Use este identificador para citar ou linkar para este item: http://repositorio.unb.br/handle/10482/5958
Título: Criação de valor e estratégia de operações : um estudo do setor químico e petroquímico brasileiro
Autor(es): Gartner, Ivan Ricardo
Garcia, Fabio Gallo
Assunto: Estratégias de operações
Criação de valor empresarial
Setor químico e petroquímico brasileiro
Regressão logística
Simulação do valor empresarial
Data de publicação: 2005
Citação: GARTNER, Ivan Ricardo; GARCIA, Fabio Gallo. Criação de valor e estratégia de operações : um estudo do setor químico e petroquímico brasileiro. Gestão & Produção [online], v. 12, n. 3, p. 459-468, 2005. Disponível em: <http://www.scielo.br/pdf/gp/v12n3/28032.pdf>. Acesso em: 19 nov. 2010. doi: 10.1590/S0104-530X2005000300014.
Resumo: Este artigo trata da integração da estratégia de operações às finanças, ao evidenciar a necessidade do gestor de operações de planejar uma estratégia voltada à criação de valor na companhia. O trabalho apresenta uma metodologia para o cálculo do valor econômico adicionado das empresas químicas e petroquímicas brasileiras para os anos de 2001 e 2002, período de profundas transformações no perfil competitivo do setor. Os resultados de 2002 validaram a hipótese central do trabalho e forneceram um instrumento de simulação para identificar o limiar da responsabilidade do gestor de operações com a criação de valor em uma organização. _________________________________________________________________________________ ABSTRACT
This paper discusses the integration of operational strategies and corporate finance, focusing on the need for the operations manager to plan a strategy focusing on the creation of corporate value. A methodology is proposed for calculating the added economic value of Brazil's chemical and petrochemical industry in 2001 and 2002, a period marked by major changes in the sector's competitive profile. The results of 2002 validate the core hypothesis of this study, providing a simulation tool to identify the limits of the operations manager's responsibility in the creation of corporate value.
DOI: 10.1590/S0104-530X2005000300014
Aparece nas coleções:PPGA - Artigos publicados em periódicos
CEFTRU - Artigos publicados em periódicos

Arquivos associados a este item:
Arquivo Descrição TamanhoFormato 
ARTIGO_CriacaoValorEstrategia.pdf519,7 kBAdobe PDFVisualizar/Abrir


Este item está licenciada sob uma Licença Creative Commons Creative Commons