Veuillez utiliser cette adresse pour citer ce document : http://repositorio.unb.br/handle/10482/5958
Titre: Criação de valor e estratégia de operações : um estudo do setor químico e petroquímico brasileiro
Auteur(s): Gartner, Ivan Ricardo
Garcia, Fabio Gallo
Assunto:: Estratégias de operações
Criação de valor empresarial
Setor químico e petroquímico brasileiro
Regressão logística
Simulação do valor empresarial
Date de publication: 2005
Référence bibliographique: GARTNER, Ivan Ricardo; GARCIA, Fabio Gallo. Criação de valor e estratégia de operações : um estudo do setor químico e petroquímico brasileiro. Gestão & Produção [online], v. 12, n. 3, p. 459-468, 2005. Disponível em: <http://www.scielo.br/pdf/gp/v12n3/28032.pdf>. Acesso em: 19 nov. 2010. doi: 10.1590/S0104-530X2005000300014.
Résumé: Este artigo trata da integração da estratégia de operações às finanças, ao evidenciar a necessidade do gestor de operações de planejar uma estratégia voltada à criação de valor na companhia. O trabalho apresenta uma metodologia para o cálculo do valor econômico adicionado das empresas químicas e petroquímicas brasileiras para os anos de 2001 e 2002, período de profundas transformações no perfil competitivo do setor. Os resultados de 2002 validaram a hipótese central do trabalho e forneceram um instrumento de simulação para identificar o limiar da responsabilidade do gestor de operações com a criação de valor em uma organização. _________________________________________________________________________________ ABSTRACT
This paper discusses the integration of operational strategies and corporate finance, focusing on the need for the operations manager to plan a strategy focusing on the creation of corporate value. A methodology is proposed for calculating the added economic value of Brazil's chemical and petrochemical industry in 2001 and 2002, a period marked by major changes in the sector's competitive profile. The results of 2002 validate the core hypothesis of this study, providing a simulation tool to identify the limits of the operations manager's responsibility in the creation of corporate value.
DOI: 10.1590/S0104-530X2005000300014
Collection(s) :PPGA - Artigos publicados em periódicos
CEFTRU - Artigos publicados em periódicos

Fichier(s) constituant ce document :
Fichier Description TailleFormat 
ARTIGO_CriacaoValorEstrategia.pdf519,7 kBAdobe PDFVoir/Ouvrir


Ce document est autorisé sous une licence de type Licence Creative Commons Creative Commons