RIUnB >
06. FACE - Faculdade de Economia, Administração, Contabilidade >
PPGA - Programa de Pós-graduação em Administração >
PPGA - Artigos publicados em periódicos >

Utilize este link para identificar ou citar este item: http://repositorio.unb.br/handle/10482/5958

Arquivos neste item:

Arquivo Descrição TamanhoFormato
ARTIGO_CriacaoValorEstrategia.pdf519,7 kBAdobe PDFver/abrir

Título: Criação de valor e estratégia de operações : um estudo do setor químico e petroquímico brasileiro
Autor(es): Gartner, Ivan Ricardo
Garcia, Fabio Gallo
Assunto: Estratégias de operações
Criação de valor empresarial
Setor químico e petroquímico brasileiro
Regressão logística
Simulação do valor empresarial
Data de publicação: 2005
Referência: GARTNER, Ivan Ricardo; GARCIA, Fabio Gallo. Criação de valor e estratégia de operações : um estudo do setor químico e petroquímico brasileiro. Gestão & Produção [online], v. 12, n. 3, p. 459-468, 2005. Disponível em: <http://www.scielo.br/pdf/gp/v12n3/28032.pdf>. Acesso em: 19 nov. 2010. doi: 10.1590/S0104-530X2005000300014.
Resumo: Este artigo trata da integração da estratégia de operações às finanças, ao evidenciar a necessidade do gestor de operações de planejar uma estratégia voltada à criação de valor na companhia. O trabalho apresenta uma metodologia para o cálculo do valor econômico adicionado das empresas químicas e petroquímicas brasileiras para os anos de 2001 e 2002, período de profundas transformações no perfil competitivo do setor. Os resultados de 2002 validaram a hipótese central do trabalho e forneceram um instrumento de simulação para identificar o limiar da responsabilidade do gestor de operações com a criação de valor em uma organização. _________________________________________________________________________________ ABSTRACT
This paper discusses the integration of operational strategies and corporate finance, focusing on the need for the operations manager to plan a strategy focusing on the creation of corporate value. A methodology is proposed for calculating the added economic value of Brazil's chemical and petrochemical industry in 2001 and 2002, a period marked by major changes in the sector's competitive profile. The results of 2002 validate the core hypothesis of this study, providing a simulation tool to identify the limits of the operations manager's responsibility in the creation of corporate value.
Aparece na Coleção:PPGA - Artigos publicados em periódicos
CEFTRU - Artigos publicados em periódicos

Este item está licenciado na Licença Creative Commons
Creative Commons

Todos os itens no repositório estão protegidos por copyright. Todos os direitos reservados.

 

Site Creative Commons Site Oaister Sítio IBICT Universidade de Brasília
Sobre o Repositório  |  FAQ  |  Estatísticas |  Termo de Autorização do Autor
Copyright © 2008 MIT & HP. Todos os direitos reservados.