http://repositorio.unb.br/handle/10482/9952
Arquivo | Descrição | Tamanho | Formato | |
---|---|---|---|---|
2011_MariaLilianMedeirosYared.pdf | 2,87 MB | Adobe PDF | Visualizar/Abrir |
Título: | A representação da corrupção pela imprensa escrita uma perspectiva pela análise de discurso crítica |
Autor(es): | Yared, Maria Lílian de Medeiros |
Orientador(es): | Vieira, Josênia Antunes |
Assunto: | Análise do discurso narrativo Comunicação de massa e literatura Retórica |
Data de publicação: | 15-Fev-2012 |
Data de defesa: | 25-Nov-2011 |
Referência: | YARED, Maria Lílian de Medeiros. A representação da corrupção pela imprensa escrita uma perspectiva pela análise de discurso crítica. 2011. 134 f., il. Dissertação(Mestrado em Linguística)-Universidade de Brasília, Brasília, 2011. |
Resumo: | Esta dissertação busca explicitar os recursos de construção simbólica presentes nas reportagens sobre escândalos de corrupção, publicadas na mídia impressa brasileira, enfatizando como os textos são articulados de forma a transmitir e a reproduzir ideologias que mantêm as estruturas de dominação. Trata-se de um estudo de cunho interpretativo e qualitativo, que pretende ressaltar como os processos sociais estão relacionados aos aspectos semióticos da vida social. Este estudo recorreu principalmente à construção teórico-metodológica proposta por Fairclough em 2003, com suas categorias de análise; à teoria sobre a multimodalidade, de Kress e van Leeuwen (2006 [1996), e 2001), à teoria semiótica-social da multimodalidade, de Kress (2010), e a categorias relativas aos modos de operação da ideologia, estabelecidas por Thompson (1990). Além disso, a pesquisa recorreu a algumas categorias de análise da Gramática Sistêmico Funcional, de Halliday (1994), que se mostraram relevantes. Como ferramentas adicionais na análise, a dissertação foi ancorada em conceitos de teorias sociais estabelecidas por Thompson (1990) e Giddens (2002). O estudo também recorreu a construções conceituais e sociais de pensadores como Bourdieu (1997) e Foucault (2009 [1969]). O corpus da pesquisa é composto por três reportagens do jornal Folha de S. Paulo e uma reportagem do sítio da revista Veja na Internet sobre o escândalo de corrupção na Casa Civil, publicado como notícia em setembro de 2010. O estudo concluiu que as representações da corrupção são caracterizadas basicamente pela espetacularização da narrativa, pela utilização das nominalizações, construções que permitem elidir o agente social responsável pelo ato realizado nos processos verbais. Também foi possível perceber que é comum representar os atores sociais empresários de forma impessoal, referindo-se a eles pelo nome da empresa, ou os empresários são representados em segundo plano, classificados como “representantes” ou “assessores”. Isso leva-nos a concluir que esse tipo de representação que elide o papel ativo dos empresários nas relações de corrupção converge com o discurso neoliberal. Também prevalece a representação dos atores sociais que são agentes públicos pela nominalização semiformal ou infomal, o que salienta o caráter de espetáculo. A pesquisa pôde concluir ainda que as representações da corrupção da mídia impressa podem ser influenciadas pelo período eleitoral e que são carregadas ideologicamente pela concepção neoliberal da redução da participação do Estado na organização social brasileira. ______________________________________________________________________________ ABSTRACT This paper seeks to clarify the features present in the symbolic construction of stories about corruption scandals, published in the Brazilian media, emphasizing how the texts are articulated to transmit and reproduce ideologies that maintain the structures of domination. It is a study of interpretive and qualitative nature, which seeks to highlight how social processes are related to the semiotic aspects of social life. This study used the theoretical-methodological approach proposed by Fairclough in 2003, with its categories of analysis, the categories of the theory about multimodality of Kress and van Leeuwen (2006 [1996), and 2001) and the social-semiotic theory of multimodality, of Kress (2010), and categories relating to the operating modes of ideology, established by Thompson (1990). In addition, the research drew on some categories of Systemic Functional Grammar analysis of Halliday (1994), which proved relevant. As additional tools in the analysis, the dissertation has been grounded in concepts of social theories established by Thompson and Giddens. The study also drew on conceptual constructions and social thinkers such as Foucault and Bourdieu. The body of research is composed of three reports in the newspaper Folha de S. Paulo and a report in Veja magazine's website on the Internet about the corruption scandal in Casa Civil, published as news in September 2010. The study concluded that the representations of corruption are characterized primarily by the spectacle of the narrative and the use of nominalizations, constructions that elide the responsible for the act done in verbal processes. I also found that it is common representing the entrepreneurs in an impersonal way, referring to them by company name, or representing them in the background, classified as "representatives" or "advisers." This leads us to conclude that this kind of representation that elides the active role of entrepreneurs in the relations of corruption coincides with the neoliberal discourse. The representation of social actors who are public officials is realized in a semiformal or informal way, which emphasizes the character of the “show”. The research could also conclude that the representations of the corruption by the print media can be influenced by the election period and that these representations are ideologically loaded by the neoliberal conception of the reduction of state participation in the Brazilian social organization. |
Informações adicionais: | Dissertação (mestrado)—Universidade de Brasília, Programa de Pós-Graduação em Linguística, 2011. |
Aparece nas coleções: | Teses, dissertações e produtos pós-doutorado |
Os itens no repositório estão protegidos por copyright, com todos os direitos reservados, salvo quando é indicado o contrário.