http://repositorio.unb.br/handle/10482/944
Fichier | Description | Taille | Format | |
---|---|---|---|---|
ARTIGO_SociedadeInformacaoInteligenciaUnidade.pdf | 52,34 kB | Adobe PDF | Voir/Ouvrir |
Titre: | Sociedade da informação e inteligência em unidades de informação |
Autre(s) titre(s): | Information society and the use of intelligence in information units |
Auteur(s): | Tarapanoff, Kira Araújo Júnior, Rogério Henrique de Cormier, Patricia Marie Jeanne |
Assunto:: | Sociedade da informação Inteligência competitiva (Administração) Sistema de inteligência competitiva Monitoramento de informação Data mining Data warehouse Redes neurais |
Date de publication: | 2000 |
Référence bibliographique: | TARAPANOFF, Kira; ARAÚJO JÚNOR, Rogério Herique de; CORMIER, Patricia Marie Jeanne. Sociedade da informação e inteligência em unidades de informação. Ciência da Informação, Brasília, v. 29, n. 3, p. 91-100, 2000. |
Résumé: | Aborda o conceito de inteligência competitiva aplicada a
unidades de informação. Discute a atuação da unidade de informação no contexto da sociedade da informação, propondo a abordagem da inteligência competitiva para o monitoramento ambiental de informações e adequação organizacional ao contexto. Sugere a estruturação de um sistema de inteligência com utilização de ferramentas de tratamento e agregação de valor à informação apropriadas. Cita exemplo de utilização de sistema de inteligência competitiva em unidade de informação,
que pode ser replicado, ou usado como exemplo, por outras unidades de informação.
____________________________________________________________________________________ ABSTRACT The approach and concept of competitive intelligence is applied to information units. It is discussed the role of information units in the Information Society. The competitive intelligence approach is proposed for the organization´s monitoring for information for its better positioning in the environment and market. The structing of an intelligence system is suggested as well as the use of appropriate tools to add value to the information. An example is cited for the competitive intelligence use in information systems that can be replicated, or adopted as a model, by other information units. |
metadata.dc.description.unidade: | Faculdade de Ciência da Informação (FCI) |
Collection(s) : | Artigos publicados em periódicos e afins |
Tous les documents dans DSpace sont protégés par copyright, avec tous droits réservés.