg: Programa de Pós-Graduação em História
Licença:: A concessão da licença deste item refere-se ao termo de autorização impresso assinado pelo autor com as seguintes condições: Na qualidade de titular dos direitos de autor da publicação, autorizo a Universidade de Brasília e o IBICT a disponibilizar por meio dos sites www.bce.unb.br, www.ibict.br, http://hercules.vtls.com/cgi-bin/ndltd/chameleon?lng=pt&skin=ndltd sem ressarcimento dos direitos autorais, de acordo com a Lei nº 9610/98, o texto integral da obra disponibilizada, conforme permissões assinaladas, para fins de leitura, impressão e/ou download, a título de divulgação da produção científica brasileira, a partir desta data.
Aparece en las colecciones: Teses, dissertações e produtos pós-doutorado

Mostrar el registro Dublin Core completo del ítem " class="statisticsLink btn btn-primary" href="/jspui/handle/10482/13893/statistics">



Los ítems de DSpace están protegidos por copyright, con todos los derechos reservados, a menos que se indique lo contrario.